Geral
Parcerias com organismos internacionais garantem preservação ambiental
Ismael enfatizou o sucesso da parceria com o governo da Noruega e da Inglatera que encerra nesse fim de ano. Antecipou que os estados da região Norte vem discutido a construção de um novo consórcio da Amazônia com base no Acordo de Paris.

Secretário estadual de Meio Ambiente do Acre (Sema), Israel Milani
Cezar Negreiros
O secretário estadual de Meio Ambiente do Acre (Sema), Israel Milani falou da importância das parcerias do governo do Estado, com o Banco Mundial, Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o banco alemão KFW. Destacou que estes organismos internacionais têm contribuído com a liberação de recursos destinado as políticas de preservação ambiental e o fortalecimentos das atividades econômicas voltada ao sequestro de carbono e ao combate do desmatamento ilegal.
Observou que as instituições financeiras não têm só contribuído na área de controle ambiental e de fiscalização dos desmantamentos ilegais, em decorrência das novas ondas migratórias na região da Amazônia Ocidental, mas fez questão de citar um exemplo do Bid que ajuda no fomento dos centros integrados de meio ambiente no interior estado, no programa de agroindustrialização voltada a verticalização da agricultura famílias e no fomento das pequenas atividades econômicas desenvolvidas pelos pequenos produtores rurais. Esse novo modelo busca conciliar desenvolvimento regional e preservação ambiental, “mas sempre tendo como ponto de partida a valorização do seu humano e garantia de novas oportunidades que permita a segurança alimentar destas famílias comprometidas com a preservação ambiental”, observou.
Ismael enfatizou o sucesso da parceria com o governo da Noruega e da Inglatera que encerra nesse fim de ano. Antecipou que os estados da região Norte vem discutido a construção de um novo consórcio da Amazônia com base no Acordo de Paris. Apesar de algumas pendências do governo federal e atos regulatórios que permitam viabilizar esse grande projeto de sustentabilidade que contemplará todos os estados amazônicos. “Fomos o único estado da região Norte que registrou uma redução do desmatamento ilegal”, observou.
O Fundo Verde para o Clima tem a finalidade de mobilizar recursos em escala que resultem em investimentos que promovam o desenvolvimento por meio de baixa emissão de carbono, contribuindo assim para a redução do impacto no clima. Criado por quase 200 países, ele concentra recursos para que os países com áreas de florestas tropicais possam acess-los com objetivo de desenvolver projetos na área ambiental.
Plataforma
O secretário de Meio Ambiente do Acre acrescentou ainda que existe 25 plataformas hidrometeorológica instaladas nos principais cincos principais rios das bacias hidrográficas no estado. A parceria com Agência Nacional de Águas (ANA) vem garantindo a captação anual de R$700 a 800 mil, que são destinados a manutenção do sistema hidrológico que acompanha em tempo real o nível pluviométrico e metereológico nas cinco regionais. “Conseguimos prevê com antecedência de 78 horas, a chegada da enchente do Rio Yaco, o tempo foi fundamental para as equipes da Defesa Civil ajudar socorrer os ribeirinhos e a população de Sena Madureira”, revelou.
Contou a visita que fizeram recentemente, a cabeceira do Rio Acre até alcançar a aldeia dos Patos, depois de quase 14 horas subindo rio acima. Os dados gerados pela plataforma permite a emissão de alertas de chuvas e redução da lâmina d’água durante o período de verão, pois boletins do tempo e relatórios hidrometeorológicos são gerados diariamente, para que os técnicos da Sema possam antecipar os fenômenos naturais. Ambientalistas e pesquisadores podem acessar a plataforma da Sema, através do endereço eletrônico, http://sema.acre.gov.br/sala-de-situacao/ boletim-do-tempo/.
Comentários
Geral
Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais
Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo
As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.
A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.
Comentários
Geral
Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção
Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada
O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.
Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.
As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.

Comentários
Geral
Dois jovens são presos com drogas e dinheiro durante Operação Lei Seca em Rio Branco
Após tentativa de fuga em motocicleta no bairro Santa Terezinha, PM apreende 30 porções de substância análoga à cocaína e skunk. Suspeitos confessaram que drogas seriam para venda na comunidade

Os suspeitos desobedeceram à determinação e tentaram fugir, o que motivou o início de um acompanhamento tático. Após breve perseguição, os policiais conseguiram realizar a abordagem. Foto: cedida
Dois jovens, de 18 e 20 anos, foram presos na noite deste sábado (17) durante a Operação Trânsito Seguro/Lei Seca, no bairro Santa Terezinha, em Rio Branco. Após desobedecerem a uma ordem de parada e tentarem fugir em uma motocicleta, foram interceptados pela Polícia Militar após breve perseguição.
Com o passageiro, de 20 anos, foram encontradas 30 trouxinhas de substância análoga à cocaína e uma porção de maconha do tipo skunk, além de R$ 13 em espécie. O condutor, de 18 anos, não tinha habilitação e confessou ter feito uso de entorpecentes. Segundo a PM, os dois afirmaram que as drogas seriam destinadas à comercialização na comunidade onde residem, no Ramal do Gama.
Os jovens foram conduzidos à delegacia junto com a motocicleta e todo o material apreendido para as providências legais.

Você precisa fazer login para comentar.