Conecte-se conosco

Cotidiano

Pedido de ‘impeachment’ de Flávio Dino já tem 48 assinaturas

Publicado

em

Por: RevistaOeste

Autor do documento, deputado federal Filipe Barros (PL-SP) pretende chegar a 100 signatários até a próxima semana

De autoria do deputado federal Filipe Barros (PL-SP), o pedido de impeachment contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já possui 48 assinaturas (confira a lista ao final da reportagem).

Conforme Barros, ao todo, cerca de 75 parlamentares já o procuraram para assinar o documento, que está em fase final de elaboração.

Oeste, o deputado disse que o pedido deve ser protocolado na quarta-feira 22. Até lá, Barros pretende angariar cem assinaturas. O pedido de impeachment foi motivado depois que o jornal O Estado de S. Paulo noticiou que dois assessores de Dino receberam Luciane Barbosa Farias, mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas, nas dependências do MJ, em 19 de março e 2 de maio deste ano.

Sendo em março, com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos de Flávio Dino; e, em maio, com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais. O nome dela não consta na agenda do Ministério da Justiça, mas a pasta confirmou a presença dela nas reuniões.

Nas redes sociais, Barros argumentou que o ministro “atentou contra a segurança interna do país”. “Isso é causa expressa na lei para impeachment de ministro”, continuou. Luciane foi denunciada pelo Ministério Público como integrante da facção criminosa por crimes como por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. A mulher foi condenada, mas recorre em liberdade.

No Ministério da Justiça, a mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas foi recebida como presidente de uma ONG de defesa dos direitos dos presos do Estado.

“Tio Patinhas” é um criminoso que chegou a figurar no topo da lista dos mais procurados da polícia do Amazonas. Ele foi preso em dezembro de 2022 e cumpre 31 anos no presídio de Tefé (AM).

Segundo o jornal, Luciane costuma circular por Brasília acompanhada da advogada Camila Guimarães de Lima e da a ex-deputada estadual pelo Psol Janira Rocha (RJ).

Em nota ao Estadão, o Ministério da Justiça disse que as reuniões foram solicitadas pela Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), com a presença de várias advogadas, e que Luciane, mulher do líder do Comando Vermelho, “não foi a requerente da audiência, e sim uma entidade de advogados”.

Deputados que assinaram pedido de impeachment de Flávio Dino são de partidos da base do governo

Entre os parlamentares que assinaram o pedido de impeachment de Dino, estão 12 que são filiados a partidos que compõem a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo: cinco do União Brasil; um do PSD; três do Republicanos; um do PP e dois do MDB. Juntas, as siglas possuem dez ministérios.

Além deste pedido de impeachment do ministro, o deputado federal é autor de outra solicitação para depor Dino.

Lista de deputados que assinaram o pedido de impeachment de Flávio Dino:

  1. André Fernandes (PL-CE)
  2. Sargento Gonçalves (PL-RN)
  3. Gilvan da Federal (PL-ES)
  4. Paulo Bilynskyj (PL-SP)
  5. Sargento Fahur (PSD-PR)
  6. Nikolas Ferreira (PL-MG)
  7. Amalia Barros (PL-MT)
  8. Carlos Jordy (PL-RJ)
  9. Alberto Fraga (PL-DF)
  10. Roberta Roma (PL-BA)
  11. Gustavo Gayer (PL-GO)
  12. Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF)
  13. Alfredo Gaspar (União-AL)
  14. Ze Trovão (PL-SC)
  15. Gilberto Silva (PL-PB)
  16. Marcelo Moraes (PL-RS)
  17. Julia Zanatta (PL-SC)
  18. Dr. Frederico (Patriota-MG)
  19. Giovani Cherini (PL-RS)
  20. Sanderson (PL-RS)
  21. Rosangela Moro (União-SP)
  22. Zucco (Republicanos-RS)
  23. Bibo Nunes (PL-RS)
  24. Vermelho Maria (PL-PR)
  25. Rodolfo Nogueira (PL-MS)
  26. Messias Donato (Republicanos-ES)
  27. Mauricio Marcon (Podemos-RS)
  28. Carla Zambelli (PL-SP)
  29. Zacharias Calil (União-GO)
  30. Magda Moffato (Patriota-GO)
  31. Ramagem (PL-RJ)
  32. Pr Marco Feliciano (PL-SP)
  33. Eli Borges (PL-TO)
  34. Bia Kicis (PL-DF)
  35. Filipe Martins (PL-TO)
  36. Cel Chrisóstomo (PL-RO)
  37. Coronel Telhada (PP-SP)
  38. Marcel Van Rattem (Novo-RS)
  39. Coronel Assis (UNIÃO-MT)
  40. Delegado Palumbo (MDB-SC)
  41. Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE)
  42. Pezenti (MDB-SC)
  43. Junio Amaral (PL-MG)
  44. Adriana Ventura (NOVO-SP)
  45. Coronel Fernanda (PL-MT)
  46. Mário Frias (PL-SP);
  47. Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
  48. Abílio Brunini (PL-MT);

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo