Conecte-se conosco

Geral

Parcerias com organismos internacionais garantem preservação ambiental

Publicado

em

Ismael enfatizou o sucesso da parceria com o governo da Noruega e da Inglatera que encerra nesse fim de ano. Antecipou que os estados da região Norte vem discutido a construção de um novo consórcio da Amazônia com base no Acordo de Paris.

Secretário estadual de Meio Ambiente do Acre (Sema), Israel Milani

Cezar Negreiros

O secretário estadual de Meio Ambiente do Acre (Sema), Israel Milani falou da importância das parcerias do governo do Estado, com o Banco Mundial, Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o banco alemão KFW. Destacou que estes organismos internacionais têm contribuído com a liberação de recursos destinado as políticas de preservação ambiental e o fortalecimentos das atividades econômicas voltada ao sequestro de carbono e ao combate do desmatamento ilegal.

Observou que as instituições financeiras não têm só contribuído na área de controle ambiental e de fiscalização dos desmantamentos ilegais, em decorrência das novas ondas migratórias na região da Amazônia Ocidental, mas fez questão de citar um exemplo do Bid que ajuda no fomento dos centros integrados de meio ambiente no interior estado, no programa de agroindustrialização voltada a verticalização da agricultura famílias e no fomento das pequenas atividades econômicas desenvolvidas pelos pequenos produtores rurais. Esse novo modelo busca conciliar desenvolvimento regional e preservação ambiental, “mas sempre tendo como ponto de partida a valorização do seu humano e garantia de novas oportunidades que permita a segurança alimentar destas famílias comprometidas com a preservação ambiental”, observou.

Ismael enfatizou o sucesso da parceria com o governo da Noruega e da Inglatera que encerra nesse fim de ano. Antecipou que os estados da região Norte vem discutido a construção de um novo consórcio da Amazônia com base no Acordo de Paris. Apesar de algumas pendências do governo federal e atos regulatórios que permitam viabilizar esse grande projeto de sustentabilidade que contemplará todos os estados amazônicos. “Fomos o único estado da região Norte que registrou uma redução do desmatamento ilegal”, observou.

O Fundo Verde para o Clima tem a finalidade de mobilizar recursos em escala que resultem em investimentos que promovam o desenvolvimento por meio de baixa emissão de carbono, contribuindo assim para a redução do impacto no clima. Criado por quase 200 países, ele concentra recursos para que os países com áreas de florestas tropicais possam acess-los com objetivo de desenvolver projetos na área ambiental.

Plataforma

O secretário de Meio Ambiente do Acre acrescentou ainda que existe 25 plataformas hidrometeorológica instaladas nos principais cincos principais rios das bacias hidrográficas no estado. A parceria com Agência Nacional de Águas (ANA) vem garantindo a captação anual de R$700 a 800 mil, que são destinados a manutenção do sistema hidrológico que acompanha em tempo real o nível pluviométrico e metereológico nas cinco regionais. “Conseguimos prevê com antecedência de 78 horas, a chegada da enchente do Rio Yaco, o tempo foi fundamental para as equipes da Defesa Civil ajudar socorrer os ribeirinhos e a população de Sena Madureira”, revelou.

Contou a visita que fizeram recentemente, a cabeceira do Rio Acre até alcançar a aldeia dos Patos, depois de quase 14 horas subindo rio acima. Os dados gerados pela plataforma permite a emissão de alertas de chuvas e redução da lâmina d’água durante o período de verão, pois boletins do tempo e relatórios hidrometeorológicos são gerados diariamente, para que os técnicos da Sema possam antecipar os fenômenos naturais. Ambientalistas e pesquisadores podem acessar a plataforma da Sema, através do endereço eletrônico, http://sema.acre.gov.br/sala-de-situacao/ boletim-do-tempo/.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Abastecimento de água é suspenso em Brasiléia para troca de flutuante no Rio Acre

Publicado

em

Serviço programado segue até sexta-feira e fornecimento será retomado de forma gradual, informa o Saneacre

O abastecimento de água em Brasiléia foi interrompido de forma programada a partir das 7h30 desta quinta-feira (18) para a realização da troca do flutuante do sistema de captação no Rio Acre. A informação foi confirmada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).

De acordo com o órgão, a intervenção tem como objetivo reforçar a segurança do equipamento em razão da cheia do rio. O serviço é considerado de alta complexidade e, devido às condições climáticas atuais, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos apenas na sexta-feira (19), por volta das 10h.

Após a finalização da manutenção, o fornecimento de água será restabelecido de forma gradual em todos os bairros do município.

Ainda segundo o Saneacre, um novo flutuante foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Brasiléia, com a finalidade de melhorar o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população, além de garantir maior regularidade no fornecimento para os moradores da cidade.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Soldador morre após sofrer choque elétrico durante trabalho com telhas em depósito

Publicado

em

Vítima encostou barra de ferro em fio de alta tensão de 13 mil volts; Samu tentou reanimação, mas óbito foi constatado no local

Um trabalhador identificado como Enilson morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava serviços em um depósito. O acidente ocorreu no momento em que ele trabalhava na instalação de telhas de alumínio e realizava soldagem na estrutura.

De acordo com informações apuradas no local, Enilson utilizou uma barra de ferro para afastar uma das folhas de zinco, quando acabou encostando o objeto em um fio de alta tensão. A descarga elétrica foi imediata e fatal. O trabalhador estava acompanhado de outra pessoa, porém apenas ele foi atingido pelo choque.

Após o incidente, o soldador ficou pendurado na estrutura metálica e precisou ser retirado por colaboradores do próprio depósito, que prestaram os primeiros auxílios até a chegada do socorro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou inicialmente a ambulância de suporte básico. Diante da gravidade da situação, uma equipe de suporte avançado também foi deslocada ao local. Apesar de várias tentativas de reanimação, Enilson não resistiu e teve a morte constatada ainda no local.

Uma equipe da Energisa compareceu à área e realizou o desligamento da rede elétrica para a continuidade dos trabalhos periciais. Segundo os técnicos, o fio com o qual o trabalhador teve contato integra uma rede de aproximadamente 13 mil volts.

A equipe plantonista do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada para a realização da perícia e remoção do corpo. A morte causou grande comoção entre os colegas de trabalho da empresa onde Enilson prestava serviço.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil para apurar as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo

Geral

PRF prende homem com 6 mil maços de cigarro contrabandeados após perseguição na BR-317, em Rio Branco

Publicado

em

Suspeito tentou fugir a pé, invadiu casas e comércios, mas foi detido após cerco; carga veio da fronteira com a Bolívia

Na vistoria do veículo, foram encontradas caixas contendo cigarros contrabandeados, totalizando seis mil maços. O automóvel e o material apreendido foram recolhidos. Foto: captada 

Um homem foi preso na última terça-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando 6 mil maços de cigarros de origem estrangeira na BR-317, em Rio Branco. A carga, vinda da fronteira com a Bolívia, foi descoberta durante ação de fiscalização que resultou em perseguição e fuga do condutor.

Ao avistar a viatura, o motorista desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade, parando cerca de 1 km depois para tentar escapar a pé. Ele invadiu estabelecimentos comerciais e residências, mas foi localizado e contido após cerco das equipes. O veículo e os cigarros foram apreendidos.

O detido e os produtos foram encaminhados à Polícia Federal em Rio Branco, onde foram adotados os procedimentos legais. Além do crime de contrabando, também foi registrada a violação de domicílio, em razão da invasão de imóveis durante a fuga. A PRF divulgou o caso nesta quinta-feira (18).

Comentários

Continue lendo