Conecte-se conosco

Cotidiano

Moradores de Feijó liberam BR-364 após protesto por melhorias no hospital

Publicado

em

Interdição durou até as 13h desta quarta; população reclama da falta de estrutura e denuncia negligência após morte de adolescente

No atual local de atendimento, entre as principais reclamações estão a falta de médicos, medicamentos e equipamentos básicos, além da demora em atendimentos de urgência e emergência.

A BR-364, interditada na manhã desta quarta-feira (21) por moradores de Feijó (AC), foi totalmente liberada pouco depois das 13h, conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Manifestantes bloquearam a rodovia com pneus, madeira e uma tenda, reivindicando melhorias no atendimento e na estrutura do Hospital Geral da cidade.

Obras paradas e falta de recursos

As obras do novo hospital em Feijó estão paralisadas há meses. No atual local, os pacientes enfrentam falta de médicos, medicamentos, equipamentos básicos e demora em atendimentos de urgência.

Morte de adolescente amplia revolta

O protesto também foi motivado pela morte do adolescente Diogo Albuquerque, 12 anos, que faleceu de sepse no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no último sábado (17). Ele havia sofrido um acidente de bicicleta e foi atendido inicialmente no Hospital de Feijó. A mãe do garoto, Isaquilene de Sousa, acusa a unidade de negligência. O Ministério Público do Acre abriu investigação para apurar o caso.

Enquanto isso, a população cobra soluções imediatas para a precariedade do serviço de saúde no município.

A morte de Diogo gerou comoção na comunidade de Feijó, especialmente entre colegas, professores e familiares, que lamentam profundamente a perda precoce do estudante.

O adolescente Diogo Albuquerque, de 12 anos, faleceu no último sábado, 17 de maio, vítima de uma infecção generalizada no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Ele havia sofrido um acidente de bicicleta no dia 11 de maio, na cidade de Feijó, onde residia, resultando em um ferimento na perna direita.

Diogo foi inicialmente atendido no Hospital de Feijó, onde passou por suturas e recebeu medicação, sendo liberado logo após os primeiros cuidados. No entanto, com a piora do quadro clínico nos dias seguintes, a família buscou novo atendimento médico. Após nova avaliação, o adolescente foi internado no dia 15 de maio, ainda em Feijó.

Diante da gravidade do caso, foi solicitada a transferência do paciente para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. O translado ocorreu por UTI aérea no dia 17, mas, infelizmente, Diogo faleceu na mesma data, já na unidade hospitalar.

Protesto pede melhorias em hospital de Feijó, no interior do Acre. Foto: Reprodução

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Ex-jogador do Flamengo, Léo Moura estará na final da Copa SEST SENAT

Publicado

em

A diretora do SEST SENAT Rio Branco, Daniely Vale, confirmou a presença do ex-lateral do Flamengo e ídolo do futebol brasileiro, Léo Moura, nas finais da Copa SEST SENAT, que acontecem nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6 de dezembro, na capital acreana.

Considerada a maior competição de futebol amador do Brasil, a Copa SEST SENAT chega ao seu momento decisivo reunindo atletas e torcedores de toda a região. As semifinais das categorias masculino e feminino serão realizadas nesta sexta-feira (5), com portões abertos a partir das 15h. As finais acontecem no sábado, com programação a partir das 14h.

Segundo Daniely Vale, a participação de Léo Moura torna o evento ainda mais especial. “Ter a presença de um ícone como Léo Moura engrandece a Copa SEST SENAT e motiva ainda mais nossos atletas e o público. Estamos preparando uma grande festa, com esporte, lazer e integração para toda a família”, afirmou a diretora.

Além das partidas decisivas, o evento contará com uma programação completa para o público, que inclui apresentações de bandas locais, brinquedos para crianças — entre eles uma roda-gigante —, lanches gratuitos e sorteio de brindes.

Os destaques ficam por conta do sorteio de passagens aéreas e de uma moto Honda zero quilômetro. Durante o evento, haverá linhas de ônibus saindo a cada 30 minutos do Terminal Urbano para o SEST SENAT.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Detran-AC notifica motoristas com risco de suspensão da CNH e exige defesa até 3 de janeiro

Publicado

em

Edital publicado no Diário Oficial desta quinta (4) convoca condutores autuados para apresentarem defesa prévia; ausência de manifestação pode resultar em julgamento à revelia e penalidades unificadas de multa e suspensão

O Detran informa que as defesas podem ser protocoladas pelo site oficial do órgão ou presencialmente, além das Ciretrans, dentro dos horários e prazos de atendimento. Foto: arquivo

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, um edital de notificação que convoca motoristas autuados por infrações passíveis de suspensão do direito de dirigir a apresentarem defesa prévia até 3 de janeiro de 2026.

De acordo com o documento, proprietários, possuidores e principais condutores dos veículos listados devem protocolar a defesa por escrito ou indicar o real condutor infrator no prazo estabelecido. As autuações mencionadas geram processos administrativos que podem resultar, de forma unificada, nas penalidades de multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O órgão informa que as defesas podem ser enviadas pelo site oficial do Detran-AC ou protocoladas presencialmente na sede (Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera) ou nas Ciretrans, dentro dos horários de atendimento. O edital alerta sobre as consequências da ausência de manifestação no prazo legal:

  • A não apresentação de defesa resultará em julgamento do processo à revelia;

  • Caso o proprietário ou principal condutor (pessoa física) não indique o real condutor, será considerado o infrator;

  • Defesas não apresentadas, não conhecidas ou não acolhidas permitem ao Detran-AC aplicar as penalidades cabíveis;

  • O pagamento da multa não impede a aplicação da suspensão.

A convocação reforça a importância de os motoristas regularizarem suas situações para evitar a perda temporária do direito de dirigir.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Justiça Eleitoral absolve prefeito e vice de Porto Walter de acusação de compra de votos

Publicado

em

A 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul considerou improcedente ação que alegava captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2024; juíza entendeu que acusações não tinham provas materiais ou testemunhais robustas

A representação havia sido proposta por Alsineis José Gonçalves da Silva, então candidato a prefeito, e pela Coligação Unidos por Porto Walter, composta por PDT, PSB, MDB e Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Foto: captada 

A 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul decidiu, nesta quinta-feira (4), pela improcedência da ação que acusava o prefeito de Porto Walter, Sebastião Nogueira de Andrade, e o vice, Guarsonio Carlos Melo de Souza, de captação ilícita de sufrágio – a chamada compra de votos – nas eleições municipais de 2024. A representação havia sido proposta pelo ex-candidato a prefeito Alsineis José Gonçalves da Silva e pela Coligação Unidos por Porto Walter (PDT, PSB, MDB e FE Brasil).

Os autores alegavam que os eleitos teriam praticado compra de votos no período eleitoral. A defesa dos representados, porém, sustentou que as acusações eram genéricas, sem comprovação e baseadas em interpretações subjetivas de vídeos anexados ao processo. A contestação afirmou que as gravações não mostravam pedidos de votos, oferta de vantagens ou qualquer participação dos acusados em condutas irregulares.

Na decisão, a juíza eleitoral Rosilene de Santana Souza concordou com os argumentos da defesa e entendeu que as alegações careciam de respaldo probatório. Segundo ela, não havia elementos capazes de demonstrar a anuência dos réus com a compra de votos. A magistrada ressaltou a necessidade de provas materiais e testemunhais robustas para justificar a cassação de mandatos.

O advogado do prefeito, Yzaahu Paiva, comemorou a decisão:

— A decisão foi dentro do que esperávamos, não havia provas da participação do prefeito em qualquer ato ilícito. O Judiciário optou por respeitar a soberania do voto.

Com o resultado, Sebastião Nogueira e Guarsonio Melo seguem mantidos nos cargos para os quais foram eleitos em 2024.

Com o resultado, Sebastião Nogueira e Guarsonio Melo seguem mantidos nos cargos para os quais foram eleitos pela população de Porto Walter em 2024. Foto: internet 

Comentários

Continue lendo