Cotidiano
Mutirão busca vacinar mais de 3,6 mil pessoas em comunidades de difícil acesso no Acre
Helicóptero do Ministério da Defesa levará agentes do PNI a comunidades de oito municípios entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Objetivo é atualizar aplicações previstas no calendário de vacinação

Operação Gota: público alvo é de mais de 3,6 mil pessoas no interior do Acre. Foto: cedida
Uma operação vai levar vacinas a 49 comunidades ribeirinhas e indígenas de oito municípios do Acre a partir desta sexta-feira (29). O objetivo é atualizar aplicações previstas no calendário de vacinação dos habitantes destas comunidades com doses contra raiva,sarampo e outras doenças.
Um helicóptero do Ministério da Defesa vai levar agentes do Plano Nacional de Imunizações do Acre (PNI-AC) aos locais para o mutirão que deve durar cerca de 17 dias.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a Operação Gota vai disponibilizar doses para toda a população das comunidades, que somam mais de 3,6 mil pessoas.
“A operação Gota é uma missão que é uma parceria do Ministério da Saúde, Ministério da Defesa, através do governo federal, o estado do Acre, entre outros estados da região norte do país”, explicou a coordenadora do PNI no estado, Renata Quiles, em entrevista à Rede Amazônica Acre.
Segundo a Sesacre, a operação vai passar pelos seguintes municípios:
- Sena Madureira – 29 de agosto a 2 de setembro
- Xapuri – 2 de setembro
- Tarauacá – 4 e 5 de setembro
- Feijó – 6 e 7 de setembro
- Jordão – 8 e 9 de setembro
- Cruzeiro do Sul – 10 de setembro
- Marechal Thaumaturgo – 11 e 12 de setembro
- Porto Walter – 13 e 14 de setembro
“Todas as vacinas que o Ministério da Saúde nos fornece serão levadas para essa missão. Para a população ribeirinha indígena, está incorporada ao calendário a vacina contra a raiva, não só diante de acidente. Ela já é uma vacina de rotina, então a gente espera reforçar a campanha de intensificação contra o sarampo, e também a vacina contra a raiva para os ribeirinhos”, acrescentou a coordenadora.

O objetivo é atualizar aplicações previstas no calendário de vacinação dos habitantes destas comunidades com doses contra raiva, sarampo e outras doenças. Foto: arquivo
Comentários
Cotidiano
Sem apoio do poder público, moradores do ramal do Cassirian reconstroem ponte em mutirão em Sena Madureira
Comunidade do km 17 se mobilizou para restabelecer tráfego e garantir acesso a serviços essenciais; obra foi feita com recursos e esforço próprios dos moradores

A situação levou os moradores da localidade a organizarem um mutirão para resolver o problema de forma imediata. Foto: captada
Como em demais regionais do Acre, os moradores do km 17 do ramal do Cassirian, em Sena Madureira, precisaram se mobilizar por conta própria neste fim de semana para reconstruir uma ponte e restabelecer o tráfego em uma importante região.
Sem apoio público, recursos financeiros, materiais ou qualquer tipo de serviço oficial, a própria comunidade se reuniu para executar o trabalho necessário e permitir a passagem de veículos e pedestres pelo trecho.
A iniciativa partiu dos próprios moradores, que enfrentavam dificuldades de deslocamento devido às condições da estrutura. A situação levou os moradores da localidade a organizarem um mutirãopara resolver o problema de forma imediata.

A própria comunidade se reuniu para executar o trabalho necessário e permitir a passagem de veículos e pedestres pelo trecho. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Porto Acre e Assermurb vencem e conquistam vagas nas semifinais
As equipes do Porto Acre e da Assermurb estão classificadas para as semifinais do Campeonato Rainhas da Bola de Futsal. O Porto Acre goleou o Borussia por 6 a 1 e a Assermurb derrotou o Veneza por 6 a 4 neste domingo, 22, na quadra do Colégio Lourenço Filho.
Nas outras partidas da rodada, as Boleiras golearam o RB HuniKuin por 19 a 0 e o Real Sociedade bateu o Calafate por 4 a 1.
“Tivemos mais uma rodada com bons jogos. Porto Acre e Assermurb estão classificados e no próximo fim de semana teremos a definição das outras equipes nas semifinais”, disse o coordenador do Rainhas da Bola, professor Marcelo Fontenele.
Comentários
Cotidiano
Ulisses Torres monta o Rio Branco sem peças importantes
Um treino de bolas paradas neste domingo, 22, no José de Melo, marcou o fechamento da preparação do Rio Branco para o jogo contra o Santa Cruz. A partida de abertura da 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 será realizada nesta segunda, 23, a partir das 18 horas, no Tonicão.
“Não temos um elenco com muitas opções, mas tentamos montar uma equipe competitiva. A partida contra o Santa Cruz será difícil porque o time é bem estruturado”, comentou Ulisses Torres.
6 desfalques
O Estrelão não poderá contar com o volante Léo, o meia Matheus Nego e o atacante Gabriel, todos suspensos. O lateral Dudu, o meia Dheryke e o atacante Marllon, lesionados, também são desfalques.
“Perdi mais de meio time. São jogadores importantes e não adianta ficar lamentado”, afirmou o treinador.
Pouco utilizados
Ulisses Torres não divulgou os titulares do Estrelão. Contudo, a tendência é pela escalação de atletas pouco utilizados nas primeiras partidas e esse acaba sendo o momento ideal para os mesmos mostrarem o motivo das “reivindicações” nos bastidores.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES



Você precisa fazer login para comentar.