Conecte-se conosco

Cotidiano

Mudas de árvores florestais e frutíferas são plantadas no Dia Mundial da Água

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), promoveu nessa sexta-feira (22) uma atividade pelo Dia Mundial da Água, que este ano tem como tema ‘A Água nos Une, o Clima nos Move’.

Nassarela: “”Isso se faz com ação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Por causa da data a Demeia deu continuidade no plantio de mudas em quatro hectares da Área de Preservação Permanente (APP) do Tibutário do Igarapé Fidêncio.

Com as 500 mudas de espécies florestais e frutíferas o local será reflorestado proporcionando não apenas beneficios ambientais, mas também promovendo educação ambiental e sensibilização comunitária.

“Isso não se faz só com pensamento, se faz com ação, com trabalho. Nós estamos fazendo a nossa parte, esperando que a população do Juarez Távora, nos ajude a preservar essas árvores”, destacou o secretário da Semeia, Calos Nasserala.

Joabe: “A preservação começa pela limpeza” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“A preservação do meio ambiente, dos mananciais, começa também pela limpeza. Então o prefeito de Rio Branco tem investido muito nessa área do meio ambiente e na limpeza que a gente faz parte”, disse o secretário de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira.

O prefeito e os secretários do Meio Ambiente, de Cuidados com a Cidade, da Agricultura e a pequena Ariele ajudaram a plantar as mudas das árvores às margens do Igarapé Fidêncio.

“Isso é um exemplo bastante claro que a Semeia com a SMCCI e toda a nossa equipe da prefeitura estão mostrando. Precisamos fazer isso mesmo em todos os nossos rios e igarapés que cortam a nossa cidade, nosso compromisso é de plantar mudas de árvore e refazer as matas ciliares que não foram preservadas, que foram destruídas. Com isso, com certeza, a gente vai melhorar a questão da produção de água”, disse o prefeito.

Nosso compromisso é plantar” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Para os moradores do bairro, a data e o gesto será lembrado por gerações.

“Quando estamos com calor procuramos algum lugar que tenha sombra de uma árvore né? Parabéns ao prefeito, Semeia, Secretaria de Cuidados com a Cidade por estarem mantendo limpo esse córrego, que é a área deles. Quem ganhou com isso foi a população que tá muito feliz”, finalizou o presidente do bairro Evandro Guedes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acre deve ter chuvas acima da média em janeiro, segundo previsão do Inmet

Publicado

em

Instituto alerta para volumes até 50 mm acima do histórico, com calor intenso e risco de chuva forte em curtos períodos. Cenário se repete em outros estados da Região Norte

Os volumes de chuva no Acre podem superar a média climatológica em até 50 milímetros, favorecendo a recarga hídrica de rios, igarapés e do solo. Foto: arquivo 

O Acre inicia 2026 sob influência de um regime climático mais úmido que o habitual, com previsão de chuvas acima da média histórica ao longo de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os volumes podem superar a média em até 50 milímetros, favorecendo a recarga hídrica de rios e solo, em um cenário que também inclui temperaturas elevadas e risco de precipitações intensas em curtos intervalos.

A condição se estende a outros estados da Região Norte, como Amazonas, Amapá e Rondônia, enquanto áreas do sul de Roraima e centro-sul do Tocantins devem registrar índices abaixo do normal. O calor acima da média também está previsto para a região, embora de forma menos intensa do que em Tocantins e Pará.

No restante do país, o padrão é desigual: o Nordeste enfrentará um janeiro mais seco, o Centro-Oeste terá chuvas volumosas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Sudeste terá excesso de precipitação em São Paulo e sul de Minas, e o Sul deve registrar chuvas acima da média na maior parte dos estados.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez enfrenta o Grêmio em duelo decisivo pelo grupo 2 da Copa São Paulo

Publicado

em

O Galvez enfrenta o Grêmio nesta segunda, 5, a partir das 14 horas(hora Acre), na Arena da Plínio Marin, em Votuporanga, interior de São Paulo, em um duelo decisivo para os acreanos pelo grupo 2 da Copa São Paulo. O Imperador perdeu na estreia por 2 a 1 para o Votuporanguense e somente um triunfo contra os Gaúchos vai manter as chances de classificação.

Sem mudanças

O técnico Eriano Santos comandou treinamentos leves e resolveu manter a equipe.

“Não podemos cometer os mesmos erros do primeiro tempo do jogo de estreia. Precisamos manter o nosso padrão e ter o máximo de atenção na marcação”, disse o treinador do Galvez.

Outra partida

Na outra partida do grupo 2, o Votuporanguense joga contra o Falcon, de Sergipe, na Arena Plínio Marin, a partir das 16h15(hora Acre).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg muda o preparador físico próximo da estreia

Publicado

em

A diretoria da Adesg resolveu mudar o preparador físico para a disputa do Campeonato Estadual. Por problemas particulares, Jorge Henrique deixa o Leão e Bruno Felipe, ex-Independência, assume o trabalho.

“Não tínhamos a intenção de mudar, mas foi necessário. O Bruno Felipe trabalhou na Adesg na última temporada e sabemos a qualidade do profissional”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Dois períodos

O elenco da Adesg inicia a semana de trabalho nesta segunda, 5, com treinamentos em dois períodos. A equipe estreia no Estadual contra Humaitá na quinta, 18, na Arena da Floresta.

Último amistoso

A Adesg vai enfrentar o Rio Branco no sábado, 10, no último amistoso da fase de preparação.

Comentários

Continue lendo