Acre
Médicos bolivianos bloqueiam pontes em protesto a lei que criminaliza profissionais no País
Alexandre Lima
Durante as primeiras horas desta quarta-feira, dia 27 de dezembro, moradores brasileiros e bolivianos que tentavam passar para ambos os países de veículo, foram surpreendidos com um bloqueio nas pontes da Amizade e Internacional, localizadas em Brasileia e Epitaciolândia.
O motivo segundo um dos representantes da classe na cidade de Cobija, capital de Pando, o medico Wilson Salazar, “essa nova Lei 205, vem criminalizar os médicos da Bolívia, está inserida no Código Penal, onde responsabiliza os profissionais por quaisquer sinistros que venha ocorrer ao paciente nas unidades hospitalares, além de que pode se entender a qualquer pessoa que trabalhe na área médica”, disse.

Acesso à Cobija, pela cidade de Epitaciolândia, também foi bloqueada para veículos – Foto Ermerson Lopes
“Estamos tentando conversar com o presidente Evo Morales, mas, está sendo irredutível em marcar uma reunião para que ao mesmo, nos ouça. Já ocorreu manifestações violentas em La Paz, onde foram reprimidos a tiros deixando feridos”, complementou.
Foi informado que além da fronteira com o Acre, na Argentina também aconteceu bloqueios. As manifestações ocorridas nesta quarta-feira, irá se estender até às 18 horas, mas, caso não aconteça uma negociação com o governo de Evo, poderá acontecer novamente a partir de sexta-feira, dia 29.

Representante da categoria em Cobija, médico Wilson Salazar, disse que a Lei marginaliza os profissionais da saúde no País.
Também foi informado que outras classes, como o transporte, obras e classes sociais poderão estar aderindo à greve, podendo causar uma paralisação total no País. A deputada Leila Galvão esteve na ponte Wilson Pinheiro, conversando com o representante da classe médica, onde ouviu as reivindicações e estará levando para a Assembleia, na pessoa do presidente.
“Sabemos que é um problema interno deles, mas, esperamos que aja uma negociação o mais rápido possível. São profissionais essenciais para a população e devemos tratar como mais cautela esse problema. Não podemos criminalizar a todos por problemas que as vezes estão longe de seus conhecimentos. Espero que encontrem soluções o mais breve”, disse a deputada.
O bloqueio nas pontes foi apenas para veículos. A passagem para pessoas a pé estava liberada. Caso aconteça um bloqueio por tempo indeterminado, a cidade de Cobija poderá sofrer um colapso na energia elétrica, uma vez que as carretas com combustível utilizam as estradas do Peru e do Brasil, pelo Acre, para abastecer as usinas termoelétricas, além dos veículos. Outra parte afetada, seria o abastecimento e venda do comércio local que recebe muitos turistas.
Mais informações a qualquer momento.
Veja vídeo feito pelo radialistas Ermerson Lopes e Almir Andrade.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale







Você precisa fazer login para comentar.