Conecte-se conosco

Cotidiano

Mudas de árvores florestais e frutíferas são plantadas no Dia Mundial da Água

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), promoveu nessa sexta-feira (22) uma atividade pelo Dia Mundial da Água, que este ano tem como tema ‘A Água nos Une, o Clima nos Move’.

Nassarela: “”Isso se faz com ação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Por causa da data a Demeia deu continuidade no plantio de mudas em quatro hectares da Área de Preservação Permanente (APP) do Tibutário do Igarapé Fidêncio.

Com as 500 mudas de espécies florestais e frutíferas o local será reflorestado proporcionando não apenas beneficios ambientais, mas também promovendo educação ambiental e sensibilização comunitária.

“Isso não se faz só com pensamento, se faz com ação, com trabalho. Nós estamos fazendo a nossa parte, esperando que a população do Juarez Távora, nos ajude a preservar essas árvores”, destacou o secretário da Semeia, Calos Nasserala.

Joabe: “A preservação começa pela limpeza” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“A preservação do meio ambiente, dos mananciais, começa também pela limpeza. Então o prefeito de Rio Branco tem investido muito nessa área do meio ambiente e na limpeza que a gente faz parte”, disse o secretário de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira.

O prefeito e os secretários do Meio Ambiente, de Cuidados com a Cidade, da Agricultura e a pequena Ariele ajudaram a plantar as mudas das árvores às margens do Igarapé Fidêncio.

“Isso é um exemplo bastante claro que a Semeia com a SMCCI e toda a nossa equipe da prefeitura estão mostrando. Precisamos fazer isso mesmo em todos os nossos rios e igarapés que cortam a nossa cidade, nosso compromisso é de plantar mudas de árvore e refazer as matas ciliares que não foram preservadas, que foram destruídas. Com isso, com certeza, a gente vai melhorar a questão da produção de água”, disse o prefeito.

Nosso compromisso é plantar” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Para os moradores do bairro, a data e o gesto será lembrado por gerações.

“Quando estamos com calor procuramos algum lugar que tenha sombra de uma árvore né? Parabéns ao prefeito, Semeia, Secretaria de Cuidados com a Cidade por estarem mantendo limpo esse córrego, que é a área deles. Quem ganhou com isso foi a população que tá muito feliz”, finalizou o presidente do bairro Evandro Guedes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

FFAC realiza ajustes na tabela do Campeonato Estadual

Publicado

em

FFAC realiza ajustes na tabela do Campeonato Estadual

O departamento de competições da Federação de Futebol do Acre(FFAC) realizou ajustes na tabela da primeira fase do Campeonato Estadual Sicredi 2026 para atender um pedido do Independência. 

“O Independência joga contra o Águia, em Marabá, no Pará, nesta quarta(25) pela Copa do Brasil e retorna na sexta(27). A partida contra a Adesg estava programada para sábado(28), mas fizemos a mudança para segunda(2)”, explicou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Jogo da TV

A partida entre Vasco e Galvez marcada para quinta, 26, será disputada no sábado, 28, às 15 horas, no Tonicão.

“Precisamos realizar ajustes nas duas últimas rodadas. Vasco e Galvez mudou por causa da televisão e por isso o jogo vai ser realizado no sábado”, afirmou Leandro Rodrigues.

Últimos jogos

Humaitá x São Francisco

Nesta terça, 24, a partir das 18 horas, Arena da Floresta

Galvez x Vasco

No sábado, 28, às 15 horas, na Arena da Floresta

Adesg x Independência

Na segunda, 2, às 18 horas, no Tonicão

São Francisco x Vasco

Independência x Galvez

Na quinta, 5, a partir das 17 horas, na Arena

Humaitá x Rio Branco

Santa Cruz x Adesg

No sábado, 7, a partir das 15 horas, no Tonicão

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

TJD programa para sexta o julgamento “caso Manga”

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Manga foi pré-relacionado pelo Vasco sem cumprir suspensão

O Tribunal de Justiça Desportiva(TJD) da Federação de Futebol do Acre (FFAC) programou para sexta, 27, às 15 horas, na sede da FFAC, o julgamento do “caso Manga”.

Entenda o caso

A Adesg impetrou um recurso contra o Vasco no dia 28 de janeiro no TJD da FFAC com base no Art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva(CBJD) por ter supostamente relacionado o atleta Matheus da Silva Azeredo Brandão(Manga) na partida do dia 24 de janeiro pela fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco venceu a partida por 3 a 1 e os dirigentes do Leão trabalham pela perda dos pontos.

Suspenso pelo São Francisco

O meia Manga foi expulso nas finais do Campeonato Estadual da 2ª Divisão de 2025 quando atuava pelo São Francisco. O atleta foi julgado no processo 115 de 2025 e suspenso por dois jogos.

“O atleta não podia ser relacionado antes de cumprir a punição como consta nos documentos anexos ao recurso e por isso resolvemos entrar com ação no TJD”, explicou o advogado da Adesg, Atevaldo Santana.

Complica o Vasco

Faltando dois jogos para o fechamento da fase de classificação do Campeonato Estadual, o Vasco ocupa a 6ª colocação somando 4 pontos. Se perder os pontos da vitória, o Vasco vai para a lanterna do Estadual com 1 ponto e passa a correr um sério risco de rebaixamento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá joga contra o São Francisco e pode assumir liderança

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O volante Kaike(5) é uma peça importante no Humaitá

O Humaitá joga contra o São Francisco nesta terça, 24, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, pela 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 e se vencer assumirá a liderança.

Humaitá

O técnico Rogério Pina poderá contar com elenco completo. Contudo, o comandante do Tourão deixou para confirmar os titulares somente na Arena.

O meia Everthon completamente recuperado de uma lesão no tornozelo, pode ser a novidade da equipe para começar o jogo.

São Francisco

O São Francisco, último colocado somando 3 pontos, precisa vencer para seguir com chances de disputar o Estadual da 1ª Divisão em 2027.

O técnico Daniel Pereira deixou o comando Católico e a equipe terá um treinador interino na partida.

No comando

Fabio Santos apita Humaitá e São Francisco. Renô Lorêdo e Verônica Severino serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo