Geral
Número de infectados pelo coronavírus no Acre ultrapassa 78 mil e mortes chegam a 1.534
Maio começou com 213 novos casos de Covid-19 neste sábado (1º). O número de mortes também chegou a 1.534 com cinco novos registros em 24 horas. O número de infectados saiu de 77.803 para 78.016, segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Com 267 registros de mortes por Covid, abril foi o mês mais letal desde o início da pandemia.
Os números relacionados aos leitos em uma página que é atualizada pelas próprias unidades de saúde.
O número de exames aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux é de 601. Há 244 pacientes internados, dos quais 226 possuem teste positivo para a Covid-19. Não há nenhuma pessoa na fila de espera por um leito de UTI. O número de altas subiu para 63.652
O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 8.722 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 172, já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2%.
Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 74 estão ocupados, fazendo a taxa de ocupação ficar em 70%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.
Mortes por cidade
| Cidades com óbitos | Óbitos totais | Novos registros |
| Acrelândia | 27 | 0 |
| Assis Brasil | 21 | 0 |
| Brasiléia | 35 | 0 |
| Bujari | 13 | 0 |
| Capixaba | 15 | 1 |
| Cruzeiro do Sul | 144 | 1 |
| Epitaciolândia | 25 | 0 |
| Feijó | 52 | 0 |
| Jordão | 1 | 0 |
| Mâncio Lima | 24 | 0 |
| Manoel Urbano | 10 | 0 |
| Marechal Thaumaturgo | 9 | 0 |
| Plácido de Castro | 15 | 0 |
| Porto Acre | 31 | 0 |
| Porto Walter | 3 | 0 |
| Rio Branco | 946 | 3 |
| Rodrigues Alves | 10 | 0 |
| Santa Rosa do Purus | 5 | 0 |
| Sena Madureira | 57 | 0 |
| Senador Guiomard | 34 | 0 |
| Tarauacá | 31 | 0 |
| Xapuri | 26 | 0 |
| Total | 1.534 | 5 |
Das 1.534 mortes registradas, 882 apresentavam algum tipo de comorbidade, segundo a Saúde, e outras 652 não tinham outras doenças. Do total de mortos, 887 eram homens e 647 mulheres. Do total de vítimas, 1.056 tinham acima de 60 anos.
Neste sábado, dos quatro óbitos registrados, três foram em Rio Branco e os outros dois em Capixaba e Cruzeiro do Sul. Das vítimas, apenas uma era do sexo masculino e o restante era mulher.
Uma mulher de 58 anos, que deu entrada no dia 24 de abril no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e morreu neste sábado (1).
Também uma mulher de 55 anos. Ela deu entrada no dia 26 de abril no Hospital Regional do Juruá e morreu na sexta-feira (30).
Um homem de 61 anos, que deu entrada no dia 13 de abril no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre e morreu uma semana depois, dia 30.
Uma idosa de 72 anos, que deu entrada no dia 19 de abril no Into-AC e morreu também no dia 30.
Outra mulher de 74 anos, que deu entrada no dia 27 de abril, no Into-AC e morreu no mesmo dia.
A subsecretária estadual de Saúde, Paula Mariano, explicou à Rede Amazônica mais uma vez sobre o registro de óbitos diários. Ela explica que existe um período de investigação das mortes por Covid e elas só passam a contar nos registros após confirmação de exames.
“É bom a gente esclarecer com relação ao número de óbitos, que há óbitos em investigação. Esses óbitos em investigação o que acontece, eles não são necessariamente do dia que ele está apresentado. Ele é visto antes, às vezes o paciente entra no hospital, fez só a tomografia e não saiu o resultado do swab ainda e o paciente foi a óbito, esse paciente vai para investigação até entrar no sistema e a equipe fazer essa análise. Só assim ele aparece dentro dos dados, por isso o tempo dele aparecer no boletim”, explica.
Maiores taxas de contaminação a cada 10 mil habitantes:
- Assis Brasil – 2.014
- Tarauacá – 1.447
- Xapuri – 1.440
- Santa Rosa – 1.201
- Sena Madureira – 1.179
Casos de Covid-19 por cidades
| Cidades | Total | Casos novos |
| Acrelândia | 1.496 | 2 |
| Assis Brasil | 1.517 | 25 |
| Brasiléia | 2.464 | 16 |
| Bujari | 1.067 | 0 |
| Capixaba | 568 | 11 |
| Cruzeiro do Sul | 7.258 | 14 |
| Epitaciolândia | 1.251 | 4 |
| Feijó | 2.754 | 1 |
| Jordão | 386 | 3 |
| Mâncio Lima | 1.797 | 0 |
| Manoel Urbano | 883 | 0 |
| Marechal Thaumaturgo | 1.118 | 13 |
| Plácido de Castro | 1.472 | 18 |
| Porto Acre | 1.330 | 4 |
| Porto Walter | 505 | 0 |
| Rio Branco | 34.971 | 76 |
| Rodrigues Alves | 727 | 5 |
| Santa Rosa do Purus | 807 | 3 |
| Sena Madureira | 5.483 | 8 |
| Senador Guiomard | 1.095 | 0 |
| Tarauacá | 6.246 | 3 |
| Xapuri | 2.821 | 7 |
| Total | 78.016 | 213 |
Comentários
Geral
Terça-feira será de calor, tempo abafado e chuvas pontuais em todo o Acre
Sol entre nuvens predomina no estado; temperaturas podem chegar a 34°C em algumas regiões

FOTO: SÉRGIO VALE
O tempo segue quente e abafado em todo o Acre nesta terça-feira (30), com predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, segundo informações do portal O Tempo Aqui. A influência de instabilidades em áreas da Região Norte e Centro-Oeste do país, especialmente em Rondônia e Mato Grosso, contribui para o cenário climático observado no estado.
Condições por região
No leste e sul do Acre, que abrangem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por sol, variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva, com baixa probabilidade de eventos intensos. A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 60% durante a tarde, chegando a 85% a 95% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos ou calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, com tempo quente, abafado e chuvas pontuais. A umidade mínima fica entre 60% e 70% à tarde, enquanto a máxima varia de 85% a 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos seguem fracos a calmos, também predominando do quadrante norte.
Temperaturas nos municípios
Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 31°C e 33°C.
Nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as mínimas ficam entre 21°C e 23°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.
Em Plácido de Castro e Acrelândia, os termômetros devem marcar mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C.
Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas mais elevadas, podendo alcançar entre 32°C e 34°C.
Em Tarauacá e Feijó, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.
No Vale do Juruá, que inclui Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas de 31°C a 33°C.
Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, a previsão aponta mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão preventiva de jovem acusado de assaltos a motoristas de aplicativo em Rio Branco
Companheira é solta com medidas cautelares após audiência de custódia no Fórum Criminal

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Kaio Mysael Souza França, de 19 anos, apontado como um dos envolvidos em assaltos a dois motoristas de aplicativo ocorridos em Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Estadual das Garantias durante audiência de custódia realizada na tarde desta segunda-feira (29), no Fórum Criminal da capital.
Na mesma audiência, a Justiça concedeu liberdade provisória a Ester Lima de Souza, também de 19 anos. Apesar da homologação do flagrante, a jovem deverá cumprir medidas cautelares, como recolhimento domiciliar no período noturno e proibição de deixar a cidade sem autorização judicial, conforme divulgado pela TV 5.
Prisão e dinâmica dos crimes
Kaio Mysael e Ester Lima foram presos na madrugada do último domingo pela Polícia Militar. O casal é acusado de participação em dois assaltos contra motoristas de aplicativo, ocorridos entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.
Segundo informações das autoridades, o primeiro crime teve como vítima um motorista que teve o veículo roubado. O automóvel foi posteriormente abandonado pelos suspeitos após um dos pneus furar. Em seguida, os assaltantes teriam solicitado uma nova corrida por aplicativo, rendendo outro condutor.
Durante a segunda ação, o motorista conseguiu reagir e fugir, enquanto o veículo acabou sendo localizado pela Polícia Militar. Na tentativa de escapar, os suspeitos perderam o controle do carro e colidiram, sendo presos em seguida.
Com a decisão judicial, Kaio Mysael permanece preso preventivamente, enquanto Ester Lima responderá ao processo em liberdade, sob restrições impostas pela Justiça. A Polícia Civil do Acre tem prazo de 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar o caso ao Judiciário.
Comentários
Geral
Helicóptero do CIOPAER salva homem ferido por motosserra em área isolada de Cruzeiro do Sul
Resgate aeromédico reduziu trajeto de até 12 horas de barco para cerca de 50 minutos no rio Juruá Mirim
O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), com base em Cruzeiro do Sul, realizou mais um resgate que salvou vidas nesta segunda-feira (29). A aeronave foi fundamental para socorrer um homem vítima de um grave acidente com motosserra no rio Juruá Mirim, reduzindo um deslocamento que poderia levar até 12 horas de barco para cerca de 50 minutos, entre ida e volta.
A vítima, identificada como José Costa da Silva, de 40 anos, sofreu um corte profundo na altura do joelho após a motosserra prender na madeira e retornar contra seu corpo, provocando intensa hemorragia. O acidente ocorreu enquanto ele serrava madeira em uma comunidade de difícil acesso na região da Cachoeira do Açaí.
Moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio do novo serviço de atendimento via WhatsApp. A equipe foi transportada até o local pelo helicóptero do CIOPAER, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e realizou o resgate aeromédico até o Hospital do Juruá, onde o paciente recebeu atendimento especializado.
Segundo o diretor clínico do SAMU, Gabriel Marcos Barbosa, a rapidez da operação foi decisiva. “O paciente apresentava uma hemorragia que poderia levá-lo à morte. Conseguimos chegar a tempo, estancar o sangramento e entregá-lo com vida e sem riscos”, afirmou.
O comandante da aeronave, Nayck Trindade, explicou que a missão foi priorizada devido à gravidade do ferimento. “O sangramento era massivo. Chegamos em aproximadamente 25 minutos e pousamos em uma área de cerca de 20 metros quadrados, próxima à vítima”, relatou.
Com esse atendimento, chega a nove o número de resgates aeromédicos realizados desde a instalação da base do CIOPAER em Cruzeiro do Sul. A parceria entre SAMU e CIOPAER, aliada ao acionamento via WhatsApp, tem ampliado e agilizado o atendimento a emergências em regiões isoladas do Vale do Juruá.


Você precisa fazer login para comentar.