Flash
Nicolau garante que PL do Igesac só será colocado em pauta com a garantia de que os servidores não serão demitidos.
O Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac), criado para substituir o Pró-Saúde, foi tema de discussão entre os deputados estaduais da base do governo e da oposição na sessão desta terça-feira, 17.
Um Projeto de Lei que foi enviado pelo Executivo para apreciação dos parlamentares que propõe a extinção do instituto e a criação de um quadro especial em extinção dentro da Secretaria Estadual de Saúde, onde os mais de 900 servidores do Igesac seriam alocados.
O debate é a garantia jurídica desse instrumento, já que existem posições contrárias de que os servidores não podem ser incorporados à Sesacre por não terem prestado concurso público para o governo estadual.
O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (Progressistas) exaltou que o amplo debate é uma das principais características do parlamento e que é salutar as divergências. No entanto, garantiu que a principal preocupação é a garantia dos empregos de mais de 900 pais e mães de família.
“Essa é uma discussão realmente polêmica e que é muito importante que façamos a discussão sob todos os pontos de vista. Mas, como presidente da Assembleia Legislativa, eu garanto, só vai entrar em pauta uma proposta que garanta que os servidores não sejam demitidos. Nossa preocupação é defender os profissionais que foram admitidos por concurso público ainda quando se chamava Pró-Saúde.
Comentários
Flash
Vice-governadora Mailza conhece trabalho da Associação de Equoterapia e reforça apoio à inclusão de pessoas com deficiência no Acre
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, recebeu nesta segunda-feira, 11, representantes da Associação de Equoterapia Eu Acredito, referência no atendimento a pessoas com deficiência no estado. O médico equoterapeuta Marcelo Cordeiro, que preside a associação, apresentou propostas para ampliar o atendimento e pediu apoio para fortalecer as ações voltadas a esse público no estado.

Vice-governadora Mailza Assis recebeu presidente da Associação de Equoterapia Eu Acredito. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O encontro contou ainda com a presença do deputado federal Eduardo Velloso, da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Dilaina Costa, do gerente da Sabenauto, Renato Borges e da diretora administrativa e financeira da Seagri, Temyllis Silva.
Durante a reunião, a vice-governadora destacou a importância de unir forças para ampliar oportunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Hoje tratamos de um tema muito importante, ouvindo as demandas das associações que representam nossos PCDs. Estamos buscando soluções para espaço, recursos e parcerias que possam fortalecer esses trabalhos e trazer mais conforto a quem mais precisa. Quero reafirmar que podem contar comigo, no que for possível, para viabilizar junto ao governo as necessidades da nossa população”, afirmou Mailza, que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Expansão da equoterapia e inclusão social
A Associação Eu Acredito, com sede no Acre e atuação também em Roraima, Amazonas e Rondônia, é referência na oferta de equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento para o desenvolvimento psicossocial de pessoas com deficiência. Atualmente, a instituição ate

Marcelo Cordeiro, da Associação de Equoterapia Eu Acredito. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Marcelo Cordeiro explicou que a demanda é crescente e que há lista de espera para o serviço. “Com pouco, conseguimos fazer muito, mas precisamos ampliar a estrutura. Nosso trabalho envolve psicólogos, fisioterapeutas e voluntários, atendendo de Cruzeiro do Sul a Epitaciolândia. A equoterapia já é um direito garantido por lei, e queremos que mais famílias tenham acesso. Hoje a gente está barganhando um espaço para que a gente possa ampliar os nossos atendimentos e principalmente sediar todas as instituições voltadas ao PCD”, afirmou.
O médico também destacou o projeto Amigos do Betão, que apoia a associação, e promove a reintegração social de pessoas em situação de rua e dependentes químicos, oferecendo abrigo, alimentação, acompanhamento psicológico e oportunidade de capacitação para integrar a equipe multidisciplinar da equoterapia.
Proposta de “Cidade Inclusiva”
Entre as demandas apresentadas, está a criação de uma “cidade inclusiva”. A proposta prevê reunir, em um único local, todas as instituições voltadas a PCDs, oferecendo serviços públicos como saúde, assistência social, segurança e atendimento ao cidadão, além de espaços para atividades esportivas, culturais e terapêuticas. A ideia inicial seria usar o espaço do Parque de Exposições.

Representantes pediram apoio para ampliar atendimento a pessoas com deficiência. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Segundo os idealizadores, o objetivo é que o espaço seja acessível, acolhedor e funcional, promovendo a autonomia e a participação plena das pessoas com deficiência, sem excluir o atendimento à comunidade em geral.
O deputado federal Eduardo Velloso elogiou a iniciativa e reafirmou apoio. “Essas instituições fazem um trabalho fundamental e complementam o que o Estado, sozinho, não consegue alcançar”, disse.
Comentários
Flash
Colisão entre motos em curva de ramal deixa dois feridos em Brasiléia
Acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira no Ramal do Esperança; uma das vítimas foi transferida para Rio Branco
Dois motociclistas ficaram feridos após colidirem frontalmente na manhã desta segunda-feira (11) no Ramal do Esperança, localizado no km 5, com acesso pela BR-317, em Brasiléia.
As vítimas foram identificadas como Adenilson Alexandre Sales, 45 anos, e Paulo Sérgio Oliveira da Silva, 40 anos. Segundo informações preliminares, ambos seguiam em sentidos opostos e se chocaram ao fazer uma curva.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram os primeiros socorros no local e encaminharam os dois ao Hospital Regional do Alto Acre Raimundo Chaar.
Paulo Sérgio sofreu um corte profundo no lado esquerdo do rosto e fratura na mão esquerda, sendo transferido para Rio Branco, onde passará por cirurgia. Já Adenilson apresentou apenas escoriações pelo corpo sendo liberado momentos depois após atendimento médico.
A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e apurar as circunstâncias do acidente para elaboração do laudo técnico.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia realiza 1ª edição do programa Saúde em Ação na Comunidade 2025

Secretário de planejamento Francélio Barbosa, estará à frente do Programa e espera uma grande participação dos moradores.
Ação levará mais de 15 serviços de saúde e atendimento social para moradores do km 84 e região rural
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no dia 16 de agosto a primeira edição do programa Saúde em Ação na Comunidade 2025, voltado para moradores da zona rural. O evento será realizado na casa de “Dona Ana do Curuçá”, localizada no km 84, com mais 60 km de ramal até a Colocação São Francisco (Seringal Amapá).
Durante a ação, serão oferecidos mais de 15 tipos de atendimentos, incluindo vacinas, testes rápidos, teledermatologia, PCCU, ultrassonografia, atendimento psicológico, médico, odontológico, de enfermagem, dispensação de medicamentos, eletrocardiograma, serviços de cabeleireiro e orientações sobre o programa Bolsa Família.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, uma grande equipe será mobilizada para garantir o atendimento de todos que comparecerem. “É uma grande preocupação do nosso prefeito Carlinho do Pelado levar saúde aos nossos munícipes. As comunidades estão sendo acolhidas com programas que oferecem atenção em diversas áreas básicas, e convidamos as famílias a participarem”, afirmou.
A orientação é que os participantes levem documento com foto, cartão do SUS e CPF para facilitar o atendimento.
Veja os atendimentos abaixo:
- Vacinas
- Teste rápido
- Teledermato
- Pccu
- Ultrassom
- Psicólogo
- Cabeleireiro
- Atendimento Médico
- Atendimento Odontológico
- Atendimento de enfermagem
- Dispensação de medicamentos
- Eletrocardiograma
- Bolsa família
Você precisa fazer login para comentar.