Acre
Menino com AME que chegou a morar 1 ano em hospital morre no Acre : ‘era a alegria da casa’
Otávio Moura morreu nesse domingo (10) enquanto dormia em casa, em Rio Branco. Mãe diz que corpo vai ser levado para cidade natal, Porto Walter, para ser velado e sepultado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/A/B/R503zbRiAChMC3sMtVOg/whatsapp-image-2022-07-11-at-11.49.57.jpeg?resize=647%2C879&ssl=1)
Otávio Moura faleceu nesse domingo (10) enquanto dormia em casa, em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal
Otávio Moura faleceu nesse domingo (10) enquanto dormia em casa, em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal
“Ele era o tempo todo sorridente, era a alegria da casa. Nunca mais vou sentir o cheiro dele”. Esse é o relato emocionado da dona de casa Daniela Moura, mãe do pequeno Otávio Moura, de 3 anos, que morreu nesse domingo (10) com Atrofia Muscular Espinhal (AME).
O g1 contou a história de Otávio em julho de 2020, quando ele teve alta do Hospital da Criança de Rio Branco, após ele ficar mais de um ano morando na unidade por conta da doença. Desde então, a família do menino, que é da cidade de Porto Walter, no interior do estado, mora na capital para o tratamento da AME.
Com a voz embargada, a mãe conta que o pequeno vinha apresentando uma melhora no quadro de saúde, já tinha ganhado força e fazia até alguns movimentos. Nesse domingo, Otávio acordou por volta das 6h como fazia todos os dias, brincou um pouco e voltou a dormir. Mas, por volta das 10h, como ele não acordava, a mãe foi verificar e ele estava com a cor amarelada.
“Essa era uma rotina dele, acordava cedo e depois dormia mais um pouco, mas achei estranha a cor da pele e gritei pedindo socorro, fiz massagem cardíaca. Quando o Samu chegou, ainda ficaram uns 30 minutos tentando reanimar, mas não tinha nada de resposta. O coraçãozinho dele parou quando ele estava dormindo. Fadigou o coração dele, porque a AME afeta os músculos e o coração é um músculo. Deus não quis levar ele sofrendo”, disse a mãe.
Desde que Otávio teve alta do hospital, a mãe conta que ele nunca mais precisou ser internado e só voltava à unidade para tomar medicação. “Ele estava super bem, uma criança alegre, sorridente, o tempo todo brincando, estava mais esperto, com mais movimentos.”
Otávio e a prima Maria Eduarda, de 10 anos, que também tem AME, tiveram otratamento suspenso em março de 2020 quando o remédio Spinraza, usado por eles, foi furtado do Hospital da Criança. Eles conseguiram tomar o remédio quase um mês após o furto.
A equipe médica e a direção da unidade falaram que só perceberam que o medicamento tinha sumido minutos antes da aplicação nos pacientes.
Cada dose do remédio custa mais de R$ 300 mil. As famílias conseguiram o medicamento por meio de decisão judicial.
Comentários

Acre
Gladson adota revezamento de trabalho nos órgãos do Estado durante Natal e Ano Novo
Segundo o decreto, o revezamento de servidores acontece no período de 18 a 22 e de 26 a 29 de dezembro
O governador do Acre, Gladson Cameli, assinou um decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) que autoriza o estabelecimento do expediente administrativo em regime de revezamento nas dependências dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Estado, durante o período de Natal e Ano Novo.
Segundo o decreto, o revezamento de servidores acontece no período de 18 a 22, a semana que antecede o Natal, e de 26 a 29 de dezembro, sendo a semana que antecede o Ano Novo.
O esquema de revezamento não se aplica ao atendimento no Hospital das Clínicas e demais unidades públicas estaduais de saúde, “inclusive onde houver prestação de serviços de atendimento médico especializado e de
apoio diagnóstico, setores de internação, centros cirúrgicos, unidades de tratamento intensivo, centrais de agendamento de cirurgias e hospital dia”, diz um trecho da publicação.
Além disso, o decreto também determina que os órgãos e entidades que adotarem o expediente administrativo em regime de revezamento deverão elaborar escala entre os servidores, de modo que, em cada período, permaneça quantitativo suficiente de servidores para manutenção dos serviços públicos.
Confira o decreto:
Comentários
Acre
Terça-feira quente, com chuvas passageiras e pontuais no Acre
Nesta terça-feira (28), tempo quente, com sol, nuvens e chuvas, em geral, passageiras e pontuais, mas que, em algumas áreas, podem ser fortes, vai predominar no Acre, em Rondônia, no Amazonas. A previsão é do pesquisador Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.
No Leste e sul do estado (microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira): tempo quente e abafado, com sol e nuvens, vai predominar, mas pode chover em alguns pontos. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção noroeste e variações do norte e de oeste
Já no Centro e oeste do estado (microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá): tempo quente e abafado, com e nuvens, vai predominar, mas pode chove em algumas áreas. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção sudoeste, com variações do sul e de oeste.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32ºC e 34ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.
Comentários
Acre
Vereadora de Epitaciolândia rompe com base do Prefeito Sérgio Lopes e reforça oposição sendo leal a Gladson Cameli

Vereadora Lucimar Monteiro (Preta) do Partido Progressista
Durante a 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Epitaciolândia, a vereadora Lucimar Monteiro, conhecida como Preta, anunciou sua decisão de deixar a base do prefeito Sérgio Lopes na qual fez parte desde o inicio da gestão para se juntar à oposição já majoritária. Essa mudança estratégica marca uma reviravolta na dinâmica política local, especialmente considerando que Lucimar foi eleita como a mais votada no município, com expressivos 5,18% dos votos, totalizando 473 votos.
A parlamentar, em seu segundo mandato, questionou as suas reinvindicações voltadas para a infraestruturas que não foram atendidas, mas enfatizou, durante seu pronunciamento no plenário, seu compromisso contínuo com o progresso e os interesses da população. Lucimar esclareceu que a decisão não foi motivada por desavenças pessoais, mas sim por uma escolha democrática embasada em questões partidárias. Membro do Partido Progressista (PP), ao qual pertence o governador do estado, Gladson Cameli, a vereadora reforçou seu comprometimento em representar a legenda, assegurando que continuará a votar em projetos que beneficiem a comunidade, independentemente de sua nova posição política.
Embora a mudança de Lucimar possa não ter um impacto direto na composição do poder legislativo local, ela fortalece a oposição, que já detinha maioria. A vereadora reiterou sua lealdade ao grupo do governador, destacando que a mudança se deu por uma questão de alinhamento partidário, mantendo-se fiel aos ideais progressistas.
Poder Legislativo Municipal | |
Base do Prefeito | Oposição do Prefeito |
Marco Ribeiro | Messias Lopes |
Seliene Conceição | Jose Maria |
Antônio José (Nego) | Francisco (Pantico da Água) |
Rubenslei Rodrigues | |
Diojino Guimarães | |
Lucimar Monteiro (Preta) |
Nos bastidores políticos, a vereadora Seliene Conceição, do Solidariedade, e o vereador e ex secretario de obras Antônio José (Nego), do Progressista, permanecem em silêncio, alimentando especulações sobre seus próximos passos. Há rumores de que Seliene pode se unir à oposição, enquanto o vereador Nego pode se alinhar ao União Brasil, o que enfraqueceria ainda mais a base do prefeito, restando apenas o vereador Marco Ribeiro como líder do do prefeito.
Essa mudança na correlação de forças políticas pode ter repercussões significativas nas decisões e projetos futuros do município, como, por exemplo, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que está em discussão na Câmara Municipal de Vereadores. O desdobramento desses movimentos políticos será acompanhado de perto, uma vez que as decisões tomadas influenciarão diretamente o futuro de Epitaciolândia.
Comentários
-
Geral22 horas atrás
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em Brasiléia
-
Flash2 dias atrás
Temporada de Natal a bordo da Trans Acreana terá ônibus com wifi e descanso para as pernas
-
Geral6 horas atrás
Colisão na estrada mata um dos maiores pecuaristas na divisa do Acre com o Amazonas
-
Acre2 dias atrás
Diretoria do Pista/Pega Tranqueira pode “desistir” das finais do Estadual
-
Acre18 horas atrás
Vereadora de Epitaciolândia rompe com base do Prefeito Sérgio Lopes e reforça oposição sendo leal a Gladson Cameli
-
Extra 12 dias atrás
No banco dos réus: Presidiário que assassinou casal de amigos vai a júri popular
-
Geral2 dias atrás
Em Sena Madureira motociclista não habilitado bate em carro da PM
-
Acre2 dias atrás
Traficante que vendia drogas próximo à escola tem prisão preventiva decretada