Acre
Mesmo após anunciar novas eleições, fronteiras no Acre continuam bloqueadas

Ponte que liga as cidades de Brasiléia (Acre) à Cobija, lado boliviano na manhã deste domingo, dia 10 de novembro – Foto: Alexandre Lima
Horas após o presidente da Bolívia anunciar que o País terá novas eleições, os movimentos dão sinal que não irão revogar os bloqueios e os protestos deverão continuar. Evo deu sinais que quer continuar até o último dia de seu mandato que caba no dia 22 de janeiro de 2021, cumprindo a constituição.
Na fronteira do Acre, as pontes que ligam o Brasil pelas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, continuam bloqueadas, permitindo apenas a passagem apenas a pé. Algumas universidades estão paradas e outras estão com os horários limitados.

Equipe do Bope esteve na fronteira na sexta-feira passada, dia 8 e já retornou para a Capital – Foto: Alexandre Lima
Na última sexta-feira, dia 8, homens do BOPE. Rocam e da Polícia Federal, juntamente com o comandante da Polícia Nacional Boliviana, estiveram na fronteira afim de negociar a retirada pacífica dos manifestantes das pontes, o que não aconteceu.
Horas depois, os policiais se aquartelaram no comando da cidade de Cobija, Capital de Pando. Essa decisão aconteceu em outros estados como Beni, Tarija, Cochabamba, Santa Cruz e La Paz e muitos dos policiais, saíram nas ruas em apoio aos manifestantes.
Diante dos acontecimentos, o presidente Evo Morales fez o pronunciamento na manhã deste domingo, a anunciando novas eleições que deverão ocorrer no mês de dezembro próximo.
Opositores querem que o atual presidente renuncie, além da destituição da corte eleitoral e superior tribunal do País e seja convocada uma nova eleição.
Mais informações a qualquer momento.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.