fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Menor sequestrado pode estar sendo ‘torturado’ em Cobija

Publicado

em

protesto-mp_17

Alexandre Lima

O jovem de 16 que se encontra detido no centro para menores infratores na cidade de Cobija, capital do Pando (Bolívia), pode estar sofrendo torturas segundos familiares que estão cobrando providencias das autoridades do Brasil.

Na tarde da sexta-feira passada, dia 16, familiares e amigos do adolescente chegaram a bloquear a Avenida Rui Lino em frente ao prédio do Ministério Público em Brasiléia, afim de chamar atenção para o caso que se desdobra desde o dia 2 quando o jovem foi ‘sequestrado’ no lado brasileiro por supostos policiais que estariam num carro em frente da delegacia.

Segundo foi informado em reportagem feita pelo G1 na Capital acreana, o Ministério das Relações Exteriores já estariam apurando o caso, uma vez que, segundo os familiares, o jovem foi levado sem seu consentimento de volta para o lado boliviano, onde se encontra.

O adolescente é acusado de praticar assalto e ter sido preso, enquanto seu comparsa foi preso no lado brasileiro. Dias depois, conseguiu fugir, mas, foi detido por agentes e conduzido para a delegacia, onde foi ouvido e deveria voltar no dia 14 para prestar esclarecimentos, quando saiu da delegacia na companhia da namorada e a tia, aconteceu o dito ‘sequestro’.

Após o bloqueio da Avenida em frente do MP de Brasileia, os familiares foram recebido pela promotora Maria Fátima. Foram comunicados que o caso seria considerado comum no Brasil, pediu esclarecimentos à delegacia e que passou para a esfera federal, onde envolve as autarquias dos dois países.

O que chamou atenção no MP, seria o estado emocional da avó materna, onde contou que o jovem ficou órfão a cerca de sete meses, após perder a mãe para um câncer. Quando tinha apenas dois anos, perdeu o pai assassinado.

Dia da captura do menor no lado brasileiro, havia feridas em sua tatuagem e familiares acusam de terem raspado no centro para menores - Foto/captura

Dia da captura do menor no lado brasileiro, havia feridas em sua tatuagem e familiares acusam de terem raspado no centro para menores – Foto/captura

Denuncias de tortura

Segundo a tia, Raynara Misma, de 29 anos, o jovem está quase que incomunicável e com visitas restritas, principalmente após o caso chegar na imprensa. “Meu sobrinho mostra marcas de algemas nos pulsos e pernas, além de feridas nas costas quando tentaram raspar a tatuagem do ‘palhaço’. Sabemos que ele fez coisa errada, mas, isso não pode acontecer de virem aqui no lado brasileiro e levar alguém como se estivessem em seu País e ficar por isso”, desabafou.

O jornal o altoacre.com conseguiu vídeos exclusivos, onde mostra o jovem com uma arma na mão fazendo ameaças e drogas sobre a mesa que foi postado em sua página pessoal na internet. Depois, sendo preso no lado boliviano e por fim, detido após fugir para Brasiléia, e dá pra ver que o mesmo estaria com um curativo na tatuagem que tem nas costas.

Matérias relacionadas:

Família bloqueia ponte e acusam policiais bolivianos de raptarem menor infrator em Brasiléia

Consulado apura suposto sequestro de menor na fronteira

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Cameli convoca secretários após irritação com “corpo mole” e viagens excessivas

Publicado

em

Reunião emergencial no Museu dos Povos Acreanos deve marcar posição contra desleixo no final de governo

Pelo grupo do WhatsApp do órgão, Gladson encaminhou a todo seu primeiro escalão, secretários e presidentes de autarquias, um ofício convocando-os para uma reunião. Foto: capada 

O governador Gladson Cameli decidiu cortar o clima de relaxamento no Palácio Rio Branco e convocou toda a cúpula do primeiro escalão para uma reunião urgente nesta segunda-feira (18), no Museu dos Povos Acreanos. O motivo? Irritação com o “corpo mole” de secretários e o excesso de viagens de alguns auxiliares, comportamento que ele comparou a transformar o governo em “casa da mãe Joana”.

O estopim da crise
  • Cameli não esconde a insatisfação com a desaceleração de parte de sua equipe, já em clima de “final de governo”.

  • O governador, que planeja deixar o cargo em abril de 2026, quer deixar claro que ainda manda no Executivo acreano e exige produtividade até o último dia.

  • O recado foi dado via grupo de WhatsApp oficial, com um ofício enviado a todos os secretários e presidentes de autarquias.

O que esperar da reunião?

Fontes próximas ao Palácio adiantam que Cameli fará um puxão de orelha coletivo, reforçando que:

  1. Viagens sem justificativa serão barradas.

  2. Desleixo administrativo não será tolerado.

  3. O governo não está em “modo despedida” — mesmo com a saída planejada do governador em Abril 2026.

Pano de fundo: O alerta ocorre em um momento crítico, com o Acre enfrentando seca extrema em 21 cidades e pressão por respostas eficientes. Cameli quer evitar que a imagem de sua gestão seja manchada por má gestão no trampolim final. Se o recado não for ouvido, troca de secretários pode ser o próximo passo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo federal reconhece situação de emergência em 21 cidades do Acre devido à seca extrema

Publicado

em

Portaria publicada nesta segunda-feira (18) libera recursos para socorro imediato às populações afetadas

A decisão de Paulo Roberto Falcão permite o acesso a recursos do governo federal e o socorro imediato às comunidades, Foto: cidade de Brasiléia e Epitaciolândia. Foto: Marcus José

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Farias Falcão, oficializou nesta segunda-feira (18/8) o reconhecimento de situação de emergência em 21 municípios do Acre por conta da seca extrema que atinge a região. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), permite a liberação de recursos federais para ações emergenciais, como distribuição de água, alimentos e apoio logístico, sem necessidade de licitação em casos urgentes.

Cidades em situação de emergência:
  • Acrelândia

  • Assis Brasil

  • Brasileia

  • Bujari

  • Capixaba

  • Cruzeiro do Sul

  • Epitaciolândia

  • Feijó

  • Jordão

  • Mâncio Lima

  • Manoel Urbano

  • Marechal Thaumaturgo

  • Plácido de Castro

  • Porto Acre

  • Porto Walter

  • Rodrigues Alves

  • Santa Rosa do Purus

  • Sena Madureira

  • Senador Guiomard

  • Tarauacá

  • Xapuri

A medida visa agilizar o auxílio a famílias e produtores rurais afetados pela estiagem prolongada, que já compromete o abastecimento de água e a agricultura local. O governo do Acre e as prefeituras deverão apresentar um plano de ação para acesso aos recursos federais.

Com a estiagem, governo federal reconhece situação de emergência em 21 cidades do Acre. Foto: Marcus José

Próximos passos:

  • Distribuição de caminhões-pipa e kits de emergência.

  • Avaliação de danos em lavouras e reservas hídricas.

  • Possível ampliação de municípios incluídos no decreto.

Esta é a segunda vez em 2025 que o Acre decreta emergência por seca, refletindo os impactos das mudanças climáticas na região amazônica.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência em 21 cidades do Acre, por conta da seca extrema. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Foto: Marcus José 

Comentários

Continue lendo

Acre

Últimos dias para convocados na modalidade Urbana do CNH Social apresentarem documentos

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alerta os contemplados na modalidade Urbana do programa CNH Social 2025 sobre o prazo para entrega da documentação exigida. A lista com os nomes dos 1.849 candidatos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 11 de agosto e estabelece o limite de 10 dias úteis para apresentação dos documentos.

Lista com os nomes dos 1.849 candidatos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado. Foto: Renato Beiruth/Detran

O prazo, que está chegando ao fim, termina na próxima sexta-feira, 22 de agosto. Os selecionados devem procurar a sede do Detran, em Rio Branco, ou uma das representações da autarquia no interior do estado. Para aqueles que residem em localidades sem unidade física do órgão, a documentação deve ser enviada pelo e-mail: detrancnhsocial@gmail.com.

Entre os aprovados está Raimunda Vieira, diarista, moradora da Cidade do Povo. Aos 49 anos, ela terá sua primeira habilitação e comemorou o benefício.

A diarista Raimunda Vieira vai iniciar o processo para conseguir a CNH. Foto: Renato Beiruth/Detran

“Eu tinha fé de que receberia essa bênção, pois era um sonho. Eu não deixei esse sonho morrer. Acredito que, quando temos um sonho, devemos persistir. Ao saber da aprovação, ergui as mãos em agradecimento. Pretendo, inicialmente, ter uma moto. Em seguida, penso em um carro, quem sabe. Acredito que terei mais facilidade para me locomover, visitar meus filhos e parentes, além de poder ir à igreja e fazer visitas aos irmãos da fé”, disse.

Já o estudante universitário Edson Oliveira, morador da Vila Acre, foi contemplado com a adição da categoria A em sua habilitação, pois já possui a categoria B.

“Na época, só consegui tirar a carteira de carro, pois não tinha condições de pagar o valor total das categorias. Optei por participar do Programa CNH Social, que vai me proporcionar a oportunidade de tirar a carteira de moto. Isso facilitará minha mobilidade, principalmente para os estudos. Pretendo utilizar, quem sabe, para conseguir um trabalho, pois a moto é um veículo mais acessível que um carro”, contou.

Edson Vieira já possui a CNH na categoria B e vai fazer o processo de adição para a categoria A. Foto: Renato Beiruth/Detran

A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, reforça a importância da participação dos contemplados e as oportunidades que o programa oferece. “Estamos fazendo as convocações por modalidade, facilitando o atendimento daqueles que nos procuram e dando o tempo necessário para que as pessoas organizem sua documentação. Os convocados devem ficar atentos aos prazos para garantir o benefício”, destacou.

O CNH Social é o maior programa de inclusão já criado pelo Detran. Só em 2025, 5 mil pessoas serão contempladas pela iniciativa. Até o fim de 2026, mas de 22 mil carteiras de habilitação serão entregues pelo governo do Estado por meio da iniciativa.

Comentários

Continue lendo