Cotidiano
Notificações a estabelecimentos por não cumprirem medidas restritivas caem na 2ª semana em Rio Branco
Na segunda semana de atuação da fiscalização foram notificados 92 estabelecimentos, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Apenas 92 estabelecimentos foram notificados — Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp
Por Alcinete Gadelha
Em mais uma semana de atuação com o atendimento do comércio reduzido e de medidas restritivas aos finais de semana, as fiscalizações da segurança pública tiveram uma redução nos números de notificações de estabelecimentos comerciais em Rio Branco, em comparação ao primeiro.
No primeiro final de semana, entre os dias 13 e 14 de março, pelo menos 112 estabelecimentos foram notificados para que dessem cumprimento ao decreto estadual. Já entre os dias 15 a 21 de março, contabilizando toda a semana de ações, foram 92 notificações, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp). Foram 20 ocorrências a menos, em um período maior avaliado pela Sejusp.
A notificação é uma orientação de conduta para que o local ou pessoa siga as normas estabelecidas pelo decreto estadual.
“Acredito que até em razão da didática adotada na semana anterior, foi possível perceber uma redução dos estabelecimentos que buscavam de uma forma ou de outra burlar a norma, mas, independente disso, foram feitas diversas notificações, inclusive conduções à Delegacia de Flagrantes (Defla) por descumprimento das normas sanitárias”, disse o secretário de Segurança, Paulo Cezar Santos.
Veja como ficaram as ações realizadas entre o dia 15 a 21 de março na capital acreana, Rio Branco:
- Estabelecimentos visitados – 403
- Notificações – 92
- Ocorrências – 497
- Orientações – 264
- Pessoas orientadas – 145
- Abordagens a pessoas sem máscara- 37
Mesmo com a redução das ocorrências no final de semana, pelo menos nove pessoas foram levadas para a delegacia, após uma denúncia anônima levar uma equipe da Polícia Militar até uma festa clandestina com diversas pessoas na Rua Salgueiro, Cidade Nova, em Rio Branco, na tarde de sábado (20). Quando os policias tentaram encerrar a festa, alguns dos participantes se alteraram e nove acabaram presos em flagrante.
Entre eles, cinco homens e quatro mulheres foram presos por desobediência e levados para a Defla para os devidos procedimentos.
“É importante ressaltar que esse tipo de atividade será mantida e vamos ao longo dessa semana reavaliar se há necessidade de ampliar o arcabouço de ações fiscalizatórias”, acrescentou o secretário.
O governo adotou o fechamento emergencial do comércio e outros serviços nos fins de semanas e feriados para tentar reduzir os casos de Covid-19 e a alta demanda nos hospitais. A Saúde do Acre entrou em colapso no dia13 de março e pacientes começaram a ser transferidos de Rio Branco para Cruzeiro do Sul e três foram transferidos para Manaus (AM).
Comentários
Cotidiano
CBF confirma realização da Copa do Brasil Sub-15 em 2026

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz será o representante do Acre no torneio
O departamento técnico da CBF divulgou nesta quinta, 25, o calendário do futebol base masculino para a temporada de 2026. A novidade será a realização da Copa do Brasil Sub-15, competição programada entre os meses de abril e agosto.
“Essa é mais uma competição importante para a base do futebol acreano. A CBF mantém essa política crescente de investimentos nas competições e isso também significa oportunidade para as nossas equipes e atletas”, declarou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo.
Santa Cruz é o representante
O Santa Cruz, atual tricampeão Estadual Sub-15, será o representante do Acre na Copa do Brasil. A FFAC vai manter o critério e as equipes campeãs seguem como representantes do Estado nos torneios nacionais.
Comentários
Cotidiano
CBF define critérios e o Humaitá é confirmado na Série D

Foto Jhon Silva: Humaitá garantiu a vaga por intermédio do ranking nacional de clubes
Agora é oficial. O departamento de competições da CBF definiu nesta quinta, 25, os critérios para a montagem do Campeonato Brasileiro da Série D de 2026 e o Humaitá será o terceiro representante do futebol acreano.
Os critérios
Os critérios definidos pela CBF foram: Rebaixados da Série C em 2025(4 clubes); Vagas via estaduais e copas(64 clubes); Classificados via Série D em 2025(14 clubes); Vagas pelo ranking nacional (14 clubes).
Vagas acreanas
Independência e Galvez conquistaram as classificações para o torneio nacional por meio do Campeonato Estadual. O Tricolor conquistou o título e o Imperador foi vice-campeão.
O Humaitá garantiu a vaga na Série D por intermédio do ranking nacional de clubes, o 4º critério.
Em abril
O Campeonato Brasileiro da Série D com 96 equipes começa no dia 5 de abril e será fechado em 13 de setembro. 24 datas estão reservadas para o torneio.
Comentários
Cotidiano
Independência e Galvez são os representantes do Acre na Copa Norte

Foto Jhon Silva: Independência e Galvez terão adversários de nível no torneio
A CBF confirmou as 12 equipes classificadas para a Copa Norte de 2026. O futebol acreano será representado pelo Independência e o Galvez e o campeão do torneio disputa a final da Copa Verde contra o vencedor da Copa Centro-Oeste.
Fórmula de disputa
As 12 equipes serão divididas em dois grupos de seis com jogos de ida e volta na primeira fase. Quatro times de cada grupo avançam para a segunda fase e em dois confrontos os semifinalistas serão definidos. As semifinais e as finais também serão disputadas em partidas de ida e volta.
Data do torneio
A Copa Norte vai ser disputada entre os meses de março e junho, após a realização dos campeonatos estaduais.
Equipes na Copa Norte
Independência-AC
Galvez-AC
Trem-AP
Amazonas-AM
Nacional-AM
Remo-PA
Paysandu-PA
Águia-PA
Porto Velho-RO
Guaporé-RO
GAS-RR
Monte Roraima-RR

Você precisa fazer login para comentar.