Cotidiano
Otan não enviará tropas para lutar ao lado dos ucranianos
A declaração é do secretário-geral da organização Jens Stoltenberg
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, voltou a afirmar, hoje (1º), que os 30 países que integram a aliança militar multinacional condenam o ataque russo à Ucrânia, mas que a organização não enviará tropas para lutar ao lado das forças de resistência ucranianas. A Ucrânia não faz parte da Otan, embora seja considerada um país-parceiro e, há anos, venha sinalizando a intenção de participar da aliança – movimento combatido pelo governo russo, que teme o aumento da influência dos Estados Unidos no leste europeu.
“Os [países] aliados da Otan fornecem diferentes tipos de apoio militar [ao governo ucraniano]: material, armas antitanque, sistemas de defesa aérea e outros tipos de equipamento militar, além de ajuda humanitária e também apoio financeiro, mas a Otan não deve fazer parte do conflito e não enviará tropas ou aviões para a Ucrânia”, disse o secretário-geral, esta manhã, após visitar uma base aérea polonesa na companhia do presidente da Polônia, Andrzej Duda.
Stoltenberg disse que o presidente russo Vladimir Putin “destruiu a paz na Europa” ao atacar a Ucrânia de forma “inaceitável”, e que, por isto, a Otan acionou, pela primeira na história, sua Força de Resposta militar, cujo efetivo já está sendo mobilizado por terra, mar e ar.
“A guerra de Putin afeta a todos nós. E os Aliados da Otan estarão sempre juntos. Para defender e proteger uns aos outros”, disse o secretário-geral, citando a presença de jatos de combate dos Estados Unidos na base aérea polonesa de Lask e a iminente chegada de tropas francesas à Romênia.
“Protegeremos e defenderemos cada centímetro do território da Otan”, acrescentou Stoltenberg. “Mas não buscamos o conflito com a Rússia, que deve parar imediatamente a guerra, retirar todas as suas forças [militares] da Ucrânia e se engajar de boa fé nos esforços diplomáticos.”
Ao responder às perguntas de jornalistas presentes na base aérea de Lask, o presidente polonês Andrzej Duda reforçou a fala de Stoltenberg, assegurando que mesmo que países-membros da Otan forneçam apoio humanitário ou militar à Ucrânia, a organização, institucionalmente, não tomou parte no conflito. “Como o secretário-geral disse, não estamos enviando jatos para a Ucrânia pois isto configuraria uma interferência militar no conflito ucraniano. A Otan não é parte nesse conflito. No entanto, a Polônia está apoiando os ucranianos com ajuda humanitária.”
Comentários
Cotidiano
Jefinho e Edgar conquistam etapa da Copa AAVP na AABB

Foto AAVP: Duplas fizeram uma competição bem disputada
Jefinho e Edgar conquistaram nesse domingo, 10 , na AABB, o título da etapa Copa AAVP. A competição foi disputada, no masculino, por 10 duplas, um atleta nível A e o outro B, e foram distribuídos R$ 1.600 e mais troféus e medalhas.
Júnior e Joseph ficaram com o vice-campeonato e Gabriel e Igor terminaram em terceiro.
“Temos esse formato com a proposta de garantir um espaço maior para os atletas da base. A ideia é elevar o nível dos atletas com torneios de qualidade”, explicou o presidente da Associação de Vôlei de Praia (AAVP), Cláudio Maia.
Próxima competição
Segundo Cláudio Maia, o próximo evento da AAVP será realizado nos dias 13 e 14 de setembro, na Arena Prainha.
“Vamos promover a competição nas categorias de base e no adulto nos dois naipes. Queremos realizar uma competição com 400 atletas e por isso iremos utilizar as oito quadras”, explicou o presidente da AAVP.
Comentários
Cotidiano
Craques do Futuro derrota Grêmio Xapuriense e conquista Estadual Sub-18
A equipe das Craques do Futuro derrotou o Grêmio Xapuriense por 6 a 4 neste domingo, 10, no Florestinha, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-18. A primeira competição da temporada foi inédita e faz parte do processo de investimento da Federação de Futebol do Acre (FFAC) no feminino.
Fala, Neila!
“Esse primeiro título na base tem um sabor muito especial. Estamos investindo na formação de atletas e isso é fundamental para o nosso futebol feminino. Boa parte do elenco campeão vai jogar o Sub-16 e também iremos subir algumas atletas para o adulto”, declarou a técnica Neila Rosas.
Próxima competição
A FFAC vai promover a partir do próximo dia 30 o Campeonato Estadual Sub-16. O torneio vai ser disputado pela segunda vez e terá sete equipes.
“Estamos ampliando o investimento nos torneios de base no feminino. Essa é uma determinação do nosso presidente (Adem Araújo) e a ideia é oferecer as mesmas oportunidades do masculino”, declarou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do São Francisco anuncia as contratações dos meias Jota e Manga

Foto Jhon Silva: O meia Jota chega para ser uma peça importante no São Francisco
Os meias Jota e Manga, destaques do Vasco na disputa do Campeonato Estadual da 1ª Divisão, irão reforçar o São Francisco na disputa do Campeonato Estadual da 2ª Divisão. Os dois atletas desembarcam em Rio Branco nesta segunda, 11, e a diretoria Católica trabalha para colocar os dois atletas em campo na estreia.
“O Jota e o Manga foram os melhores jogadores do Estadual atuando pelo Vasco. São dois reforços importantes para podermos ter a possibilidade de colocar o São Francisco na primeira divisão”, comentou o técnico Erick Rodrigues.
Fecha preparação
Com um treino de bolas paradas nesta segunda, no Carlos Simão, o elenco do São Francisco fecha preparação para a estreia no Estadual da 2ª Divisão. O primeiro desafio na competição será contra o Náuas, de Cruzeiro do Sul, nesta terça, 12, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta.