Extra
Pescadores denunciam truculência e tiro por parte de militares bolivianos no rio Acre

Pescadores e presidente da Associação em Brasiléia procuram ajuda das autoridades do Brasil sobre o caso.
Um fato ocorrido durante a tarde desta quarta-feira, dia 27, fez com que pescadores registrassem boletins de ocorrência na delegacia do município de Brasiléia e durante a manhã desta quinta-feira (28), na sede da Policia Federal em Epitaciolândia.
Segundo os pescadores Antônio Francisco N. Paiva, mais conhecido por ‘Morcego’, juntamente com seu primo Fernando F. Silva e um terceiro, que são pescadores profissionais e sobrevivem da pesca, resolveram praticar o ofício no rio Acre, com estimativa de chagar até o antigo Seringal Belmonte, distante de barco com motor (rabeta) umas três horas da cidade.
Antônio conta que sempre estavam próximo das margens no lado brasileiro, passaram por postos de fiscalização existente das Forças Armadas Boliviana, no lado boliviano. No terceiro posto, foram alertados e se identificaram mostrando que seriam pescadores brasileiros e seguiram subindo o rio.

Pescadores mostram as tarrafas que usavam no momento em que foram abordados pelo policiais bolivianos.
Quando chegaram no terceiro posto, viram que haviam militares de roupa preta do lado boliviano do rio, lhes apontando armas e mandando aportar no lado estrangeiro. Assustados sem saber o que fazer por estarem do lado brasileiro do rio, foi quando ouviram um disparo que atingiu o barranco próximo a eles.
Foram obrigados a passar para o lado boliviano e foram abordados com armas apontadas contra eles. “Fomos tratados como bandidos com as armas apontadas pelas nossas cabeças. Mesmo nos identificando como pescadores, eles atiraram contra a gente e nos obrigaram para ir até eles”, disse Antônio.
O maior medo deles, seria de acontecer algo pior, pois não havia ninguém para testemunhar o que estava acontecendo. “Após perceberam que a gente era pescador, ficaram filmando com celulares e falando coisas que não entendíamos. A gente temia pelo pior já que estavam apontando várias armas para nós”, desabafou Fernando.
O presidente da Associação dos Pescadores de Brasiléia, Sebastião Roneli D. Silva, disse que estaria levando o caso ao conhecimento das autoridades, uma vez que os militares atiraram contra pessoas que vivem da pesca. “Espero que nossas autoridades tomem uma providencia para que coisas piores não possam acontecer no futuro”, destacou.
Veja vídeo.
Comentários
Extra
Caso Regina: Polícia prende quatro suspeitos por homicídio brutal ligado a facção em Brasiléia
Crime foi motivado por “decreto” do Comando Vermelho; vítima foi morta enquanto dormia
A Polícia Civil do Estado do Acre deflagrou, na tarde desta terça-feira (13), uma operação em Brasiléia para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao assassinato de Regina Patrícia Teixeira da Cunha, ocorrido na madrugada do dia 2 de janeiro deste ano.
Durante a ação, coordenada pela Delegacia-Geral de Brasiléia, quatro pessoas foram presas, suspeitas de participação direta no planejamento e na execução do homicídio, considerado qualificado e de extrema violência. Uma quinta investigada, apontada como responsável pela logística do crime, segue foragida e já teria manifestado intenção de deixar a comarca.

Regina foi ‘condenada’ pelo ‘tribunal do crime’ e assassinada encima da sua cama por pessoas que conhecia ligadas a facções.
Segundo as investigações, o crime foi motivado por um “decreto” emitido por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que acusavam a vítima de colaborar com a polícia.
Além das prisões, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em um imóvel no bairro Eldorado, apontado como o centro de articulação do grupo criminoso. No local, a polícia tentou localizar a faca de açougueiro usada no assassinato, um sistema de gravação de câmeras de segurança (DVR) que teria registrado a movimentação dos suspeitos, além de objetos que podem conter vestígios de sangue.
De acordo com o inquérito, a investigada foragida teria fornecido a arma do crime — uma faca de grande porte com cabo branco — e emprestado a própria motocicleta para o deslocamento e fuga dos executores.
A vítima foi surpreendida dentro do próprio quarto enquanto dormia, com o som ligado, o que impediu que os vizinhos percebessem os pedidos de socorro. A polícia também apura a participação da enteada da vítima, que teria facilitado o acesso dos criminosos à residência e neutralizado o cachorro da família para evitar alarde.
O delegado Erick Ferreira Maciel fundamentou o pedido de prisão preventiva na periculosidade dos envolvidos e no risco à ordem pública, ressaltando que a liberdade dos investigados poderia comprometer as investigações, intimidar testemunhas e prejudicar a colheita de provas.
As investigações seguem em andamento para localizar a quinta suspeita e concluir o inquérito policial, que já conta com confissões parciais dos presos.
Comentários
Extra
Jovem é morto com tiros no peito e cabeça em área de invasão em Epitaciolândia
Vítima de 23 anos foi encontrada sem vida em um quintal na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem; Polícia Civil investiga autoria e motivação
Um jovem de 23 anos, identificado como Daniel Teixeira Ribeiro, foi assassinado na noite desta segunda-feira (12) dentro de uma área de invasão localizada na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem, no município de Epitaciolândia.
De acordo com informações preliminares levantadas pelas autoridades, Daniel estava na casa de familiares quando recebeu uma ligação de conhecidos e decidiu ir até o local ainda durante a tarde. Horas depois, moradores relataram ter ouvido disparos de arma de fogo.
Após os tiros, populares saíram para verificar o que havia ocorrido e encontraram o jovem caído em um quintal já por volta das 22 horas. Foi identificado três marcas de disparos; um na cabeça dois no peito. Um dos projéteis transpassou saindo nas costas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar foram acionados, mas enfrentaram dificuldades para chegar até o local, já que moradores demoraram cerca de 30 minutos para fornecer informações que permitissem o acesso da equipe de resgate.
Quando os socorristas conseguiram chegar, apenas puderam constatar o óbito. Não foi identificada saída do projétil, o que indica que a ‘bala’ permanece alojada no corpo da vítima.
O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, onde passará por exames periciais. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Técnica, e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar os autores.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025
OBJETO: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.
Data da Abertura: 28 de janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 13/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br, Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 12 de janeiro de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira



























Você precisa fazer login para comentar.