Cotidiano
Ministro dos Transportes anuncia que nova CNH deve entrar em vigor ainda em 2025
Reforma da Carteira Nacional de Habilitação trará mudanças no formato, validade e requisitos; anúncio oficial deve ocorrer nos próximos meses

A modernização do documento incluirá mudanças em seu formato, prazo de validade e requisitos para emissão, com objetivo de simplificar processos e aumentar a segurança contra fraudes.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o projeto da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve entrar em vigor ainda em 2025, após o encerramento da consulta pública no próximo domingo, 2 de novembro. A proposta, segundo o ministro, busca reduzir custos e simplificar o processo para obtenção do documento.
Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, na última quarta-feira, 29, Renan destacou que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, o que evidencia a necessidade de mudanças.
“Hoje, o processo de obtenção da CNH é muito caro e burocrático. O governo quer simplificar e tornar esse direito acessível, principalmente para quem precisa dirigir para trabalhar”, afirmou o ministro.
Atualmente, o custo para tirar a CNH varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, conforme o Ministério dos Transportes. Pelo novo modelo, as aulas em autoescolas deixarão de ser obrigatórias, mas o candidato continuará precisando passar pela prova teórica e prática.
O curso teórico — que inclui conteúdos sobre legislação, direção defensiva, cidadania e meio ambiente — será oferecido gratuitamente e de forma online, permitindo que o cidadão estude onde e quando quiser.
“O objetivo é acabar com a obrigatoriedade das 45 horas-aula teóricas e das 20 práticas, sem comprometer a segurança. A ideia é confiar mais no cidadão e reduzir custos desnecessários”, explicou Renan Filho.
Outra mudança prevista é a autorização para que os candidatos aprendam em veículos automático, algo inédito no país.
“Hoje, o Brasil é um dos poucos países que ainda exige que o aluno aprenda a dirigir apenas em carros manuais, quando 80% dos veículos novos vendidos são automáticos. Isso precisa mudar”, completou o ministro.
Principais mudanças previstas
- Formato digital: Versão física e digital integradas
- Validade estendida: Possibilidade de prazos mais longos para condutores sem infrações
- Maior segurança: Elementos antifraude e integração com bases nacionais
- Processos digitais: Renovação e emissão por meio de plataformas online
Próximos passos
-
Encaminhamento de medida provisória ou projeto de lei ao Congresso
-
Regulamentação por resolução do Contran
-
Adaptação pelos Detrans estaduais
A consulta pública sobre o projeto vai até o dia 2 de novembro, e o governo reunirá as contribuições da sociedade antes de definir o texto final. Depois disso, serão realizadas audiências públicas para aprofundar a discussão, em um processo que deve durar mais de 30 dias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já autorizou a continuidade do debate sobre o fim da obrigatoriedade das autoescolas. A proposta também conta com apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), que se manifestou nas redes sociais em defesa da medida.
“Essa é uma discussão necessária. O custo para tirar a CNH é muito alto, e isso acaba excluindo milhões de brasileiros. Modernizar o processo é uma forma de garantir mais igualdade”, escreveu ele na plataforma X (antigo Twitter).
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz derrota o ProSol e conquista o título da MGF Cup

Foto divulgação: Santa Cruz marcou 19 gols na campanha da conquista do título
O Santa Cruz derrotou o ProSol por 2 a 1 neste sábado, 13, no estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná, e de maneira invicta conquistou o título da MGF Cup na categoria Sub-16. Samuel e Dheimeson marcaram os gols da conquista da Capivara.
“O Santa Cruz é um time formador e esse é o principal objetivo. Conquistar títulos é uma consequência do trabalho e serve para provar a qualidade dos nossos atletas”, declarou o técnico Maydenson Costa.
Comentários
Cotidiano
Galvez enfrenta o Votuporanguense na estreia da Copa São Paulo

Foto Glauber Lima: Galvez faz a última fase da preparação no interior de São Paulo
O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol(FPF) divulgou neste sábado, 13, a tabela da Copa São Paulo 2026. O Galvez, representante do futebol acreano, enfrenta o Votuporanguense, em Votuporanga, no dia 2 de janeiro, às 13h45(hora Acre). Na sequência, o Galvez joga contra o Grêmio, no dia 5, e fecha a participação na primeira fase diante do Falcon, de Sergipe, no dia 8.
“Teremos adversários difíceis, mas estamos trabalhando forte para conquistar uma vaga na segunda fase. Esse é o primeiro objetivo”, declarou o técnico Eriano Santos.
Jogos do grupo 2
Galvez x Votuporanguense no dia 2
Galvez x Grêmio no dia 5
Galvez x Falcon no dia 8
Comentários
Cotidiano
Chelsea bate o Fluminense da Bahia e é campeão da 6ª Copa TV Gazeta

Foto Glauber Lima: Chelsea ganhou a competição de maneira invicta
O Chelsea bateu o Fluminense da Bahia por 3 a 1, de virada, neste sábado, 13, no ginásio do Colégio Imaculada Conceição, e conquistou o título da 6ª Copa TV Gazeta de Futsal.
As duas equipes realizaram uma partida bem disputada desde o início e o Chelsea soube aproveitar melhor as oportunidades na segunda etapa.
Goleiro e artilheiro
O goleiro Leite, do Chelsea, foi escolhido como o melhor da Copa. O pivô Raylan, do Villa City de Manuel Urbano, terminou como artilheiro com 7 gols.
Boa competição
O coordenador da 6ª Copa TV Gazeta, Auzemir Martins, aprovou o nível da competição.
“Conseguimos realizar um grande torneio. Os jogos foram equilibrados desde a primeira fase. O apoio da direção da TV Gazeta também foi fundamental para o sucesso do evento”, comentou Auzemir Martins.

Você precisa fazer login para comentar.