Conecte-se conosco

Acre

Polícia Civil cumpre novos mandados e encontra depósito clandestino de medicamentos em Rio Branco

Publicado

em

Em mais um desdobramento das investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde, a Polícia Civil do Acre (PCAC) cumpriu, nesta quarta-feira, 14, dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco.

Um dos locais inspecionados fica na região da Gameleira, onde a equipe policial localizou mais um depósito clandestino utilizado para o armazenamento irregular de medicamentos oriundos da rede pública de saúde. De acordo com a investigação, a autoridade policial trabalha com a hipótese de que o local seja de responsabilidade do mesmo idoso de 74 anos que já vinha sendo investigado desde a semana passada por envolvimento no esquema. O segundo alvo da operação foi uma clínica que presta serviços de saúde, pois os proprietários do estabelecimento são investigados sobre a hipótese de crime de receptação de medicamentos.

A ação faz parte de uma investigação mais ampla, iniciada há alguns meses a pedido do secretário de Estado de Saúde, e conduzida por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil. Com os mandados cumpridos nesta quarta-feira, já são cinco ordens judiciais executadas no âmbito da apuração, que busca identificar todos os envolvidos no esquema criminoso, bem como o destino final dos medicamentos desviados.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho investigativo e o compromisso da instituição com a defesa da saúde pública. “Estamos tratando de um crime extremamente grave, que atinge diretamente a população que depende do sistema público de saúde. A Polícia Civil está atuando de forma firme e contínua para identificar todos os responsáveis, desarticular esse esquema criminoso e garantir que os culpados sejam responsabilizados na forma da lei. Esse é um trabalho técnico, sério e que seguirá até o completo esclarecimento dos fatos”, afirmou o delegado-geral.

As investigações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias podem contribuir de forma decisiva para o avanço das apurações, através do 181.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Envira permanece acima da cota de transbordamento e mantém Feijó em alerta

Publicado

em

Nível do manancial marcou 12,01 metros nesta quarta-feira (14); duas famílias foram retiradas de áreas alagadas

O rio Envira permanece acima da cota de transbordamento no município de Feijó e segue mantendo autoridades e moradores das áreas ribeirinhas em estado de alerta. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal nesta quarta-feira (14), às 6h, o nível do rio foi registrado em 12,01 metros.

Apesar da leve redução em relação à medição do dia anterior, quando o manancial atingiu 12,39 metros, o rio continua acima da cota de transbordamento, fixada em 12 metros, e bem acima da cota de alerta, que é de 11 metros. O cenário ainda é considerado preocupante pela Defesa Civil.

O transbordamento ocorreu na tarde de terça-feira (13), causando alagamentos em áreas ribeirinhas e em bairros mais baixos da cidade. Em decorrência da cheia, duas famílias precisaram ser retiradas de suas residências e encaminhadas para locais seguros.

A Defesa Civil de Feijó informou que mantém o monitoramento permanente do comportamento do rio e equipes de prontidão para agir em caso de nova elevação do nível ou necessidade de novas remoções. O órgão destacou ainda que o nível máximo histórico do rio Envira no município é de 14,54 metros, o que reforça o estado de atenção enquanto o manancial permanecer acima das cotas de segurança.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Juruá registra nível quase quatro metros acima do registrado no mesmo período de 2025 em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Manancial atingiu 11,37 metros nesta quarta-feira (14); Defesa Civil alerta para tendência de elevação nos próximos dias devido às chuvas no alto curso do rio

O rio Juruá atingiu a marca de 11,37 metros em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (14), nível quase quatro metros acima do registrado na mesma data do ano passado, quando o manancial marcava 7,71 metros.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, desde o início de janeiro deste ano já foram registrados 190 milímetros de chuva no município. Segundo o representante do órgão, Iranilson Nunes, a tendência é de elevação do nível do rio nos próximos dias, em razão do volume de chuvas concentrado no alto curso do Juruá.

Iranilson informou que, no município de Porto Walter, o rio já apresenta elevação significativa após um período de chuvas intensas, com registros de precipitação ao longo de praticamente 24 horas.

“Recebemos a informação de que, em Porto Walter, o rio começou a subir. Ontem choveu praticamente o dia inteiro e, consequentemente, o nível do rio aumentou naquela região. Esse volume de água costuma influenciar Cruzeiro do Sul cerca de dois dias depois”, explicou.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e mantém atenção aos próximos boletins hidrológicos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo mostra resgate dramático de homem ferido por disparo acidental em Sena Madureira

Publicado

em

Vítima foi atingida no abdômen por armadilha de caça e retirada do local exigiu esforço de moradores em ramal alagado

Um vídeo que circulou nas redes sociais na tarde desta terça-feira (13) registrou o resgate de um morador da zona rural de Sena Madureira que ficou ferido após sofrer um disparo acidental de arma de fogo. O caso ocorreu na comunidade Santa Amélia, às margens do rio Purus, com acesso pelo ramal Cassirian, no km 25 da BR-364, entre os municípios de Sena Madureira e Rio Branco.

A vítima, identificada inicialmente apenas como Jonas, foi atingida na região do abdômen por um disparo provocado pela própria armadilha que havia montado para a caça de animais silvestres.

As imagens mostram moradores enfrentando lama, chuva e um ramal de difícil acesso para retirar o homem do local e levá-lo até um ponto onde pudesse receber atendimento médico. Em um dos trechos do vídeo, é possível ver o esforço coletivo para transportar a vítima em meio às dificuldades impostas pelas condições da estrada.

De acordo com relatos, uma equipe do Corpo de Bombeiros aguardava o ferido em uma propriedade próxima para prestar os primeiros atendimentos. Em seguida, ele seria transferido por uma ambulância até o Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde da vítima. O caso segue sendo acompanhado e novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo