Flash
Polícia Civil desarticula associação criminosa especializada em tráfico de drogas Interestadual
Após uma extensa investigação iniciada em 2019, a Polícia Civil do Acre (PCAC) desarticulou, na última quarta-feira, 27, uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas, especializada no transporte de grandes quantidades de entorpecentes para outros estados. A operação, denominada “Gafanhoto”, contou com a participação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Polícia de Plácido de Castro, ocorreu simultaneamente nas cidades de Plácido de Castro, Rio Branco e em São Paulo.
O grupo, composto por empresários, fazendeiros e caminhoneiros, operava há vários anos no Estado do Acre, utilizando carretas para realizar o transporte de drogas. Na incursão policial, sete pessoas foram presas, e foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, sequestro de cinco veículos, seis armas apreendidas e mais de 100 munições, além de drogas.
Durante as buscas, foram apreendidas seis armas de fogo, mais de 100 munições e quantias significativas de dinheiro em espécie. Além disso, cinco veículos utilizados pelos investigados foram confiscados.
“A investigação revelou que uma fazenda localizada em Plácido de Castro, próxima à fronteira com a Bolívia, era usada como entreposto para o transporte da droga proveniente do país vizinho. O líder do grupo, apontado como responsável pela coordenação das atividades, foi preso, assim como os demais membros da associação”, informou o delegado da Denerc, Dr. Saulo Macedo.
Para o Delegado-Geral de Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, a instituição está empenhada no combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. “A Polícia Civil vem desenvolvendo um trabalho investigativo qualificado em todo o Estado do Acre, impedindo que os criminosos tenham lucro com as atividades ilícitas, mesmo nesse período dos anos em que há recessos e uma diminuída no ritmo, nossos valorosos policiais estão engajados em operações dessa magnitude”, declarou.
Comentários
Flash
Sead encerra edição do RH Itinerante de Gestão de Pessoas na regional do Alto Acre
Com uma programação cuidadosamente planejada para atender aos direitos e às necessidades dos servidores estaduais, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), encerrou nesta sexta-feira, 25, a 1ª etapa de 2025 do programa RH Itinerante de Gestão de Pessoas na regional do Alto Acre. As atividades foram realizadas no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no município de Brasileia, e reuniram também servidores públicos de Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e Plácido de Castro.
A iniciativa tem como principal objetivo valorizar e qualificar os profissionais do serviço público estadual, promovendo a atualização de procedimentos e a apresentação de novas normativas administrativas aplicadas à Sead e aos demais órgãos da administração pública.

Brasileia foi o ponto de partida da edição 2025 do RH Itinerante. Servidores da regional Alto Acre participaram de dois dias intensos de aprendizado e valorização profissional. Foto: Andressa Larissa / Sead.
O segundo dia de atividades foi marcado por palestras e oficinas voltadas ao desenvolvimento profissional dos servidores, com foco em temáticas práticas e atuais da gestão pública. Foram abordados temas como:
- Educação Financeira e Prevenção ao Superendividamento – Do conceito à prática;
- Licenças parentais de acordo com a Jurisprudência do STF: gestante, adotante e de paternidade;
- Entendendo o Contracheque – Folha de Pagamento no Setor Público;
- RH em foco: procedimentos e práticas para um melhor atendimento;
- Reforma da Previdência aprovada pela EC 52/2019 e Novas regras de Aposentadoria de acordo com a LC 154/2005, alterada pela LC 364/2019;
- Palestra “IA Generativa na Prática Pública – Modernizando a atuação da administração pública”.

Sargento Kayron Barreto compartilhou orientações valiosas sobre Educação Financeira e Prevenção ao Superendividamento, reforçando a importância do planejamento e do uso consciente dos recursos no dia a dia dos servidores. Foto: Andressa Larissa / Sead.
Durante os dois dias de programação, os servidores participaram ativamente das atividades, tiraram dúvidas, compartilharam experiências e receberam orientações sobre rotinas administrativas e novas práticas voltadas à melhoria dos serviços prestados à população.
O secretário adjunto de Pessoal, Guilherme Duarte, destacou a importância do programa para o fortalecimento das equipes regionais. “O RH Itinerante é uma ferramenta de aproximação com os servidores, que permite não apenas qualificar, como também reconhecer o trabalho realizado em cada região do estado. Nosso compromisso é construir uma administração pública mais próxima, moderna e valorizada”, afirmou.
O programa RH Itinerante continuará sua jornada pelas demais regionais do estado ao longo do ano, confirmando o compromisso do governo com a valorização e capacitação contínua dos servidores públicos acreanos.
Comentários
Flash
Weverson Ferreira de Epitaciolândia conquista título overall e se consagra como bodybuilder profissional no Chile
Atleta acreano vence duas categorias e se torna campeão da noite em Santiago; foco agora é o Mundial de Fisiculturismo, com possíveis etapas no Japão, Índia ou França
Santiago (Chile) — O fisiculturista acreano Weverson Ferreira vive um dos momentos mais marcantes de sua carreira esportiva. Neste fim de semana, ele conquistou o título Overall Bodybuilder Profissional durante uma importante competição realizada na capital chilena, Santiago. Com desempenho de alto nível, Weverson venceu dois confrontos classificatórios e se consagrou como campeão da noite, alcançando o prestigiado status de atleta profissional no fisiculturismo internacional.
Dupla vitória que garantiu o destaque máximo
Durante o evento, Weverson conquistou dois primeiros lugares:
Top 1 Bodybuilder até 79 kg
Top 1 Classic Physique até 1,65m
Essas vitórias o credenciaram para disputar o título Overall, que reúne os campeões de todas as categorias — momento em que ele demonstrou domínio técnico, físico e presença de palco, garantindo o reconhecimento máximo da noite.
“Ganhei Top 1 na minha categoria bodybuilding! Garantindo vaga para o overall onde me consagrei campeão da noite”, relatou o atleta com orgulho.
Próximo objetivo: Mundial de Fisiculturismo
Após o feito no Chile, Weverson volta os olhos para o cenário global. Ele e sua equipe já estudam as próximas etapas competitivas com foco no Mundial de Fisiculturismo, que pode ser sediado em países como Japão, Índia ou França.
“Agora o foco é fazer uma preparação para atingir o mais alto nível, que no caso seria o mundial de fisiculturismo”, afirmou.
Coach e patrocinadores: os pilares por trás da conquista
Weverson fez questão de reconhecer aqueles que caminham ao seu lado nessa jornada. O atleta destacou o papel decisivo do seu treinador:
“Não esquecendo do meu coach Thiago Alves, com conhecimento e sabedoria dentro do esporte, estamos nos saindo muito bem.”
Outro parceiro estratégico na preparação tem sido a Reis Suplementos, liderada pelo CEO Marcelino Reis, que garante a estrutura nutricional necessária para competir em alto nível.
“Juntamente com a parceria da Reis Suplementos, que me ajuda em toda preparação, fornecendo toda suplementação necessária para um atleta nível profissional.”
Representando o Acre com garra e excelência, Weverson Ferreira eleva o nome do estado no cenário internacional do fisiculturismo. Sua dedicação, disciplina e foco se refletem em cada conquista, inspirando outros atletas e consolidando sua posição como um dos grandes nomes da nova geração do esporte.
Comentários
Flash
Governo sanciona leis de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes e de incentivo ao esporte no estado
O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que tem como titular a secretária e vice-governadora Mailza Assis, sancionou nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial do Estado, duas leis essenciais para o fortalecimento de políticas públicas para crianças e adolescentes.

Campanhas no Acre buscam conscientizar a população sobre o combate à exploração de crianças e adolescentes. Foto: Railton Araújo/SEASDH
A Lei nº 4.613 institui a Semana de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, será realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro, e também estará incluída no Calendário Cívico e Cultural do Estado, representando um avanço nas políticas públicas voltadas para menores de 18 anos.
Os principais objetivos é promover a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, conscientizar a população acreana dos malefícios do trabalho infantil ou degradante prestado por criança ou adolescente em qualquer atividade, desenvolver ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil, e garantir aos adolescentes o direito ao exercício de uma atividade laboral digna, nos termos da lei, livre de abusos e riscos.

Vice-governadora Mailza Assis disse que leis reforçam o compromisso com as politicas voltadas para a população. Foto: Neto Lucena/Secom.
A vice-governadora Mailza Assis, destacou que a sanção das duas leis representa o avanço das políticas públicas no estado voltadas a esse público: “Duas importantes decisões, já que nós devemos garantir a proteção à criança e ao adolescente, e também assegurar o acesso à informação, à possibilidade de a criança crescer, se desenvolver e ter sua formação com dignidade”, frisou.
Já a Lei nº 4.618, que institui a Política de Incentivo ao Esporte para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica no Estado visa promover a inclusão social e o bem-estar dos jovens através do esporte.
Sobre o esporte, Mailza disse que o objetivo é cada vez mais fortalecer as políticas, para que crianças, adolescentes e jovens tenham mais oportunidades e estejam mais preparados e saudáveis na sociedade.
“O esporte valoriza, transforma e garante esse crescimento, essa formação da melhor forma possível. A proteção à criança e ao adolescente é um dever do poder público, de nós, enquanto Estado, e precisamos garantir esses direitos. Vamos, cada vez mais, fortalecer essa política, para que tenhamos crianças, jovens e adolescentes mais preparados, saudáveis e prontos para a vida”, concluiu.
As crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente aqueles provenientes de abrigos e entidades de assistência social, e os atendidos pelos Conselhos Tutelares dos municípios do Estado serão beneficiados com as atividades desenvolvidas por meio da política.
Além disso, as organizações da sociedade civil que desenvolverem projetos esportivos voltados ao público alvo desta Lei, poderão apresentar projetos para obtenção de apoio financeiro e técnico do Poder Executivo, desde que seus projetos estejam alinhados com os objetivos da lei.
O Acre também será responsável por regulamentar a política, promovendo parcerias com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil para garantir a realização das ações previstas.
Diretrizes da Política de Incentivo ao Esporte para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica:
I – priorização da ocupação das vagas em projetos esportivos pelas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
II – realização de campanhas, palestras e eventos de conscientização sobre a importância do esporte para a inclusão social e desenvolvimento pessoal nas escolas da rede pública de ensino;
III – fomento de parcerias com instituições de ensino superior, escolas de educação física, bem como com organizações da sociedade civil para a execução de atividades esportivas por meio de termos de cooperação; e
IV – incentivo à organização de eventos esportivos específicos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo a participação ampla e a integração com a comunidade.

Setecentas pessoas participaram de corrida em Rio Branco fortalecendo as ações de conscientização. Foto: Neto Lucena/Secom
Ações de combate
A 1ª Corrida contra o Trabalho Infantil, realizada recentemente pela SEASDH reuniu mais de 700 pessoas em um evento que uniu conscientização, saúde e solidariedade, reforçando o compromisso do estado nesse combate. Bem como palestras para o público-alvo em escolas, como na sede da Missão Família, com o objetivo de alertar sobre os perigos e consequências da exploração do trabalho infantil e outras ações como capacitação de municípios.
Você precisa fazer login para comentar.