Conecte-se conosco

Cotidiano

Novo ônibus do Hemoacre homenageará a história de Elana Vitória

Publicado

em

Ônibus e equipamentos que compõem a unidade móvel estão orçados em 1,5 milhão no total

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), adquiriu, por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Alan Rick, um novo ônibus para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). A arte gráfica que veste o veículo estampa o rosto da adolescente Elana Vitória, que lutou bravamente contra o câncer.

Data de entrega oficial está sendo definida. Foto: Taís Nascimento

A família descobriu que Elana tinha leucemia quando a menina estava com cinco anos, quando se deu o início às batalhas diárias do tratamento. Em 2017, ela passou pelo procedimento de transplante de medula, em Recife (PE).

“Foi a primeira paciente transplantada de medula aqui do nosso estado. Quando o nome dela estava envolvido, as doações dobravam, era quando o nosso estoque ficava tranquilo, muitas doações eram realizadas em nome dessa criança”, conta a diretora administrativa do Hemoacre, Milena Dias.

Vistoria técnica do veículo foi realizada nesta quarta-feira, 29. Foto: Taís Nascimento

O Estado cuidou de Elana após o transplante, que à época era algo muito novo e desafiador. A jovem não resistiu e faleceu em janeiro de 2021.

A adolescente sonhava em fazer faculdade de moda e, agora, Elana é a estrela principal da campanha pela vida. Sua imagem e história percorrerão os municípios acreanos, levando esperança e afagando corações. “Vamos seguir ajudando esse povo”, disse sua mãe, Erlonilde de Souza.

Com tecnologia de ponta, o ônibus conta com poltronas elétricas, freezer, banheiro, sala de coleta, triagem e acessibilidade para cadeirantes, além de ser preenchido de esperança e novas chances de vida a cada gota de sangue que será coletada.

“Agradecemos ao deputado Alan Rick e ao governador Gladson Cameli pelo empenho em garantir que a nossa população tenha uma assistência à saúde humanizada. Esse veículo vai garantir que nossas campanhas e captação de doadores se expanda”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano.

Vistoria

Na tarde desta terça-feira, 29, a secretária executiva Muana Araújo, representando a titular da Sesacre, Paula Mariano, e a secretária de Atenção à Saúde, Adriana Lobão, estiveram no pátio do Teatro Plácido de Castro, onde está estacionado o veículo, para realizar a vistoria técnica, observando as exigências dos órgãos de controle e o que for necessário para proporcionar conforto aos doadores.

Secretária executiva, Muana Araújo. Foto: Taís Nascimento

A equipe contou com um engenheiro da Sesacre, que com olhar clínico fez as devidas análises para oferecer segurança aos profissionais e à população. “Nossa equipe técnica está aqui para fazer a vistoria do veículo, que fará a diferença no nosso serviço de captação de doadores de sangue”, destacou Muana Araújo.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo