Flash
Pastor e filho são condenados a 28 anos de prisão por assassinato no Acre
Filho do pastor, Nailson Peres da Conceição também foi condenado a mais de 12 anos por participação no crime. José Celeste Souza foi morto a facadas em maio de 2015 em Rio Branco.
Por Iryá Rodrigues
Após cerca de 10 horas de julgamento, o pastor de uma igreja evangélica, Valmirez Peres Cavalcante e o filho dele, Nailson Peres da Conceição, foram condenados a mais de 29 anos pela morte do jovem José Celeste Souza em maio de 2015, em Rio Branco.
A informação foi confirmada pelo advogado dos dois acusados, Jorge Gomes de Freitas. Segundo ele, pai e filho foram condenados pelo crime de homicídio com as qualificadoras de motivo torpe e meio que dificultou a defesa da vítima, que tinha 26 anos na época.
O júri popular começou por volta das 8h na 1º Vara do Tribunal do Júri e terminou às 18h de segunda-feira (28). Valmirez Cavalcante foi condenado a mais de 16 anos, 11 meses e 17 dias e Nailson da Conceição a mais de 12 anos, 11 meses e 3 dias em regime inicial fechado.
O crime ocorreu no dia 10 de maio de 2015, no Dia das Mães, no posto de lavagem que a vítima era sócia, localizado no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco. Souza chegou a ser socorrido e internado no pronto-socorro da capital, mas não resistiu e morreu no dia seguinte após passar por duas cirurgias e sofrer três paradas cardíacas.
“O que levaria um pastor desse, um homem que só fez o bem à comunidade a perder a cabeça e jogar sua liberdade para o alto? Minha defesa foi a tese de que ele [pastor] agiu sob violenta emoção após injusta agressão, porque quando ele ia passando, o rapaz [vítima] chamou ele de ‘pastorzinho’ e insultou. Aí ele perdeu a cabeça, pegou a faca no chão e desferiu o golpe. O filho estava ao lado e agiu em legítima defesa de terceiro, no caso, para defender o pai”, afirmou o advogado.
A defesa disse que não vai recorrer da decisão e afirmou que os dois condenados já estão presos em Rio Branco há cerca de dois anos e meio.
Três dias após o crime, o pastor chegou a se apresentar na delegacia junto com um advogado e após ser ouvido foi liberado, já que não estava mais em situação de flagrante. Na época, uma das filhas dele, Mayara Peres, disse que o pai agiu em legítima defesa, já que a vítima tinha agredido fisicamente sua irmã.
O padrasto da vítima disse na época que estavam sofrendo ameaças por parte da família do pastor. A irmã de Souza disse também que a família precisou abandonar a casa onde vivia com medo das ameaças de morte dos suspeitos. A reportagem não conseguiu contato com a família da vítima nesta terça (29).
Comentários
Flash
Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá
Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local
Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.
O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.
Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.
Comentários
Flash
Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas
Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.
Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.
A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.
A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.
Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.
” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu
Comentários
Flash
Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.
Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.
No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.
O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.
Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.
Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.
Você precisa fazer login para comentar.