Conecte-se conosco

Cotidiano

NBA: Dono dos Suns põe franquia à venda após punição por racismo e misoginia

Publicado

em

Robert Sarver recebera suspensão de um ano e a multa máxima da NBA, além de pressão de jogadores e patrocinador

O dono do Phoenix Suns, da NBA, e do Phoenix Mercury, da WNBA, Robert Sarver, anunciou nesta quarta-feira que deu início ao processo de venda das franquias. Ele recebera suspensão de um ano e a multa máxima da NBA, dez milhões de dólares, na última semana, após investigação da liga constatar ambiente de trabalho hostil e tóxico, com casos de racismo e misoginia relatados por dezenas de funcionários.

Astros como LeBron James, Draymond Green e Chris Paul, este jogador dos próprios Suns, fizeram críticas públicas ao que consideraram uma punição leve. A empresa que estampa sua marca na camisa de jogo da franquia, Paypal, afirmou que encerraria a parceira caso Sarver continuasse como parte da organização.

  • Vice-presidente dos Suns pediu renúncia de dono do time após punição por racismo

Robert Sarver — Foto: Christian Petersen/Getty Images

Robert Sarver — Foto: Christian Petersen/Getty Images

– Como muitos outros, eu revisei o relatório. Fiquei e estou horrorizado e decepcionado com o que li. Esta conduta, especialmente em relação às mulheres, é inaceitável e nunca deve ser repetida. Sou da opinião de que as sanções ficaram aquém de realmente abordar o que todos podemos concordar que foi um comportamento atroz. Meu coração está com todas as pessoas que foram afetadas – afirmou Chris Paul nas redes sociais.

O valor da multa será doado para organizações que tratam a abordagem de questões de raça e gênero dentro e fora do ambiente de trabalho. A investigação começou após uma matéria publicada pela ESPN dos EUA em novembro de 2021, que explicitou as atitudes de Server nos 17 anos à frente das franquias. Foram ouvidos mais de 320 profissionais (atuais ou que já passaram pelos clubes) e analisados cerca de 80 mil documentos, e-mails, vídeos e mensagens trocadas.

– Em nosso clima implacável atual, tornou-se dolorosamente claro que não é mais possível – que qualquer bem que eu tenha feito, ou ainda possa fazer, é superado por coisas que eu disse no passado. Por essas razões, estou iniciando o processo de busca de compradores para os Suns e Mercury – disse Sarver em comunicado.

Além do uso de expressões racistas, o mandatário também fazia comentários sobre a aparência física e orientação sexual dos funcionários, tratando-os de forma agressiva e humilhante, conforme o relatório final. A investigação concluiu que Sarver “se envolveu em uma conduta que claramente violava os padrões comuns do local de trabalho, conforme refletido nas regras e políticas da equipe e da liga”.

– As declarações e conduta descritas nas conclusões da investigação independente são preocupantes e decepcionantes. Acreditamos que o resultado é o certo, levando em consideração todos os fatos, circunstâncias e contexto trazidos à luz por a investigação abrangente deste período de 18 anos e nosso compromisso de manter os padrões adequados nos locais de trabalho da NBA – declarou Adam Silver, comissário da NBA, na ocasião da punição.

– Espero que a comunidade da NBA aproveite esta oportunidade para refletir sobre o que este grande jogo significa para as pessoas em todos os lugares e os valores de igualdade, respeito e inclusão que ele se esforça para representar. Independentemente da posição, poder ou intenção, nós todos precisam reconhecer o impacto corrosivo e prejudicial de linguagem e comportamento racialmente insensível e humilhante. Devemos fazer melhor – completou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Gauchão: Grêmio e Juventude empatam pelo jogo de ida da semifinal

Publicado

em

Grêmio e Juventude empataram em 1 x 1, na Arena, neste domingo (15/2), no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Gaúcho

Grêmio e Juventude empataram, neste domingo (15/2), por 1 x 1, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. A bola rolou com mando do Tricolor, na Arena. Com este resultado o duelo está igualado e as equipes entrarão em campo na volta sem vantagem. A segunda partida será disputada no próximo domingo (22/2), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O Grêmio saiu na frente da disputa, com gol ainda no primeiro tempo. Mas o Juventude reagiu na etapa seguinte, para correr atrás do prejuízo e desbancar a vantagem Tricolor.

As redes balançaram pela primeira vez na partida por meio de uma grande jogada, aos 39 minutos do primeiro tempo. Willian utilizou da experiência no futebol europeu e cruzou quase do meio campo. A bola preciou apenas triscar na cabeça de Tetê, para entrar no ângulo esquerdo do gol de Jandrei.

Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. A qualidade também não faltou pelo lado do Jaconero. Na marca do meio de campo, Gabriel Pinheiro tocou para Patryck, que invadiu sozinho pelo lado esquerdo. O meio-campista conduziu a bola até a área e chutou firme para deixar sem chances de bloqueio por Weverton.

No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) amplia o acesso à internet nas escolas rurais e indígenas. Das 411 escolas dessas modalidades em nosso Estado, 186 já estão conectadas, uma demonstração de cuidado com da política de inclusão digital dessas comunidades por parte do governo do Estado.

A expansão dessa conexão é viabilizada por meio de contratos firmados pela SEE e a partir da utilização de fibras ópticas e satelital, além da adesão a programas do governo federal voltados à conectividade educacional. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, enfatiza o chefe do departamento de tecnologias educacionais e da informação (Detei) da SEE, José Carlos Batista de Souza Neto.

Escola Santa Rita, em Xapuri, está entre as escolas rurais já conectadas. Foto: Cedida/Detei

Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas rurais e indígenas contempladas com conectividade. Até o mês de março a meta é contemplar mais 21 escolas.

Entre as 45 escolas já contempladas com conexão via satélite estão a João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

Técnicos trabalham para garantir conexões em escolas de difícil acesso do Estado. Foto: cedida/Detei

“Os desafios são muito significativos, já que muitas dessas escolas estão localizadas em regiões remotas, de dificílimo acesso sendo necessário, em alguns caso, o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, destaca o chefe de departamento.

Ele explica o planejamento técnico é muito específico para viabilizar a futura conexão educacional.

Conectividade garantir uma melhor aprendizagem aos alunos. Foto: cedida/Detei

“Mesmo diante das barreiras geográficas e estruturais, a expansão segue avançando. Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026, ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em todas as regionais do nosso Estado”, afirmou.

Além da conectividade das escolas rurais e indígenas, o governo do Acre, por meio da SEE, também irá garantir 33 laboratórios de informática para as escolas integrais, já incluindo as 25 que foram aprovadas para essa modalidade esse ano. “Nossa meta é fechar 100% das escolas de ensino médio com laboratórios agora em 2026”, garante o chefe do Detei.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo vence Botafogo e garante vaga para semifinal do Carioca

Publicado

em

O placar terminou em 2 x 1 para o time rubro-negro. Os gols foram de Paquetá e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza descontou

Botafogo x Flamengo se enfrentaram pelas quartas de final do Cariocão, neste sábado (15/2), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. O placar terminou 2 x 1 para o time rubro-negro, com gols de Paquetá, o primeiro dele após a volta, e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza marcou.

Com a vitória, o Rubro-Negro credenciou-se para enfrentar o Madureira nas semifinais do Cariocão. Vale lembrar que esta fase será disputada em jogos de ida e volta.

Comentários

Continue lendo