Conecte-se conosco

Acre

Polícia Civil fecha cerco e prende acusados de sequestro de boliviano

Publicado

em

Francisco Camilo de Oliveira, vulgo 'Nego do Nildo': Alta periculosidade - Foto: Arquivo

Francisco Camilo de Oliveira, vulgo ‘Nego do Nildo’: Alta periculosidade – Foto: Arquivo

Alexandre Lima

Durante o final do dia desta terça-feira, dia 15, policiais civis da cidade de Brasiléia, sob o comando do delegado titular Cristiano Bastos, conseguiram deter o último brasileiro envolvido no sequestro de um boliviano, ocorrido em 2011. Na época, foram pagos cerca de B$ 300 mil boliviano, cerca de R$ 100 mil reais para que libertassem a vítima.

A prisão do principal acusado, Francisco Camilo de Oliveira, vulgo ‘Nego do Nildo’, considerado de alta periculosidade pela polícia do Acre. Contra ele, pesa o envolvimento no contrabando de armas pesadas que viriam do Peru e Bolívia, sendo estas usadas para sequestros, assaltos e homicídios.

‘Nêgo’ também é tido como o ‘Senhor das Armas’, apelido dado àqueles que fornecem armas para o mundo ilícito, além de aluguel para que meliantes praticassem assaltos e escolta para o tráfico de drogas.

Sua prisão aconteceu na Rua Marechal Rondon em Brasiléia, após perseguição realizada pelos agentes civis de Brasiléia e não esboçou reação ao ser cercado.

Para entender melhor o caso, sua prisão vinha sendo arquitetada após a detenção de seus comparsas no sequestro de 2011. Nêgo foi considerado o mentor e recrutava quem deveria executar o crime. Durante a semana, um dos envolvidos, Marcílio Eneas Correia – ‘Jairo’, foi detido em Cruzeiro do Sul.

Em seguida, foi detido na Capital, Edivaldo Oliveira Marculino, vulgo “Tiririca”. O quarto envolvido, seria um boliviano identificado como Carlos Justiano Arteaga, que se encontra foragido e as polícias dos dois países na fronteira, estão agindo em parceria para prender a qualquer momento.

Com a prisão dos brasileiros, a Polícia acredita que tirou de circulação, pessoas perigosas para sociedade e que vinham cometendo crimes a bastante tempo na fronteira acreana, com ramificação em outros estados do Brasil.

Matéria relacionada:

Terror na fronteira – Brasileiros sequestram boliviano para receber mais de R$ 100 mil reais

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado se desloca de barco até casa da mãe no bairro Seis de Agosto

Publicado

em

O deputado estadual Whendy Lima publicou nas redes sociais, neste domingo, 28, um vídeo em que aparece se deslocando de barco até a casa da mãe, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco. Na publicação, o parlamentar relata que a situação faz parte de uma realidade enfrentada há anos por moradores da região durante […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo