Conecte-se conosco

Cotidiano

Morre Monteirinho, o ‘forrozeiro da floresta’, voz histórica do Acre e ativista ao lado de Chico Mendes

Publicado

em

Cantor e acordeonista acreano faleceu aos 76 anos; legado une defesa da Amazônia e sucessos como ‘Bicharada’ e ‘A Luta Não Foi em Vão’

Nascido no Seringal Cachoeira, em Xapuri, Monteirinho atuou ao lado de Chico Mendes na luta pela preservação da floresta e dos povos tradicionais. Foto: captada 

Morreu na última quinta-feira (25), aos 76 anos, o cantor e acordeonista Francisco Monteiro de Morais, o Monteirinho, conhecido como o ‘forrozeiro da floresta’. Artista popular e ativista histórico, ele era uma das vozes mais emblemáticas do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre e deixou um legado que une música e defesa da Amazônia.

Nascido no Seringal Cachoeira, em Xapuri, Monteirinho atuou ao lado de Chico Mendes na luta pela preservação da floresta e dos povos tradicionais. Em mais de cinco décadas de carreira, embalou gerações com forrós que falavam da vida na selva, dos rios e das lutas sociais. Seus maiores sucessos, como “Bicharada” e “A Luta Não Foi em Vão”, permanecem disponíveis no YouTube e são cantados como hinos regionais.

Quem era Monteirinho:

Francisco Monteiro de Morais, conhecido como Monteirinho, foi um cantor, acordeonista e ativista acreano. Ele faleceu na quinta-feira, 25 de [mês não especificado], aos 76 anos de idade. Era conhecido pelo apelido de “forrozeiro da floresta”.

Legado e Atuação:

Monteirinho era uma das maiores vozes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre. Seu legado é tanto cultural quanto social. O PT, em suas redes sociais, o descreveu como um “homem simples, de sorriso largo e sanfona sempre a postos”, destacando que sua música animava o povo “nos seringais, nas colônias e nas cidades” por mais de cinco décadas.

Trajetória e Ativismo:

Nascido no Seringal Cachoeira, em Xapuri (interior do Acre), Monteirinho compreendeu cedo o conceito de “florestânia” (a cidadania da floresta). Essa consciência o levou a atuar ao lado do lendário líder seringueiro Chico Mendes na defesa da Floresta Amazônica.

Carreira Musical:

Foi através da música que ele deixou sua maior herança. Suas canções não apenas celebravam as maravilhas da Amazônia, mas também alertavam para problemas ambientais e sociais, como a seca do Rio Acre. Sua música era uma forma de resistência, fortalecimento e esperança.

Principais Sucessos:

Dentre seus maiores sucessos estão as músicas “Bicharada” e “A Luta Não Foi em Vão”, que estão disponíveis no YouTube. O velório e o enterro do artista aconteceram na capital do estado.

Em nota, o PT acreano destacou:

“Homem simples, de sorriso largo e sanfona sempre a postos para animar a vida da nossa gente. Monteirinho cantava para resistir, para fortalecer e para lembrar que a vida é dura, mas também cheia de esperança”.

O velório e sepultamento ocorreram em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)

Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.

“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.

Treinamento tático

Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.

Mais duas peças

O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.

“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão

A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.

“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.

Dois períodos 

O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Melhorar o elenco

A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Publicado

em

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão

O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).

“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.

Muito orgulho

Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.

“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Comentários

Continue lendo