Conecte-se conosco

Acre

Nº de haitianos que solicitou refúgio no AC cresce 123% em dois anos

Publicado

em

Levantamento foi feito pela Polícia Federal em Epitaciolândia (AC).
Número de haitianos que solicitaram refúgio chegou a 14.454.

 Do G1 AC
Levantamento de Solicitações de Refúgio de Haitianos, feito pela Polícia Federal em Epitaciolândia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Levantamento de Solicitações de Refúgio de Haitianos, feito pela Polícia Federal em Epitaciolândia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Um levantamento realizado pela Polícia Federal em Epitaciolândia, distante 230 km da capital Rio Branco, mostrou que 14.454 haitianos solicitaram refúgio no Acre, entre janeiro de 2012 e janeiro de 2014, um crescimento de 123,52% nos últimos dois anos. Somente no primeiro mês deste ano, 1.549 imigrantes foram cadastrados, uma média de 50 atendimentos por dia.

Durante o período levantado, os números mostram um aumento nas solicitações no mês de abril 2013, chegando 1.806. “Esse pico de atendimentos foi quando houve uma força-tarefa no ano passado”, explica o delegado Sávio Accioly. Naquele mês, o atendimento foi alto devido à demanda reprimida e os atendimentos chegaram a 200 por dia, acrescenta Accioly.

Da quantidade de atendimentos realizados pela PF nos dois anos que correspondem a pesquisa, 83% é de homens e 17% de mulheres. A maioria (41,83%) corresponde a faixa etária de 31 a 40 anos de idade.

51,35% dos imigrantes possuem somente o primeiro grau incompleto (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

51,35% dos imigrantes possuem somente o primeiro grau incompleto (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Escolaridade
Um dos pontos que chamam a atenção é que, em relação ao grau de instrução daqueles que foram cadastrados, até o final de 2013, somente 18%  possuía segundo grau completo. Já em relação à janeiro de 2014, esse quantitativo subiu para 26,31%.

Haitianos exibem documentos emitidos em cidade do Acre (Foto: Luciano Pontes/Agência de Notícias do Acre)

Haitianos exibem documentos emitidos em cidade do Acre (Foto: Luciano Pontes/Agência de Notícias do Acre)

Dos mais de 14 mil haitianos que solicitaram refúgio no país, mais da metade possui somente o primeiro grau incompleto (51,35%). O delegado da PF explica que o levantamento é feito com base no que os imigrantes declaram. “É o que eles declaram. Normalmente eles vêm sem documentação, o único documento que trazem é o passaporte”, diz.

Em relação às profissões declaradas, 54,87% dos homens trabalham como pedreiros. Das mulheres, 54,65% se declararam como comerciantes.

Situação atual
Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, o abrigo localizado em Brasiléia, município que faz fronteira com Epitaciolândia, aloja em torno de 850 imigrantes, uma vez que a quantidade dos que chegam está reduzindo.

“A quantidade de imigrantes que chegam tem reduzido nos últimos cinco dias. Chegando em torno de 40 por dia. E está tendo também um fluxo maior de saída, já que as empresas estão contratando e o processo de documentação está agilizado”, diz Mourão.

O representante da Secretaria de Direitos Humanos no município, Damião Borges, afirma que a quantidade dos imigrantes que saem da cidade acreana para outros estados varia de 40 a 80 por dia.

 

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre fica fora dos 50 destinos mais desejados do Brasil em 2026, aponta índice nacional

Publicado

em

Levantamento destaca hubs turísticos e destinos de ecoturismo, mas nenhum município acreano aparece no ranking

Domingo no Acre será de calor e céu parcialmente nublado, com chuvas pontuais em algumas regiões, sem previsão de chuvas fortes/Foto: Raylanderson Frota

Nenhum dos 22 municípios do Acre aparece entre os “50 Lugares para Viajar no Brasil em 2026”, segundo o Índice de Visibilidade Turística (IVT), divulgado pelo Brasil em Mapas. O estudo traça um panorama dos destinos mais procurados do país em um cenário de crescimento do setor, com recorde no número de voos, aumento da circulação de turistas entre regiões e maior competitividade internacional.

O levantamento é baseado em dados públicos, plataformas globais de viagem e rankings internacionais, considerando quatro grandes dimensões distribuídas em 15 parâmetros. Entre os critérios analisados estão fluxo turístico, realização de grandes eventos, conectividade e acesso, porte de aeroportos, visibilidade internacional, avaliações de viajantes, presença em guias globais, diversidade de atrativos e capacidade de atratividade.

Entre os destinos que lideram o ranking estão grandes hubs internacionais como Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Manaus e Recife, que mantêm forte presença no turismo nacional e estrangeiro.

Também ganharam destaque destinos impulsionados pelo ecoturismo e turismo de experiência, como Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, Gramado, Jalapão e Florianópolis.

Segundo o estudo, segmentos como ecoturismo, praias menos exploradas, turismo em áreas de chapadas, festivais e roteiros no interior estão entre as tendências que mais crescem. A Amazônia surge como um dos polos de interesse, mas o desempenho dos destinos depende de fatores como acesso aéreo, infraestrutura e estratégias de promoção turística.

Comentários

Continue lendo

Acre

No Acre, bancos reabrem a partir das 10h nesta Quarta-Feira de Cinzas

Publicado

em

No Acre, as agências bancárias voltam a funcionar a partir das 10h nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), retomando o atendimento presencial ao público após o feriado de Carnaval. O horário segue a orientação nacional, que prevê a abertura a partir das 12h no horário de Brasília, o que corresponde às 10h no estado.

Em todo o país, os bancos permaneceram fechados na segunda e na terça-feira de Carnaval (14 a 17). Nas localidades onde o expediente normal se encerra antes das 15h, as instituições financeiras devem antecipar a abertura, garantindo pelo menos três horas de atendimento presencial aos clientes.

Com a suspensão do atendimento nos últimos dias, boletos de cobrança e contas de consumo com vencimento entre sábado (14) e terça-feira (17) podem ser pagos nesta quarta-feira sem acréscimo.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos seguem disponíveis para quitação por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre sobe 62 centímetros em 24 horas, aponta Defesa Civil

Publicado

em

Nível passou de 7,41 metros para 8,03 metros em Rio Branco, mas segue abaixo das cotas de alerta

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou elevação entre a manhã de terça-feira (17) e quarta-feira (18), em Rio Branco, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco.

Na terça-feira, às 5h20, o rio marcou 7,41 metros, após registrar volume de chuva de 11,20 milímetros nas 24 horas anteriores. O nível permanecia abaixo das cotas de alerta (13,50 metros) e de transbordo (14,00 metros).

Já na manhã desta quarta-feira, às 5h18, o manancial atingiu 8,03 metros, indicando elevação de 62 centímetros em relação ao dia anterior. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva foi de 13,20 milímetros.

Apesar da subida, o nível segue distante das marcas consideradas críticas pelas autoridades, que continuam monitorando o comportamento do rio.

Comentários

Continue lendo