Conecte-se conosco

Cotidiano

Pesquisa eleitoral no Acre coloca Alan Rick na liderança para governo em 2026, aponta Data Control

Publicado

em

Senador do União Brasil tem 39,8% das intenções de voto, enquanto Tião Bocalom (PP) e Mailza Assis (PP) empatam tecnicamente no segundo lugar. Instituto Data Control ouviu 1.317 eleitores em oito municípios 

A pesquisa mostra ainda que 12,1% dos eleitores estão indecisos e 11,8% pretendem votar em branco ou anular o voto. Foto: captada 

Uma nova pesquisa do Instituto Data Control, realizada em oito municípios acreanos e divulgada nesta quinta-feira (11), coloca o senador Alan Rick (União Brasil) na dianteira da corrida eleitoral para o governo do Estado em 2026. O levantamento ouviu 1.317 eleitores entre 1º e 6 de setembro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Cenário estimulado

Alan Rick lidera com folga, registrando 39,8% das intenções de voto. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), aparece em segundo lugar, com 17,6%, empatado tecnicamente com a vice-governadora Mailza Assis (PP), que soma 16,8%. O médico Thor Dantas (PT), principal nome da esquerda, obtém apenas 1,8% – com votos concentrados em Rio Branco e Xapuri.

O índice de indecisos chega a 12,1%, enquanto 11,8% dos entrevistados declararam intenção de voto em branco ou nulo.

Desempenho regional
  • Alan Rick tem maior força em Sena Madureira e Tarauacá (41,9%), mas apresenta desempenho mais baixo em Feijó (26,5%) e Xapuri (21,7%).

  • Mailza Assis avança em Cruzeiro do Sul (26,5%), onde conta com apoio do governador Gladson Cameli.

  • Tião Bocalom tem melhor performance em Rio Branco (21,7%) e Brasileia (28,4%), mas despenca para 10,8% em Brasileia e 11,6% em Tarauacá.

  • Thor Dantas mantém números baixos em todas as regiões pesquisadas.

Os dados refletem o cenário inicial da sucessão estadual, que deve se intensificar com a proximidade das convenções partidárias. A pesquisa ouviu 1.317 eleitores e tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.

Rejeição

Tião Bocalom lidera o índice de rejeição: 24,4% dos eleitores afirmam que não votariam nele “de forma alguma”. Em seguida, aparecem Thor Dantas (17,9%), Mailza Assis (9,3%) e Alan Rick (9%). Cerca de 31% não rejeitam nenhum candidato, e 8,5% rejeitam todos.

Análise política:

A pesquisa consolida Alan Rick como favorito ao mostrar penetração eleitoral em múltiplas regiões, enquanto Bocalom e Mailza disputam um eleitorado similar. A alta rejeição de Bocalom e a baixa visibilidade de Thor Dantas indicam cenário ainda dinâmico, com espaço para mudanças nos próximos dois anos.

Metodologia:

Entrevistas presenciais em 8 municípios; margem de erro de ±3 pts; confiança de 95%.

#Eleições2026 #Acre #PesquisaPolitica #AlanRick #TiãoBocalom #MailzaAssis

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Gaúchão: Internacional vence Novo Hamburgo por 2 x 1 de virada

Publicado

em

Internacional marcou dois no segundo tempo e venceu de virada o confronto diante do Novo Hamburgo na estreia do Campeonato Gaúcho

Depois de passar sufoco na temporada 2025, o Internacional estreou com vitória por 2 x 1 de virada contra o Novo Hamburgo neste domingo (11/1). O Colorado mandou a campo um elenco com jogadores em maioria reservas e garantiu a vitória nos acréscimos do segundo tempo. Os gols foram marcados por Allison, para o Novo Hamburgo, e João Marcus (contra) e Diego Coser, para o Internacional.

Jogo

O Novo Hamburgo levou perigo logo no primeiro ataque da partida. Com 2 minutos de jogo Allison recebeu um belo cruzamento e cabeceou no gol para grande defesa do goleiro Anthoni.

Depois de assustar a defesa do Internacional, Allison teve outra oportunidade e não desperdiçou. Em cobrança de lateral, o meio-campista recebeu de Parede e acertou uma linda bicicleta no ângulo do gol Colorado para abrir o placar da partida.

Na segunda etapa, o Novo Hamburgo cometeu um erro que custou a vitória. Aos 15 minutos, o zagueiro João Marcus cabeceou contra o próprio gol após cruzamento de Alisson. O goleiro Omar tentou afastar o ataque na área mas passou pela bola e confundiu o companheiro de time.

O Internacional lutou até o final para buscar a vitória e conseguiu. Os donos da casa venceram com gol de Diego Coser. O atacante recebeu um passe do capitão Ronaldo e chutou cruzado. A bola desviou no adversário e tirou a chance de defesa do goleiro Omar.

Atual campeão do Campeonato Gaúcho, o Internacional volta a entrar em campo nesta quinta-feira (15/1) para enfrentar o Monsoon FC no Estádio Francisco Novelletto Neto, em Porto Alegre.

O Novo Hamburgo, por sua vez, encara o Juventude na quarta-feira (14/1), às 19h.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Reforço do Mirassol marca e Leão Caipira vence o São Paulo por 3 x 0

Publicado

em

Com dois gols marcados no primeiro tempo, Mirassol vence o São Paulo dentro de casa e inicia campanha no Campeonato Paulista

O Mirassol estreou com pé direito no Campeonato Paulista. O time que mais surpreendeu na temporada 2025 venceu o São Paulo por 3 x 0 neste domingo (11/1) no Estádio Campos Maia. O Leão Caipira contou com gols de Lucas Mugni, reforço da equipe, e gol contra de Alan Franco, ambos ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos do segundo tempo, José Aldo fechou o placar.

Jogo

Os donos da casa abriram o placar logo no início da partida com Lucas Mugni. Um dos principais reforços para a temporada marcou seu primeiro gol com o novo clube aos 6 minutos do primeiro tempo. O meio-campista aproveitou o rebote na finalização de Shaylon que parou na trave e precisou apenas empurrar para o fundo das redes.

O Mirassol ampliou o marcador ainda no primeiro tempo em uma infelicidade de Alan Franco. Ferraresi vacilou na saída de bola e permitiu Alesson a disparar para a área. O atacante bateu de trivela mas a bola desviou no jogador tricolor e acabou no gol.

Shaylon quase marcou o terceiro na reta final da primeira etapa. Aos 38 minutos, o meio-campista arriscou bem mas mandou para fora. Apesar disso, o lance já havia sido paralisado por impedimento.

Lucas Mugni, que fez a sua estreia diante do São Paulo, quase deixou o seu segundo gol na partida. O meio-campista disparou em contra-ataque do Mirassol e finalizou no canto de Rafael, que se esticou para evitar que os donos da casa aumentassem a vantagem.

Apesar dos esforços para não sofrerem mais gols no segundo tempo, o São Paulo não aguentou a pressão do Mirassol, que fechou o placar com José Aldo. Nos acréscimos, o meio-campista aproveitou a falha de Rafael ao afastar o cruzamento de Gabriel e deixou Aldo com espaço e condições.

O Mirassol volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o Primavera às 19h. Enquanto isso, o São Paulo busca somar seus primeiros pontos no Campeonato Paulista no duelo diante do São Bernardo nesta quinta-feira (15/1) às 21h45.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético-MG empata em 1 x 1 com Betim na estreia do Campeonato Mineiro

Publicado

em

Reinier marca seu primeiro gol com a camisa do Atlético-MG mas Galo apenas empata na estreia do Campeonato Mineiro; time busca sétimo título

Em jogo de muita intensidade, o Atlético-MG empatou em 1 x 1 com o Betim pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro, neste domingo (11/1), na Arena MRV. Com time mesclado, o Galo empatou com o adversário da região metropolitana com gol de Reinier ainda no primeiro tempo; Jardel deixou tudo igual para o Betim.

Jogo

O Betim iniciou a partida dando um susto na defesa do Atlético-MG. Erick Salles desceu pela direita e cruzou na área para Maycon, o atacante dominou e finalizou no canto do goleiro Éverson com apenas um minuto de jogo.

O Galo respondeu com Cuello. O argentino que se lesionou na metade da temporada passada voltou a ser titular do time mineiro após cinco meses. O atacante recebeu na esquerda e bateu colocado mas a finalização parou por cima do gol.

Reinier foi quem abriu o placar da partida para os donos da casa aos 21 minutos. O ex-Real Madrid fez bela jogada em tabela com Rony para liberar espaço dentro da área e encobrir o goleiro do Betim. Foi o primeiro gol do camisa 19 com a camisa do Atlético-MG.

O alvinegro quase ampliou no primeiro tempo com Cadu. O atacante das categorias de base do Galo recebeu um passe de Cuello em contra-ataque, puxou a jogada para o meio e arriscou uma bomba de fora da área para grande defesa do goleiro Jori.

O roteiro da primeira etapa se repetiu no segundo tempo. O Betim voltou melhor do intervalo e começou melhor a partida, dessa vez, com gol. Logo no primeiro minuto, Diego Jardel aproveitou o vacilo do Galo no meio campo, driblou o zagueiro e encobriu o goleiro Éverson pra empatar o confronto.

Próximos jogos

O Atlético-MG volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o North Esporte Clube em Montes Claros-MG. Será o primeiro confronto na história entre as equipes. O time do interior mineiro foi destaque da divisão de acesso do estadual e garantiu a vaga para a elite da disputa.

Enquanto isso, o Betim joga sua primeira em casa no Campeonato Mineiro e enfrenta o Uberlândia na mesma data na Arena Vera Cruz.

Comentários

Continue lendo