Conecte-se conosco

Cotidiano

Notificações a estabelecimentos por não cumprirem medidas restritivas caem na 2ª semana em Rio Branco

Publicado

em

Apenas 92 estabelecimentos foram notificados — Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Por Alcinete Gadelha

Em mais uma semana de atuação com o atendimento do comércio reduzido e de medidas restritivas aos finais de semana, as fiscalizações da segurança pública tiveram uma redução nos números de notificações de estabelecimentos comerciais em Rio Branco, em comparação ao primeiro.

No primeiro final de semana, entre os dias 13 e 14 de março, pelo menos 112 estabelecimentos foram notificados para que dessem cumprimento ao decreto estadual. Já entre os dias 15 a 21 de março, contabilizando toda a semana de ações, foram 92 notificações, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp). Foram 20 ocorrências a menos, em um período maior avaliado pela Sejusp.

A notificação é uma orientação de conduta para que o local ou pessoa siga as normas estabelecidas pelo decreto estadual.

“Acredito que até em razão da didática adotada na semana anterior, foi possível perceber uma redução dos estabelecimentos que buscavam de uma forma ou de outra burlar a norma, mas, independente disso, foram feitas diversas notificações, inclusive conduções à Delegacia de Flagrantes (Defla) por descumprimento das normas sanitárias”, disse o secretário de Segurança, Paulo Cezar Santos.

Veja como ficaram as ações realizadas entre o dia 15 a 21 de março na capital acreana, Rio Branco:

  • Estabelecimentos visitados – 403
  • Notificações – 92
  • Ocorrências – 497
  • Orientações – 264
  • Pessoas orientadas – 145
  • Abordagens a pessoas sem máscara- 37

Mesmo com a redução das ocorrências no final de semana, pelo menos nove pessoas foram levadas para a delegacia, após uma denúncia anônima levar uma equipe da Polícia Militar até uma festa clandestina com diversas pessoas na Rua Salgueiro, Cidade Nova, em Rio Branco, na tarde de sábado (20). Quando os policias tentaram encerrar a festa, alguns dos participantes se alteraram e nove acabaram presos em flagrante.

Entre eles, cinco homens e quatro mulheres foram presos por desobediência e levados para a Defla para os devidos procedimentos.

“É importante ressaltar que esse tipo de atividade será mantida e vamos ao longo dessa semana reavaliar se há necessidade de ampliar o arcabouço de ações fiscalizatórias”, acrescentou o secretário.

O governo adotou o fechamento emergencial do comércio e outros serviços nos fins de semanas e feriados para tentar reduzir os casos de Covid-19 e a alta demanda nos hospitais. A Saúde do Acre entrou em colapso no dia13 de março e pacientes começaram a ser transferidos de Rio Branco para Cruzeiro do Sul e três foram transferidos para Manaus (AM).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acreano Juriel Maia conquista três medalhas de prata em Sul-Americano Master no Chile

Publicado

em

O velocista acreano Juriel Maia, de 41 anos, encerrou a temporada de 2025 com destaque internacional ao conquistar três medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, realizado em Santiago, no Chile, entre os dias 24 e 30 de novembro.

De acordo com informações do GE Acre, Juriel garantiu o segundo lugar nas provas dos 100 metros rasos, com o tempo de 11s51, e dos 200 metros, ao completar a prova em 23s40. O atleta também foi vice-campeão no revezamento 4×100 metros, somando mais uma medalha para a delegação brasileira.

 

Os resultados do torneio sul-americano foram divulgados publicamente pelo atleta apenas nesta segunda-feira (29), em razão de compromissos e questões pessoais.

Com a temporada encerrada, Juriel Maia já projeta o próximo desafio internacional. Segundo o velocista, a próxima competição está prevista para ocorrer entre março e abril de 2026, em Lima, no Peru, onde pretende novamente representar o Acre e o Brasil no atletismo master.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com ultrapassagem nos minutos finais, etíope vence a São Silvestre

Publicado

em

Com uma arrancada nos minutos finais, o etíope Muse Gisachew ultrapassou o queniano Jonathan Kipkoech Kamosong e venceu hoje (31) a centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre.

Kamosong vinha liderando a prova com folga, mas foi ultrapassado por Gisachew já próximo da linha de chegada, na Avenida Paulista. Kamosong terminou a corrida com o tempo de 44 minutos e 32 segundos, apenas quatro segundos a mais que o vencedor da prova, que fez o tempo de 44 minutos e 28 segundos.

São Paulo (SP), 31/12/2025 - Atleta brasileiro Fábio Jesus Correia comemora terceiro lugar da categoria masculina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

São Paulo (SP), 31/12/2025 – Atleta brasileiro Fábio Jesus Correia comemora terceiro lugar da categoria masculina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Notícias relacionadas:

O brasileiro Fábio de Jesus Correia foi o terceiro colocado, fazendo o tempo de 45 minutos e 06 segundos.

Na quarta posição chegou o queniano William Kibor, com o tempo de 45 minutos e 28 segundos. Já o também queniano Reuben Logonsiwa Poguisho fechou o pódio, na quinta posição, com 45 minutos e 46 segundos.

A última vez que o Brasil conquistou a São Silvestre no masculino foi em 2010, com a vitória de Marilson Gomes dos Santos.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º

Publicado

em

Repetindo o resultado do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira novamente alcançou o pódio da Corrida Internacional de São Silvestre, ficando na terceira colocação. Ela completou a prova com o tempo de 52 minutos e 42 segundos.

São Paulo (SP), 31/12/2025 - Atleta brasileira Núbia de Oliveira, terceiro lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

 Atleta brasileira Núbia de Oliveira, terceiro lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto:  Paulo Pinto/Agência Brasil

A corrida foi vencida pela atleta da Tanzânia, Sisilia Ginoka Panga, que fez o tempo de 51 minutos e 09 segundos. Esta foi a primeira participação de Sisilia na São Silvestre, que liderou toda a prova, mantendo um ritmo forte e grande distância das demais atletas.

Notícias relacionadas:

A queniana Cynthia Chemweno chegou na segunda colocação, também repetindo a mesma posição do ano passado. Ela completou a prova fazendo o tempo de 52 minutos e 30 segundos.


São Paulo (SP), 31/12/2025 - A corredora do Quênia Cynthia Chemweno, segundo lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

São Paulo (SP), 31/12/2025 - A corredora do Quênia Cynthia Chemweno, segundo lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

A corredora do Quênia Cynthia Chemweno, segundo lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O quarto lugar é da peruana Gladys Tejeda Pucuhuaranga. Já a quinta posição foi conquistada pela queniana Vivian Jeftanui Kiplagati.

Há quase 20 anos, o Brasil não sobe ao topo do pódio da São Silvestre . A última brasileira a vencer a corrida foi Lucélia Peres, em 2006.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES

Comentários

Continue lendo