Cotidiano
Médico acreano que estudou em escola pública é chamado para pesquisa da vacina contra o HIV
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
O médico infectologista acreano, Dyemison Pinheiro, de 27 anos, foi escolhido para integrar uma equipe que tem uma missão muito especial para milhares de pessoas no mundo: Estudar a vacina contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). A escolha do profissional que é residente médico em infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo (SP), foi bastante comemorada tanto pela família quanto por amigos e profissionais da área.
Em entrevista exclusiva ao AcreNews, Pinheiro enfatizou que foi aprovado no processo seletivo com participação de concorrentes de todo o país e que a sua atuação no estudo terá início já no próximo dia 27. “A partir dessa data terei treinamentos específicos sobre a vacina e começarei a atuar diretamente no estudo”, enfatizou.
Dyemison executará os trabalhos na Casa da Pesquisa do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS de São Paulo, mas o estudo está acontecendo em outras instituições também. Na realidade, oito países participam dos testes clínicos. No Brasil, as pesquisas ocorrem em oito centros localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Paraná.
O acreano aprovado no processo entra numa etapa importante dos mais recentes estudos, chamada de fase III, quando começam os testes em humanos para descobrir a eficácia da fórmula para produzir anticorpos contra o vírus. “Ao passo que a pesquisa vai fluindo, será possível explicar ainda mais sobre o nosso trabalho. Por enquanto, estou muito feliz em poder participar do grupo”, disse.
Recentemente, o coordenador do Estudo Mosaico, Bernardo Porto Maia, que conduz a pesquisa com o projeto de imunizante em São Paulo, disse que o mundo “nunca esteve tão perto de uma vacina contra o HIV”. Ou seja, após 40 anos de pandemia de Aids, a humanidade pode ter à disposição um imunizante eficaz.
Vale lembrar que o HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
De acordo com a UNAIDS, cerca de 37,6 milhões de pessoas foram infectados com HIV no mundo no ano de 2020. Outras 1,5 milhão de pessoas foram infectadas recentemente por HIV e 90 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS somente no ano passado.
Dyemison Pinheiro é natural de Rio Branco, estudou o ensino médio na Escola Professor José Rodrigues Leite, no centro de Rio Branco. Mais tarde, conseguiu ingressar na Universidade Federal do Acre (UFAC), sendo graduado em medicina. A especialização vem em seguida, quando decidiu sair do Acre e mudou-se para São Paulo para ingressar como residente no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial


Você precisa fazer login para comentar.