Geral
OCA realiza implantação da Política de Atendimento ao Cidadão no Incra
A política visa garantir que as instituições públicas do Estado priorizem o bem-estar e a dignidade de cada pessoa atendida, promovendo um serviço público mais humano e eficiente.

A Organização em Centros de Atendimento (OCA) deu início às capacitações para a finalização da implantação da Política de Atendimento ao Cidadão no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na segunda-feira, 30. A capacitação, exclusiva para os servidores do instituto, tem como foco aprimorar a qualidade do serviço prestado, destacando a importância da humanização no atendimento ao cidadão.
Durante a semana, mais de 50 servidores do Incra participarão das capacitações presenciais, com transmissão virtual para os colaboradores das unidades de Cruzeiro do Sul, Brasileia e Sena Madureira. Essa abordagem assegura que todas as equipes estejam alinhadas aos novos padrões de atendimento, promovendo uma melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados.
No primeiro dia, os servidores participaram do treinamento sobre “Política de Atendimento com Qualidade, Inclusão e Equidade”, que abordou a importância de proporcionar um atendimento acessível e respeitoso para todos os cidadãos. Ao longo da semana, serão oferecidos treinamentos em diversas áreas, como “Linguagem Simples no Atendimento ao Público”, “Sistema de Gestão da Qualidade”, com foco nos fluxos de atendimento, e “Posturas e Comportamentos no Serviço Público”, todos voltados para melhorar a comunicação e a eficiência no serviço prestado.

Fran Brito ministrou o primeiro módulo do ciclo de capacitações. Foto: Ludymila Maia/OCA
A diretora da OCA, Fran Brito, destacou a importância das temáticas que serão abordadas para os servidores do Incra. “Para trabalhar com atendimento público precisamos entender que nosso público é diverso, é plural, e é por isso que nós, como servidores públicos, precisamos estar capacitados a atender cada um dentro das suas necessidades e individualidades, com a mesma eficiência e qualidade”, enfatizou.
A Política de Atendimento ao Cidadão, estabelecida pelo Decreto Estadual n° 3.357, de 2008, fundamenta-se no princípio de que todo cidadão acreano tem o direito de receber um atendimento de qualidade, realizado com atenção, cortesia e respeito. A política visa garantir que as instituições públicas do Estado priorizem o bem-estar e a dignidade de cada pessoa atendida, promovendo um serviço público mais humano e eficiente.
Márcio Alecio, superintendente do Incra, agradeceu pela parceria estabelecida com a OCA. “Nosso intuito é capacitar cada vez mais os nossos servidores. Com o apoio da OCA e todo o conhecimento que a equipe está trazendo para nossos colaboradores, tenho certeza de que logo estaremos oferecendo um serviço público com mais qualidade para a nossa população”, enfatizou.
Janaína Marques, chefe do Departamento de Gestão de Pessoas e Capacitações da OCA, comentou sobre a estratégia adotada. “Estamos oferecendo um treinamento que combina eficiência e empatia, preparando os servidores para melhor atender às demandas dos cidadãos de forma ágil e humanizada”, comentou.

Capacitações irão ocorrer ao longo da semana. Foto: Ludymila Maia/OCA
Uma das servidoras do Incra, Maria Margarida Alves, compartilhou sua expectativa com as capacitações. “Esse primeiro momento já foi muito enriquecedor. Tenho certeza de que tudo o que estamos aprendendo aqui será fundamental para melhorarmos a qualidade do nosso trabalho e o atendimento que oferecemos”, destacou.
Essa semana de capacitações marca a etapa final da implantação da Política de Atendimento no Incra. Durante meses, a equipe técnica da OCA acompanhou e apresentou propostas de melhorias para a equipe de atendimento do órgão, algumas das quais já foram implantadas. Essas ações visam aprimorar não apenas o atendimento, mas também a estrutura organizacional e os processos internos do instituto, refletindo um compromisso contínuo com a qualidade e a eficiência.

Ciclo de capacitações encerrará nesta sexta-feira, 4. Foto: Ludymila Maia/OCA
Comentários
Geral
MPAC obtém condenação de réu por homicídio na zona rural de Sena Madureira
Lucas Gomes Vaz foi sentenciado por matar Antônio Assunção da Silva com golpes de machado em 2022
O Ministério Público do Estado do Acre, por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Sena Madureira, obteve a condenação de Lucas Gomes Vaz pelo crime de homicídio simples contra Antônio Assunção da Silva.
De acordo com a denúncia apresentada pelo MPAC, o crime ocorreu na madrugada de 11 de setembro de 2022, na zona rural do município. Réu e vítima ingeriam bebida alcoólica quando o acusado atacou a vítima com golpes de machado, que resultaram na morte.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público, reconhecendo a materialidade do crime e a autoria por parte do réu, afastando a possibilidade de absolvição. Também foi fixada indenização aos familiares da vítima.
O promotor de Justiça Wanderley Barbosa atuou no plenário na condução da acusação.
Comentários
Geral
PM prende suspeito de tráfico e impede tentativa de estupro contra menina de 12 anos em Rio Branco
Homem de 19 anos foi detido em casa abandonada no bairro Tancredo Neves e autuado por estupro de vulnerável
A Polícia Militar do Acre prendeu na noite desta quinta-feira (12), em uma casa abandonada no Conjunto Jorge Lavocat, bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, um homem de 19 anos procurado por tráfico de drogas. Os policiais chegaram a tempo de impedir uma tentativa de estupro contra uma menina de 12 anos.
Com o suspeito foram apreendidos dinheiro e uma quantidade considerável de entorpecentes. Ele foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e tráfico de drogas.
A ação ocorreu por volta das 21h, enquanto uma guarnição das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), realizava patrulhamento de rotina na região. Os policiais foram abordados por um morador, que repassou informações e apontou uma casa abandonada na Rua Xangai.
As equipes montaram cerco no local e, durante a aproximação, perceberam a tentativa de abuso. O imóvel foi invadido e o suspeito acabou preso. No interior da residência, os militares localizaram e apreenderam 25 invólucros de pasta-base de cocaína, além de dinheiro e outros itens.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Defla, onde permanece à disposição da Justiça.
Com informações de AC24horas
Comentários
Geral
Sesacre informa dias e horários de funcionamento das unidades de saúde durante o Carnaval
Nesse período de carnaval, o governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) reforça o compromisso do atendimento à população nas unidades de saúde.
As unidades de pronto atendimento (UPAs) do Segundo distrito, Sobral e Cidade do Povo mantêm atendimento 24 horas.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) funcionará em horários normais, das 7h às 18h, exceto no domingo, 15.
O Pronto-Socorro de Rio Branco continuará com seu fluxo normal, nos atendimentos de urgência e emergência. Casos de menor complexidade devem ser encaminhados para as UPAs
A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo funcionará apenas com os serviços internos (enfermarias, cirurgias de urgência e de pacientes internados). As demandas laboratoriais e consultas com as especialidades médicas entrarão em recesso durante o período carnavalesco.
A Maternidade Bárbara Heliodora funcionará normalmente, com os serviços essenciais de urgência e emergência, nos atendimentos de obstetrícia e na Clínica da Mulher.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE





Você precisa fazer login para comentar.