Cotidiano
Mortes maternas por Covid-19 em 2021 já são maiores que em 2020
O número de mortes maternas confirmadas por Covid-19 em 2021 (494 mortes) já ultrapassa o total de mortes maternas de 2020 inteiro por Covid-19 (457 mortes).

Por
Os números são do recém-lançado Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19), mostrando que no Acre foram registrados 15 internações maternas com duas mortes. Metade dos casos foi parar na UTI e 28,57% das internadas tiveram de ser intubadas.
Outro fato gravíssimo: desde o início da pandemia, aproximadamente uma em cada quatro gestantes e puérperas mortas com SARS-Cov-2 não tiveram acesso a unidades de terapia intensiva (UTI) e 34% não foram intubadas, derradeiro recurso terapêutico que poderia salvá-las.
O Observatório visa a dar visibilidade aos dados desse público específico e oferecer ferramentas para análise e fundamentação de políticas para atenção à saúde de gestantes e puérperas em relação ao novo coronavírus.
O OOBr Covid-19 foi criado e é mantido por Rossana Pulcineli Vieira Francisco (docente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Sogesp), Agatha Rodrigues (docente do Departamento de Estatística da UFES) e Lucas Lacerda (estudante de graduação em Estatística na UFES).
Entre março de 2020 e 28 de abril passado (quando da mais recente atualização da base de dados SIVEP-Gripe do Ministério da Saúde), são 10.818 casos de síndrome respiratória aguda grave por Covid com 951 óbitos (8,4%).
Isso sem contar outros 10.416 de registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com 261 mortes entre gestantes e puérperas, que, na avaliação dos pesquisadores, podem ser também episódios de SARS-Covid-19.
Ainda sobre os óbitos, a média de óbitos semanal em 2020 é 10.16 por semana (457 óbitos em 2020 por 45 semanas epidemiológicas). Em 2021, a média de óbitos por semana é 30.88 por semana (494 óbitos em 2021 por 16 semanas epidemiológicas).
Comentários
Cotidiano
Real Sociedade e Assermurb avançam e semifinais estão definidas
Real Sociedade e Assermurb estão classificados para as semifinais do Campeonato Rainhas da Bola de Futsal Feminino. Nas partidas da última rodada da fase de classificação neste domingo, 1º de março, na quadra do Colégio Lourenço Filho, o Real Sociedade venceu o Porto Acre por 4 a 2 e a Assermurb bateu as Boleiras por 5 a 3. Cumprir tabela Nos confrontos para cumprir tabela, …
O post Real Sociedade e Assermurb avançam e semifinais estão definidas apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Cantor sertanejo Sorocaba escapa de bombardeio em aeroporto de Dubai. Veja o vídeo
Sorocaba, da dupla com Fernando, contou os detalhes do ocorrido em vídeo publicado nas redes sociais. Veja
O cantor sertanejo Sorocaba, que faz dupla com Fernando, revelou que escapou “por pouco” do bombardeio que atingiu o aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes. A região foi atingida nesse sábado (28/2), em meio ao conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã.
Nas redes sociais, o artista publicou um vídeo dando detalhes do ocorrido: “Olha que loucura! A gente estava dois dias atrás no aeroporto de Dubai, exatamente no terminal que caiu a bomba no aeroporto. Graças a Deus, não machucou ninguém, mas um baita susto a galera levou lá. Foi um livramento”.
“A gente chegou aqui no Japão e ficamos sabendo que, depois de dois dias, que tinha estourado essa guerra. A gente estava na Índia, conectou em Dubai, nesse terminal que ‘deu rolo’, e partimos para o Japão. Escapamos por dois dias! Deus cuidando da gente sempre”, completou Sorocaba.
Atualmente, Sorocaba segue em viagem pelo Japão. Nesse sábado (28/2), o cantor publicou um registro de um passeio gastronômico no país.
Comentários
Cotidiano
Goleiro Bruno deixa Vasco do Acre e jogará por time amador de MG
O anúncio foi feito pelo Menezes Esporte Clube, nesse sábado (28/2). Bruno assinou o contrato neste domingo (1º/3)
O goleiro Bruno está de clube novo. Nesse sábado (28/2), o Menezes Esporte Clube, time amador de Minas Gerais, oficializou a contratação do arqueiro. Anteriormente, o atleta estava no Vasco do Acre, onde disputou partida da 1ª fase da Copa do Brasil.
O jogador foi anunciado oficialmente pelo clube em divulgação nas redes sociais. Na postagem, a equipe agradece ao goleiro por todo esforço feito para que a contratação do mesmo fosse concretizada.
A última partida oficial do goleiro Bruno foi em 19 de fevereiro, pela 1ª fase da Copa do Brasil. Na ocasião, o arqueiro jogou pelo Vasco do Acre diante do Velo Clube. Durante os 90 minutos o confronto terminou empatado em 1 x 1. Nos pênaltis, Bruno defendeu dois pênaltis e converteu uma cobrança. Mesmo assim, o Vasco do Acre foi superado por 3 x 2.
Após esta partida, Bruno deixou o clube, tendo uma passagem relâmpago pela equipe. Agora, ele irá participar do Campeonato Municipal da 1ª divisão de Ribeirão das Naves, munícipio localizado em Minas Gerais.



Você precisa fazer login para comentar.