fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Nova diretoria do Parlamento Amazônico toma posse e terá meio ambiente como pauta principal

Publicado

em

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, foi empossada a nova diretoria do Parlamento Amazônico para o biênio 24/25. Laerte Gomes (PSD-RO) é o novo presidente, tendo Sinesio Campos (PT-AM) como vice e o deputado Afonso Fernandes (PL) do Acre na primeira secretaria.

O Parlamento Amazônico congrega 270 deputados estaduais dos nove estados que formam a região da Amazônia Legal, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O propósito do fórum é a convergência de esforços entre os estados, com vistas a deliberar sobre as demandas e buscar soluções para os desafios enfrentados por cada unidade federativa.

Laerte Gomes disse no discurso de posse que a entidade tem várias pautas para debater e cobrar soluções, mas elegeu o meio ambiente como pauta prioritária para os nove estados que formam a Amazônia Legal. “Temos a BR 319 aqui em Rondônia, a regularização de terras no Acre, mais voos para as cidades da Amazônia, mas o meio ambiente será nossa pauta principal. Ninguém pode falar melhor desse tema do que nós, que moramos aqui”, frisou. Gomes pontuou o tema tendo como base a COP 30, que acontece em 2025, em Belém, PA. A COP é uma conferência global com representantes de centenas de países que ocorre todos os anos e que tem como principal objetivo conter as consequências da crise climática causada pelo ser humano.

“A enchente que nosso estado enfrenta hoje é um tema recorrente e vai ser levada às nossas plenárias. A maioria da população da Amazônia sofre anualmente com esses fenômenos e precisamos alertar o mundo para essa problemática. Chego para fazer valer a voz do Acre, da Amazônia junto ao governo federal e nas Nações Unidas”, disse Afonso.

O Acre terá ainda outro representante na nova diretoria. A deputada Antônia Sales (MDB) foi empossada na secretaria da Mulher. O presidente da UNALE, Sérgio Aguiar (PDT), prestigiou o evento. O parlamento acreano foi representado ainda pelos deputados: Gene Diniz, Marcos Cavalcante, Clodoaldo Rodrigues, Whendy Lima, Gilberto Lira, Arlenilson Cunha, Maria Antônia, André Vale, Chico Viga, Manoel Moraes, Eduardo Ribeiro, Pedro Longo, Pablo Bregense e Fagner Calegario.

“O Acre está bem representado”, destaca Nicolau Junior.

Primeiro secretário da ALEAC, o deputado Nicolau Junior ressaltou a relevância que é para o parlamento acreano, ocupar dois cargos importantes na nova diretoria. O Acre está representado na primeira secretaria, com Afonso Fernandes e na secretaria da Mulher, ocupada pela deputada Antônia Sales. “Teremos voz ativa nos próximos dois anos no parlamento amazônico, porque teremos dois atuantes deputados participando das tomadas de decisões. O Acre tem pautas que precisam avançar imediatamente. Uma delas é a questão dos voos para fora do estado. Essa entidade tem legitimidade e força para fazer ouvir a voz da nossa população junto ao governo federal. Vamos participar, sugerir, cobrar e acompanhar o andamento dos trabalhos nessa importante instituição”, garantiu Nicolau.

Gonzaga cobra regularização fundiária no Juruá.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, cobrou na solenidade a regularização de terras na região do Juruá e lembrou que há dois projetos que não saíram do papel porque as famílias que seriam beneficiadas não possuem o título definitivo da terra onde vivem. “Os recursos estão liberados, mas não se consegue avançar, fazer chegar o benefício para as famílias, porque elas não foram incluídas na regularização fundiária. Não podemos ficar de braços cruzados. São famílias de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e do Juruá que estão esperando por esse avanço”, alertou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: Justiça decreta prisão preventiva de jovem preso com drogas e arma de fogo

Publicado

em

Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, foi flagrado com entorpecentes e escopeta em Rio Branco

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, após audiência de custódia realizada na tarde deste sábado (1), no Fórum Criminal de Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Estadual das Garantias.

Bruno foi detido em flagrante na noite de sexta-feira (31) por policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão, durante uma abordagem na Rua Boa Vista, no bairro Bom Futuro.

Com ele, os agentes encontraram uma escopeta calibre 12, porções de skunk e cocaína, além de balança de precisão e material para embalar drogas.

Com a prisão em flagrante, a Polícia Civil tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende homem com mandado de prisão durante ocorrência de perturbação do sossego em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Os militares contataram que entre as pessoas que estavam no ambiente havia um indivíduo com mandado de prisão. Foi dado voz de prisão sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para ficar à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Militar cumpriu mandado de prisão durante ocorrência de perturbação do sossego em Cruzeiro do Sul 

Com PM Juruá
Durante a noite do dia 01 de fevereiro de 2025, a Polícia Militar prendeu um indivíduo que havia em seu desfavor um mandado de prisão.
Por voltas 23 horas, a polícia militar foi acionada para deslocar em uma ocorrência de perturbação do sossego no bairro Telégrafo em Cruzeiro do Sul.
Quando os policiais militares terminaram de mediar a ocorrência e solicitar que o som fosse abaixado, os militares contataram que entre as pessoas que estavam no ambiente havia um indivíduo com mandado de prisão para dar o devido cumprimento. Foi dado voz de prisão sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para ficar à disposição do Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende em flagrante delito autor de furtos em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

“Os policiais militares continuaram realizando operações de preservação da ordem pública em Marechal Thaumaturgo com o objetivo de identificar. Após a Operação Paz Celeste, os policiais militares continuaram as buscas do criminoso”

O indivíduo ainda é suspeito de ter cometido diversos crimes nos estabelecimentos comerciais da cidade nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foto: cedida 

Com PM/Juruá
Durante este domingo (02/02), a Polícia Militar prendeu em flagrante delito o autor de furtos no Município de Marechal Thaumaturgo. O indivíduo ainda é suspeito de ter cometido diversos crimes nos estabelecimentos comerciais da cidade nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Além disso, o criminoso confessou aos policiais militares pertencer à Organização Criminosa Comando Vermelho local.
“Os policiais militares continuaram realizando operações de preservação da ordem pública em Marechal Thaumaturgo com o objetivo de identificar. Após a Operação Paz Celeste, os policiais militares continuaram as buscas do criminoso. Neste dia, a ação rápida dos militares conseguiu capturar o suspeito e preso por mais um delito de furto. Uma prisão bastante importante feita pelos policiais militares de Marechal Thaumaturgo, principalmente, devido ao suspeito confessar aos militares atuar em organização criminosa. Agora, ele está sendo apresentado à justiça que decidirá sobre a manutenção da prisão ou se responderá em liberdade”, comentou o Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, Capitão PM Daniel Santos.

Comentários

Continue lendo