Conecte-se conosco

Acre

Ministério Público estuda proposta de cemitério vertical no Acre

Publicado

em

O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nas gavetas por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.

Itapevi vai inaugurou em janeiro de 2023, cemitério vertical 100% biosseguro. sendo o primeiro com esse formato no Estado de São Paulo. O cemitério se chamará ‘Memorial Parque Itapevi’. Foto: assessoria

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou nessa semana uma visita técnica ao Memorial Parque Itapevi, em Itapevi (SP), com o objetivo de conhecer soluções inovadoras para o licenciamento e gestão de cemitérios no Acre.

O Memorial Parque Itapevi é referência nacional como o primeiro cemitério público vertical e 100% biosseguro do Brasil, com estrutura que combina práticas de gestão sustentável e tecnologia de ponta. Durante a visita, os integrantes puderam conhecer as instalações, acompanhar os processos operacionais e compreender o protocolo de licenciamento adotado no município.

O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nas gavetas por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.

Entre os diferenciais do cemitério de Itapevi está o uso de tecnologias que garantem segurança ambiental ao tratar os gases resultantes da decomposição humana. O sistema utiliza lóculos hermeticamente fechados, permitindo que os gases sejam liberados sem causar poluição ao ar, solo ou lençol freático.

A estrutura é feita de materiais sustentáveis, como fibra de coco, bagaço de cana-de-açúcar e resina de garrafas PET, e possibilita uma otimização de espaço significativa, um túmulo convencional equivale a sete sepulturas verticais, além de reduzir o tempo médio para sepultamento.

A visita resultará na elaboração de um relatório técnico para os promotores que atuam naárea, bem como a experiência será apresentada aos prefeitos dos municípios acreanos.

O novo modelo também permite um sepultamento mais rápido, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos. Foto: assessoria 

Alguns diferenciais do cemitério Biosseguro

Instalado na região da Cohab, o equipamento contará com sistemas de gavetas distribuídas em sete andares. A estrutura de concreto armado já foi concluída, assim como a colocação do piso intertravado das ruas e a implantação das gavetas biosseguras.

Essas gavetas, sem emendas, são produzidas em fibra de vidro e resina de garrafas pet. Este sistema permite um sepultamento mais seguro ambientalmente, já que não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado no ar.

Outra vantagem do cemitério vertical é a otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo também permite um sepultamento mais rápido, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.

O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas, já que os corpos permanecem nas gavetas por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado. Foto: assessoria

Capacidade
De acordo com a Prefeitura, o Memorial Parque terá capacidade para até 4 mil gavetas. O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nas gavetas por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.

“O novo cemitério será utilizado para os novos sepultamentos e o atual, no Jardim Julieta, que já está no limite da sua capacidade, terá sua manutenção garantida, mas sem novos sepultamentos, na parte pública”, informou o Executivo.

Velórios online

As salas de velório do Memorial Parque estarão equipadas com tecnologia para transmissão ao vivo das cerimônias de despedida. A ação permitirá que parentes e amigos de todo mundo possam participar ao mesmo tempo da última homenagem ao falecido.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco

Publicado

em

Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.

Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.

Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.


Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco

Publicado

em

Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.

Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.

Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.

Comentários

Continue lendo