Geral
Menina baleada na cabeça em ataque de facção em Rio Branco deve ir para casa: ‘pode ser que ela fique com sequelas’
Maitê Valentina está internada no Into-AC e deve receber alta nesta segunda-feira. Ela é uma das vítimas de dois ataques de criminosos que ocorreram no dia 8 de março deste ano nos bairros Belo Jardim I e Santa Inês, em Rio Branco

Maitê Valentina segue internada na UTI do Hospital da Criança. Foto: Arquivo da família
A pequena Maitê Valentina da Costa, de 1 ano e 5 meses, que foi baleada na cabeça durante ataque de criminosos no bairro Santa Inês, em Rio Branco, no dia 8 de março deve receber alta nesta segunda-feira (14) e poderá continuar a recuperação em casa. No dia 4 de abril, ela havia sido transferida para enfermariado Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC).
Segundo a família, ela levou dois tiros, um deles atravessou e saiu do outro lado da cabeça, já no segundo a bala ficou alojada no crânio. Ela precisou ficar quase um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, antes de ser transferida para a enfermaria.
Maria Luiza Pereira, mãe da menina, em conversa com a reportagem, explicou que nem os médicos sabem se a criança irá ficar com sequelas.
“Pode ser que ela fique com sequelas, mas como ela é uma criança, é mais fácil de conseguir que ela se recupere, mais fácil de ela desenvolver. Por enquanto ela está só deitada por conta dos remédios, o efeito ainda precisa passar, o que vai ser feito aos poucos”, afirmou ela.
A mãe comentou sobre a dificuldade desse momento na vida de todos da família da menina. “É muito difícil, mais difícil ainda por conta de transporte, ficar sem dormir direito e às vezes a gente tem medo de um dia tudo acontecer de novo. Não é nada fácil, além do mais, ver ela daquele jeito”, lamentou.
A família se reveza para não deixar a menina sozinha enquanto ela está no hospital, tanto de dia, quanto de noite. As duas avós e o pai dormem com a criança, enquanto a mãe fica durante o dia.
“Eu passo a tarde com ela porque eu não tenho como dormir com ela, porque tem o irmão dela de 4 meses e fica muito difícil, aí às vezes o pai dela dorme lá, às vezes alguma das avós, então as duas avós e o pai revezam”, disse.
Comentários
Geral
Homem joga esposa e filha de 3 anos em rio após briga de casal
Uma mulher que não teve o nome divulgado foi empurrada pelo próprio marido, junto com a filha do casal de 3 anos, na foz do rio Amazonas, durante discussão entre o casal. A mulher conseguiu se salvar, mas a criança morreu afogada. A tragédia ocorreu nesta segunda-feira (11) na comunidade de Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, área rural de Macapá, Amapá.
De acordo com informações, durante a discussão ocorrida na comunidade na foz do rio Amazonas, o pai teria empurrado a esposa e a filhinha para dentro da água. A mãe conseguiu se manter na margem, mas a criança foi levada pela correnteza e não voltou a aparecer. O corpo da criança foi encontrado por ribeirinhos próximo a uma balsa na região. Não há informações se suspeito foi preso.
Por: D24am.
Comentários
Geral
Líder indígena do Acre é indiciado após denúncia de abuso sexual contra turista chilena
Comentários
Geral
Senador Alan Rick defende ferrovia bioceânica e estrada de integração Acre–Peru em reunião
O senador Alan Rick (União-AC) voltou a defender, nesta terça-feira, 12, a prioridade para a construção da ferrovia bioceânica e da rodovia de integração ligando o Acre ao Peru, através do Juruá, durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e sua equipe.
Segundo o parlamentar, os dois projetos são estratégicos para a integração do Brasil aos países sul-americanos, do comércio exterior com a Ásia e para o desenvolvimento econômico do Acre. “Essa ferrovia representa a integração dos dois oceanos, ligando o Brasil de leste a oeste, do Porto de Ilhéus, na Bahia, até o Porto de Chancay, no Peru, passando pelo nosso Acre e, a partir dele, aos mercados do Pacífico. Esse é um projeto de estado que pensa o Brasil de forma estratégica olhando o futuro”, afirmou.
Alan Rick lembrou que o traçado original da ferrovia prevê passagem pelo Acre, lado a lado com a BR 317. Além da ferrovia, o senador ressaltou a importância da construção de uma estrada entre Marechal Thaumaturgo (AC) e Puerto Inca (Peru) que se interligaria ao projeto da Rodovia Interoceânica e ainda tiraria Marechal Thaumaturgo do isolamento. “Essa estrada tem viabilidade ambiental, estrutural e econômica superior a outras alternativas e pode transformar a realidade de comunidades hoje afastadas das rotas de desenvolvimento”, destacou.
O senador reforçou que, para viabilizar o comércio exterior com o Peru, será necessário investir em infraestrutura aduaneira e logística na fronteira, aproveitando o potencial do Porto de Chancay, investimento de US$ 3,6 bilhões já realizado pelo governo chinês. “Com a ferrovia e a estrada, o Acre pode se tornar um polo logístico estratégico para as trocas comerciais entre o Brasil e o Pacífico, gerando empregos, renda e desenvolvimento para a região”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.