Conecte-se conosco

Cotidiano

“Memórias do Audiovisual Acreano” preserva a história do cinema no Estado

Publicado

em

O projeto “Memórias do Audiovisual Acreano”, coordenado pela historiadora, escritora e produtora audiovisual Kelen Gleysse Maia Andrade, tem contribuído de forma significativa para a preservação da memória cultural do Estado. Aprovada no Edital de Audiovisual nº 006/2023, promovido pela Fundação Elias Mansour, a iniciativa se dedica à organização, digitalização e disponibilização pública de documentos que narram a trajetória do cinema acreano.

Foram reunidos jornais das décadas de 1970 a 1990, fotografias, publicações impressas, registros audiovisuais armazenados em CDs e DVDs, além de arquivos institucionais pertencentes ao Estúdio Cinematográfico Amador de Jovens Acreanos (Ecaja), à Associação Acreana de Cinema (Asacine) e a produtoras locais. O projeto também incluiu entrevistas e registros da atuação de importantes realizadores acreanos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Kelen Gleysse, só foi possível materializar o relatório devido ao esforço de uma equipe comprometida. “Quero agradecer ao apoio da Associação Acreana de Cinema (Asacine), por meio do seu presidente, o historiador e chargista Enilson Amorim, do Presidente da Academia Acreana de Letras, o cineasta Adalberto Queiroz, da escritora Maze Oliver e do cineasta Sérgio de Carvalho, que foram pessoas essenciais para o acesso às informações e aos acervos que compõem o relatório final do projeto”.

Após o processo de tratamento e catalogação, todo o acervo foi entregue à Asacine e está disponível gratuitamente para consulta pública. “A proposta contempla estudantes da rede pública e do ensino superior, pesquisadores, artistas e demais interessados, promovendo o acesso à informação e incentivando novas pesquisas, reflexões e criações artísticas”, enfatiza Kelen Gleysse.

A historiadora diz que, mais do que resgatar documentos, o projeto reafirma o papel do audiovisual como instrumento de resistência, expressão cultural e construção de identidades. “Ao disponibilizar o acervo Memórias do Audiovisual Acreano, estamos contribuímos para o fortalecimento da cultura local e para a valorização dos caminhos trilhados pelo cinema no Acre”, conclui.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo