Extra
PF reprime falsificação de documentos públicos

Viaturas da Polícia Federal chegando na sede da delegacia localizado em Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima
Há indícios de falsificação de documentos para residência de estrangeiros no Brasil
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 10/8, em Brasileia/AC, a Operação Certificado Fake, visando combater o crime de falsificação de documento público e crimes conexos.
Na ação, policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão em empresa do ramo de educação, que emitia certificados falsos para fins de pedido de residência de estrangeiros no Brasil.
A operação tem a finalidade de apreender elementos de informação para esclarecimento dos fatos, como aparelhos celulares, mídias, arquivos eletrônicos e quaisquer objetos relacionados com a ação criminosa.
Os envolvidos poderão responder por falsificação de documento público, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Comentários

Extra
Governo lança campanha de multivacinação para garantir cobertura vacinal no Acre
O governo do Acre, em parceria com o Ministério da Saúde e da Prefeitura de Rio Branco, lançou a campanha de multivacinação neste sábado, 27, para todo o Acre.
A campanha teve abertura simbólica com uma cerimônia e vacinação em frente ao Palácio Rio Branco, na capital. O objetivo da campanha é vacinar principalmente crianças e jovens para reforçar a cobertura vacinal do estado.

O governador voltou a defender a eficácia das vacinas. Foto: Diego Gurgel/Secom.
“A campanha de multivacinação ocorre em outubro e foi antecipada pelos casos de poliomielite no Peru, país que faz fronteira com o Acre. Iniciamos hoje, no dia 27 de maio, e vamos até o dia 7 de junho. Vacinamos contra difteria, tétano, coqueluche, rubéola, influenza e a própria covid-19”, destacou Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) estadual.
O governador Gladson Cameli participou da solenidade, e agradeceu ao Ministério da Saúde e ao governo federal pelo apoio.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou o trabalho importante da vacinação contra a Covid-19 no Acre, iniciada na gestão anterior. Foto: Diego Gurgel/Secom.
“Nossas crianças tem que estar protegidas, todas as esferas do poder executivo estão trabalhando em conjunto para concretizar essa meta que é vacinar e proteger os jovens no nosso estado. Agradeço ao presidente Lula e ao governo federal por essa preocupação com o nosso Acre”, frisou.

O governador Gladson Cameli aproveitou s oportunidade para se vacinar. Foto: Diego Gurgel/Secom.
De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, Eder Gatti, representando o Ministério da Saúde, a instituição vai voltar a realizar repasses para os estados.
“O governo federal está empenhado na campanha de multivacinação. Queremos estar próximos aos estados e municípios, para isso disponibilizamos recursos federais. Os repasses do ministério vão retornar, e só o Acre vai receber mais de R$ 1,4 milhão para continuar as ações de vacinação no estado”, declarou.
Raimunda Lima foi até o palácio se vacinar contra a gripe e ressaltou a importância da ação.
“O importante é que quem está aqui no Centro podem vir aqui e seguir a sua vida. Quem mora longe como eu, na colônia, com a vacina da gripe não ficamos doentes, então não precisamos vir à cidade”, disse.
O que disseram
“Já tivemos um sucesso na campanha da vacinação da covid-19. Mas nossos índices vacinais estão baixos, para doenças como a poliomielite estamos muito abaixo, nossa ideia é junto com o governo federal, estadual e municipal melhorar nossos índices vacinais”, Pedro Pascoal, secretário de Saúde.
“Forças internacionais, nacionais, estaduais e municipais estão reunidas em prol de salvar vidas aqui hoje”, Michelle Melo, deputada estadual.
“A gente precisa transitar essa informação da vacina por todo o estado do Acre. Quero me comprometer aqui com o PNI a conseguir uma emenda para adquirir uma van ou ônibus para que a vacina seja levada a todos os municípios do estado”, Roberto Duarte, deputado federal.
“Precisamos contar com todos aqui, pois é importante vacinar crianças e adolescentes. O Brasil é um grande exemplo na vacinação, e parabenizamos essas iniciativas pois acreditamos que a vacina, água potável e aleitamento materno são estratégias que devem ser disponibilizadas para todos”, Lely Guzman, assessora internacional da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
“Parabéns ao governo, que durante a pandemia nos trouxe a vacina. Nosso projeto e a vontade é a mesma, de vacinar idosos, crianças e adolescentes”, Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco.
Comentários
Extra
Secretário de Esportes Carlão quer Arena da Floresta em funcionamento em 60 dias
O Secretário de Esportes Antônio Carlos Gouveia, o “Carlão do vôlei” em entrevista ao site oaltoacre, garante que o estádio Arena da Floresta vai voltar ser o símbolo do esporte acreano.
Destaca que é um estádio que não deixa a desejar na Região Norte, e que na sua gestão, pretende colocá-lo novamente no cenário nacional em um prazo de 60 dias. Alguns detalhes serão levados em conta para que não contra tempos em eventos de nível nacional.
Carlão falou da possibilidade de realizar um grande evento de futebol para sacudir o acreano que gosta muito de futebol, além de outros esportes como o futsal, natação, como também na categoria feminino que precisa crescer no estado, além de investimentos em espaços como o Centro Integrado do Esporte (Ciec) na comunidade do Bairro São Francisco.
Na entrevista ao site, Carlão que está à frente da pasta a menos de 30 dias, falou de suas expectativas no esporte e vai fazer com que o espaço volte a ser um dos prazeres da comunidade que está bastante carente de lazer.
Veja o bate papo com o Secretário de esportes Carlão.
Comentários
Extra
Justiça condena trio a quase 90 anos de prisão pelo crime de assassinato em Brasiléia

Romário foi baleado e morreu dentro de casa após tentar se salvar – Foto: Alexandre Lima/arquivo
Um júri popular que ocorreu durante todo o dia e terminando por volta das 22 horas desta sexta-feira, dia 26, terminou na condenação de três pessoas envolvidas em um assassinato ocorrido na cidade de Brasiléia, precisamente no dia 26 de maio de 2021, no Bairro Leonardo Barbosa.

Romário morreu entes de receber os primeiros socorros.
A vítima, identificada como Romário da Silva Cunha (37), mais conhecido como ‘Índio’, era monitorado da Justiça e estava em frente de sua casa, quando indivíduos chegaram com armas e atiraram acertando no peito, que ainda conseguiu correr para dentro da residência, mas, morreu dentro do quarto.
Na época, ficou sabendo que Romário estava cumprindo liberdade assistida pelo crime de envolvimento com tráfico de drogas, e teria financiado seu caixão, pois, acreditava que algo de pior poderia acontecer contra sua pessoa a qualquer momento.
A delegada titular de Brasiléia era Carla Ivane, titular na época, e junto com seus investigadores, descobriram o envolvimento de cinco pessoas, sendo que dois, foram absolvidos neste julgamento.
Os réus; Marcelo Augusto de Oliveira Lima, Ronan Damasceno dos Santos e Sidiane Nascimento Lial, responderam pelo crime de homicídio qualificado, motivo torpe, onde não deram recursos para a vítima se defender, entre outros.
O juiz de direito, Doutro Clovis Lodi, que presidiu o julgamento, sentenciou o trio a cumprir penas que variaram de 24 a pouco mais de 32 anos de cadeia, sem direito a recorrer em liberdade, somando-se quase 90 anos de reclusão.
Pelo crime de homicídio qualificado, emprego de arma de fogo, envolvimento com grupos criminosos, uso de menores em grupos criminosos, ficou sentenciado da seguinte forma:
- Marcelo Augusto de Oliveira Lima; foi condenado a 24 anos de dois meses.
- Sidiane Nascimento Lial; foi condenado a 29 anos e dez dias.
- Ronan Damasceno dos Santos; foi condenado a 32 anos e quatro meses.
Os condenados deverão ainda, pagar uma multa de R$ 15 mil reais como indenização aos familiares da vítima.
Relembre dos fatos:
Polícia Civil conclui caso de assassinato de homem que havia comprado caixão em Brasiléia
Monitorado é baleado na porta de casa em bairro de Brasiléia
Comentários
-
Acre2 dias atrás
Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia
-
Brasil2 dias atrás
Idosa mata e esquarteja marido, depois abandona partes do corpo dele em rodovia no MS
-
Flash2 dias atrás
Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos
-
Extra2 dias atrás
Forças de Segurança apreendem pneus e gasolina contrabandeados na BR 317
-
Extra21 horas atrás
Justiça condena trio a quase 90 anos de prisão pelo crime de assassinato em Brasiléia
-
Acre1 dia atrás
Com filho desaparecido, mãe implora: “devolvam vivo ou morto”
-
Acre16 horas atrás
Adolescente em situação de rua é encontrado morto com facada no pescoço
-
Geral2 dias atrás
Polícia Civil prende faccionados responsáveis por espancamento de mulher em Sena Madureira