Conecte-se conosco

Cotidiano

Nos acréscimos, São Paulo vence e avança no Paulistão

Publicado

em

Luciano celebra o seu gol. o segundo do São Paulo sobre o Ituano – Foto: Rubens Chiri / São Paulo

No maior drama, o Tricolor vence por 3 a 2 com gol de pênalti aos 52 da etapa final e vai às quartas. Ituano é rebaixado.

Redação Jogada10

Como já se esperava, São Paulo e Ituano fizeram, neste domingo (10/3), o jogo mais dramático da  última rodada da fase de grupos do Paulistão. Afinal, este duelo no Novelli Junior, em Itu, tinha o seguinte quadro: o São Paulo precisava vencer para não depender de combinações para ir às quartas de final. Já o Ituano precisava vencer e torcer por uma combinação para não sofrer rebaixamento.

O Tricolor não fez um bom jogo. Mas vencia por 2 a 1 até os 43 do segundo tempo, quando sofreu o gol do empate. Nesse momento, os são-paulinos estavam eliminados do Campeonato Paulista. Contudo, um gol de pênalti de Lucas Moura, aos 52 minutos, garantiu a vitória por 3 a 2 e a classificação do time. Os demais gols do São Paulo foram de Ferreirinha e Luciano, no primeiro tempo. Zé Carlos fez os dois gols do Ituano. Dessa maneira, o São Paulo termina em 1º lugar no Grupo D com 22 pontos. A mesma pontuação do Novorizontino, deixando o São Bernardo, com 21 pontos, eliminado.

Nas quartas de final, São Paulo e Novorizontino se enfrentarão. Já o Ituano terminou na lanterna do Grupo A com 6 pontos. Assim, como foi o último colocado geral, está migrando para a Segundona. Além do time de Itu, o Santo André também amargou o rebaixamento.

Dois times sob tensão

O São Paulo não fez um bom primeiro tempo, surpreendido pela boa marcação de um Ituano que entrou para matar ou morrer, já que apenas a vitória associada a um tropeço do Guarani o salvaria. Mas o Tricolor também estava sob tensão. Afinal, somente vencendo avançaria às quartas sem depender de tropeços de Novorizontino ou São Bernardo.

Para completar, o campo estava pesado por causa da chuva, com poças em vários locais.  Mesmo aos trancos e barrancos, o Tricolor saiu na frente numa falha defensiva do rival. Após cruzamento, Luciano cabeceou. O goleiro Jefferson Paulino deveria encaixar sem problema. Porém, ficou mais preocupado em reclamar de alguma couisa, deixando Ferreirinha em condições de se antecipar e marcar de cabeça.

São Paulo de novo em vantagem

Naquela altura, o São Paulo não merecia estar em vantagem. E acabou cedendo o empate. Após uma boa jogada de Vinícius Paiva pela direita, este cruzou para a área. Rafael não saiu para cortar, Arboleda ficou parado no lance e Zé Carlos agradeceu. De cabeça deixou tudo igual. Nesta altura, com os resultados, este empate eliminava o São Paulo das quartas e rebaixava o Ituano.  Contudo, aos 36 minutos, Igor Vinícius, em jogada pela direita, encontrou Luciano desmarcado na área. O atacante pegou de primeira e recolocou os são-paulinos em vantagem.

Que segundo tempo!

Na etapa final, o São Paulo voltou com duas alterações, com as entradas de Michel Araújo e Juan, nas vagas de Bobadilla e Calleri. Mas mostrava um jogo pouco criativo e fraco ofensivamente. Assim, com o tempo, o técnico Thiago Carpini foi recuando o time. Uma de suas alterações foi a saída do atacante Luciano para a entrada de Diego Costa.

Dessa forma, com o recuo do time, deu espaços para o Ituano conseguir, aos 43 do segundo tempo, o gol do empate. Um cruzameno de Bruno Alves foi em cima de Michel Araújo. Porém, ele rechaçou muito mal e Zé Carlos ficou com a sobra, fazendo o gol. Nos acréscimos, o Tricolor foi para o abafa, quase marcou num chute de Juan – na trave – e seguiu em cima. Até que, aos 49 minutos, Marlon calçou Juan na área e o juiz Raphael Claus foi ao VAR e confirmou o pênalti. Lucas Moura bateu e fez o gol da classificação.

Ituano 2×3 São Paulo

12ª rodada do Campeonato Paulista
Data: 10/03/2024
Local: Estádio Novelli Júnior, Itu  (SP)
ITUANO: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Leo Oliveira (Vialle, 29’/2ºT), Marcel e Marlon; Vitão (Salatiel, 10’/2ºT), Miqueias e Eduardo Person (Bruno Alves, 29’/2ºT); Vinícius Paiva (José Aldo, 18’/2ºT), Thonny Anderson (Pablo, 18’/2ºT)  e Zé Carlos. Técnico: Alberto Valentim
SÃO PAULO: Rafael; Igor Vinicius (Rafinha, 14’/2ºT), Arboleda, Ferraresi e Welington; Alisson e Bobadilla (Michel Araújo, Intervalo); Lucas Moura, Luciano (Diego Costa, 35’/2ºT) e Ferreirinha (James Rodríguez, 14’/2ºT) ; Calleri (Juan, Intervalo). Técnico: Thiago Carpini
Gols: Ferreirinha, 19’/1ºT (0-1); Zé Carlos, 27’/2ºT (1-1); Luciano, 36’/2ºT (1-2); Zé Carlos, 43’/2ºT (2-2); Lucas Moura, pênalti, 52’/2ºT.
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Rafael Tadeu Alves de Souza
Cartões amarelos: Thonny Anderson, Bruno Alves (ITU); Diego Costa (SAO)

Cartão vermelho: Bruno Alves (ITU)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026 e Acre terá três representantes

Publicado

em

Competição passa a oferecer seis acessos à Série C e mantém 24 datas no calendário nacional

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional com mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes conquistarão vaga na Série C.

A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — já garantiram o acesso, a CBF optou por redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras às federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.

Outra novidade é a adoção do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para a definição das vagas na competição. Apesar do aumento expressivo no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas, totalizando 24 jogos no calendário.

Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelos critérios de desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez já estão garantidos. A vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, atualmente o clube acreano mais bem posicionado no ranking da CBF.

A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Chuvas intensas provocam alagamentos em ruas de Rio Branco e deixam capital em estado de atenção

Publicado

em

Volume de precipitação já ultrapassa 70 mm e afeta vias importantes, como a Avenida Maria José de Oliveira

As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) continuam causando transtornos à população. Além da elevação do nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, as precipitações já provocam alagamentos em diversas ruas da capital, incluindo a Avenida Maria José de Oliveira, principal via do bairro Universitário.

Imagens divulgadas por internautas nas redes sociais mostram a avenida tomada pela água, o que dificulta a passagem de veículos e o deslocamento de moradores da região.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (26), o volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros em Rio Branco. Segundo ele, a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo do dia, mantendo o município em estado de atenção para a possibilidade de novos alagamentos.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e a acionar os órgãos competentes em caso de emergência.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

CBF confirma realização da Copa do Brasil Sub-15 em 2026

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz será o representante do Acre no torneio

O departamento técnico da CBF divulgou nesta quinta, 25, o calendário do futebol base masculino para a temporada de 2026. A novidade será a realização da Copa do Brasil Sub-15, competição programada entre os meses de abril e agosto.

“Essa é mais uma competição importante para a base do futebol acreano. A CBF mantém essa política crescente de investimentos nas competições e isso também significa oportunidade para as nossas equipes e atletas”, declarou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo.

Santa Cruz é o representante

O Santa Cruz, atual tricampeão Estadual Sub-15, será o representante do Acre na Copa do Brasil. A FFAC vai manter o critério e as equipes campeãs seguem como representantes do Estado nos torneios nacionais.

Comentários

Continue lendo