Acre
Marcus Cavalcante cobra celeridade nas obras do Hospital de Feijó
Durante sessão ordinária desta quarta-feira (05) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Marcus Cavalcante (PDT) destacou a necessidade urgente de concluir as obras do Hospital de Feijó. Ele também comentou a situação eleitoral no município.
Cavalcante iniciou seu discurso enfatizando a importância de priorizar as obras em andamento no Hospital. “O transtorno está muito grande, a demora está demais. Priorizem aquela obra, vejam onde é que está o gargalo. Aquele povo sofre muito com aquela lentidão, ao passo de tartaruga,” destacou o deputado. “Aquele hospital, se continuar assim, vai demorar muito tempo e os pacientes do TFD, principalmente aqueles que usam transporte aéreo, de Feijó, Tarauacá, Jordão, são os mais prejudicados”.
O deputado ressaltou a necessidade de encaminhar pacientes graves para Rio Branco, destacando a diferença nos recursos disponíveis. “Se é para encaminhar os pacientes de lá, que seja para Rio Branco. Sei que o Hospital do Juruá é uma boa unidade, mas não tem os mesmos recursos que tem aqui na capital. Vamos voar um pouquinho mais, esses transportes geralmente são aéreos. Porque aqui a condição é outra”, disse.
Cavalcante também mencionou a necessidade de regular os atendimentos para Cruzeiro do Sul, mas enfatizou que os casos mais graves devem ser tratados na capital. “Eu sei que tem que regular para Cruzeiro do Sul, até pela questão regional, para desafogar um pouco aqui. Mas nesses casos graves, temos que trazer para Rio Branco.”
Mudando de assunto, o deputado foi surpreendido por notícias da imprensa sobre a situação eleitoral em Feijó. “Senhores nobres colegas, eu fui surpreendido ao saber que lá em Feijó, bolsonaristas e petistas, vão estar no mesmo palanque na próxima eleição, olha aí. Ideologia zero”, criticou.
Ele destacou a diversidade ideológica entre os partidos e questionou a possibilidade de alianças inusitadas. “Será que nós vamos ver Jorge Viana e Alan Rick no mesmo palanque? Eu não acredito. Eu particularmente vou pagar para ver.”
Por fim, Cavalcante enfatizou a força de sua base partidária em Feijó. “Na eleição passada, o prefeito Kiefer Cavalcante, que hoje estava aqui na Aleac, dos 13 vereadores eleitos, 12 foram da nossa base. Ficou um para eles. E colocamos quase três mil votos no segundo lugar. É bom que eles não esqueçam disso, porque tem gente que tem memória curta. Já estamos lá, com quatro ou cinco partidos montados para construirmos uma campanha vitoriosa, bonita, informativa, criativa e, acima de tudo, com muito sentimento”, finalizou.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março
Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas
Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.
Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.
A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.
Catalisa
O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.
Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.
Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Você precisa fazer login para comentar.