Conecte-se conosco

Cotidiano

Ministros do Supremo veem “traição” do governo em aprovação de PEC e dizem que “lua de mel acabou”

Publicado

em

Papel do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), teria sido criticado, segundo fontes ouvidas pela CNN

CNN-Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) viram “traição” do governo Lula na aprovação da PEC que limita decisões individuais na Corte e dizem, nos bastidores, que “acabou a lua de mel” com o Palácio do Planalto.

À CNN, um magistrado afirmou, em caráter reservado, que o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), desempenhou um “papel lamentável” na sessão desta quarta-feira (22).

A avaliação de integrantes do Supremo é que, embora tenha dito que o governo não emitiria posição sobre a proposta, Wagner deu sinal verde à base governista ao declarar voto favorável ao texto.

O resultado da sessão mostrou que senadores alinhados ao Planalto foram fundamentais para que a PEC tivesse 52 votos — três a mais do que o mínimo necessário.

De acordo com relatos feitos à CNN, a posição favorável de Wagner à PEC provocou a ira dentro do Supremo. Ministros chegaram a ligar para o time palaciano e para senadores que estavam no plenário em busca de explicações.

Ouviram, no entanto, que o movimento não havia sido combinado com o Planalto e que, assim como na Corte, ali também estavam todos surpresos.

Em outra frente, ainda durante o dia, antes do início da sessão, chegou ao Supremo a informação de que senadores teriam sido informados de um “acordo” com o tribunal para aprovar a proposta.

À CNN, ministros negaram qualquer tipo de acerto sobre a aprovação da PEC.

A avaliação no Supremo é que, agora, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve deixar a proposta na gaveta.

Senadores ouvidos pela CNN disseram que Wagner justificou o movimento como necessário para que o governo consiga apoio na Casa a matérias da pauta econômica.

O aceno de Wagner e de outros senadores da base governista à proposta capitaneado pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi considerado fundamental para evitar a derrota do Planalto em propostas consideradas essenciais pelo time do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Juruá permanece estável, mas Defesa Civil alerta para possível elevação em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Manancial está em 13,43 metros; monitoramento passa a ser feito por régua instalada no bairro da Várzea

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, marcou 13,43 metros nesta quarta-feira (4), conforme a Defesa Civil Municipal. O nível é o mesmo registrado desde a manhã de terça-feira (3), às 9h, indicando estabilidade momentânea do manancial. Apesar disso, a tendência ainda é de elevação.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Júnior Damaceno, a expectativa de subida está relacionada à chegada das águas provenientes dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. “O rio está estabilizado desde ontem, mas a tendência é de subir hoje ainda, porque a água de Porto Walter e de Marechal Thaumaturgo vai chegar até aqui”, explicou.

Desde a terça-feira, a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, passou a realizar a medição do nível do Rio Juruá por meio de uma régua instalada no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul. A medida foi adotada devido a falhas, inconsistências e oscilações nas leituras do aplicativo HidroWeb, administrado pela Agência Nacional das Águas (ANA).

Segundo o coordenador de desastres da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, Iranilson Neri, a diferença entre a régua física e o sistema chegou a 13 centímetros. “Diante disso, optamos pela medição direta por meio da régua”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Acre

Publicado

em

Aviso de perigo potencial prevê volumes elevados de chuva e ventos fortes até sábado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (4) um aviso meteorológico de chuvas intensas, classificado com grau de severidade perigo potencial. O alerta é válido a partir das 9h24 e segue até às 10h do próximo sábado (7).

De acordo com o Inmet, o aviso prevê a ocorrência de chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros ao longo do dia. O alerta também inclui a possibilidade de ventos intensos, com rajadas que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora.

O órgão reforça que, apesar de o grau de severidade ser considerado de perigo potencial, há risco de transtornos pontuais, como alagamentos, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Estado divulga resultado final da prova objetiva de processo seletivo da Educação

Publicado

em

Seleção visa contratação temporária de profissionais para a rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) divulgaram nesta quarta-feira (4) o resultado final da prova objetiva do processo seletivo simplificado destinado ao provimento de cargos temporários na rede estadual de ensino do Acre.

O certame é regido pelo Edital nº 001 SEAD/SEE, de 29 de outubro de 2025, e o resultado foi oficializado por meio do Edital nº 007 SEAD/SEE, publicado pela administração estadual. A seleção tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da Secretaria de Educação e Cultura, atendendo demandas temporárias da pasta em diversas áreas.

De acordo com o edital, os candidatos que participaram do processo seletivo e que tiverem dúvidas ou necessidade de esclarecimentos sobre o resultado final da prova objetiva devem entrar em contato diretamente com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca organizadora do certame.

O atendimento é realizado pelo Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), por meio do telefone (61) 3201-6225, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, no horário das 8h às 15h.

Comentários

Continue lendo