Cotidiano
Mais de 30% dos candidatos e partidos que disputaram 1º turno não prestaram contas, diz TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (6) o balanço final de prestações de contas de campanha entregues por partidos e candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições de 2018.
Das 28.070 prestações de contas aguardadas, foram entregues 19.255, o correspondente a 68,6% do total. As demais 31,4% não foram apresentadas.
O prazo para entrega à Justiça Eleitoral da prestação de contas final do primeiro turno das campanhas eleitorais se encerrou na terça (6), mas o TSE teve de processar os dados enviados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e por isso só informou o número final nesta sexta.
Segundo os dados do TSE, entregaram as prestações de contas:
- 67,64% dos 12.129 candidatos a deputado estadual
- 69,09% dos 5.925 candidatos a deputado federal
- 85,36% dos 309 candidatos a senador
- 85,22% dos 173 candidatos a governador
Dos candidatos a presidente, somente Fernando Haddad (PT) ainda não entregou a prestação de contas final. Mas, para quem disputou o segundo turno, o prazo se encerra no próximo dia 17. Jair Bolsonaro (PSL) entregou nesta sexta.
A Lei das Eleições determina que a Justiça Eleitoral notifique, no prazo de cinco dias, os partidos políticos e os candidatos que não tenham apresentado as contas dentro do prazo.
Após a notificação, as contas deverão ser apresentadas no prazo de 72 horas. Caso a omissão de prestação de contas persista, as contas poderão ser julgadas como não prestadas.
Partidos nessa situação podem ter suspenso o recebimento da cota do fundo partidário à qual a legenda tem direito. Os candidatos com pendência não obterão a certidão de quitação eleitoral enquanto perdurar a omissão.
Toda a documentação entregue à Justiça Eleitoral por partidos e candidatos é disponibilizada na íntegra no portal do TSE para consulta pública.
Segundo o TSE, a medida permite que candidatos, partidos, profissionais da imprensa, órgãos de fiscalização do Estado e qualquer cidadão tenham acesso aos documentos comprobatórios das prestações de contas dos candidatos e das legendas nas eleições deste ano.
Análise das contas
O TSE analisa somente as contas dos candidatos a presidente da República. As contas dos candidatos a governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital são examinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado onde o candidato concorreu.
São as seguintes as etapas de análise das contas:
- Após receber as contas finais, a Justiça Eleitoral disponibiliza os respectivos dados em página da internet e determina a imediata publicação de edital para que qualquer partido político, candidato ou coligação, bem como o Ministério Público, possam apresentar impugnação no prazo de três dias.
- Depois da análise das contas pela área técnica do tribunal, o ministro ou juiz relator abre prazo para manifestação do candidato.
- Em seguida, ao analisar os argumentos prestados, a unidade técnica emite o parecer conclusivo do exame da conta que irá subsidiar o relator para o julgamento em plenário.
- Se houver desaprovação das contas dos candidatos, o tribunal encaminha cópia do processo ao Ministério Público Eleitoral para verificação de possível abuso de poder econômico. A desaprovação das contas do partido tem como consequência a suspensão de cotas do fundo partidário.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Independência é cobrado após derrota no Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Volante Joel pode ser mais uma opção no Independência
A derrota para o São Francisco por 1 a 0 no último sábado, 24, na Arena da Floresta, gerou muitas cobranças no Independência. O gestor de futebol do Tricolor, Dado Ramos, se reuniu, de maneira remota, com a comissão técnica e os atletas e cobrou um melhor futebol e resultados a partir do confronto contra o Humaitá pela 3ª rodada do Estadual. O jogo será disputado nesta quarta, 28, a partir das 18 horas, no Tonicão.
“Não fizemos um bom jogo e as cobranças são naturais. Não tem muito o que dizer, precisamos trabalhar e conseguir a recuperação contra o Humaitá”, disse o capitão do Independência, Léo Japão.
Fecha preparação
O técnico Ivan Mazzuia comanda um treino tático nesta terça, 27, no Marinho Monte, e deve definir os titulares.
“Vou mexer na equipe, mas uma definição deve ocorrer somente no Tonicão. Temos uma decisão na quarta”, avaliou Mazzuia.
Joel integrado
Depois de resolver problemas particulares, o volante Joel foi integrado ao grupo Tricolor e se for regularizado será mais uma opção contra o Humaitá.
“Passei por problemas particulares. Isso complicou a minha apresentação e agora é trabalhar para ajudar o Independência”, afirmou Joel.
Comentários
Cotidiano
Rogério Pina comanda treinamento e deve definir o Humaitá

Foto Jhon Silva: Rogério Pina quer uma equipe com mais posse de bola contra o Independência
O técnico Rogério Pina comanda um treino tático seguido de bolas paradas nesta terça, 27, no campo do Airton, e deve definir os titulares do Humaitá para o confronto contra o Independência. A partida será disputada nesta quarta, 28, às 18 horas, no Tonicão.
São opções
O zagueiro Carlão, voltando de suspensão, e o atacante Diguda, recuperado de lesão, são duas opções importantes para o confronto contra o Tricolor.
Thiago e André
O lateral Thiago e o atacante André Lima serão avaliados nesta terça e são dúvidas no Humaitá. Os atletas têm poucas chances de jogar na quarta.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia vence na estreia da Copa Mário de Futsal

Foto cedida: Fluminense da Bahia é o atual campeão do torneio
A 4ª edição da Copa Mário iniciou nessa segunda, 26, no ginásio Álvaro Dantas, com três partidas. No jogo de abertura da competição, o Fluminense da Bahia, atual campeão, derrotou o IDV por 3 a 2. Nos outros confrontos os resultados foram: Mônaco 5 x 3 Chelsea e América 3 x 1 Resenha.
51 equipes
51 equipes disputam a 4ª edição da Copa Mário de Futsal. O time campeão receberá R$ 6.500 de premiação e o vice-campeão vai ganhar R$ 2.500.
“Temos um número recorde de times e isso mostra o crescimento da competição. Vamos ter um torneio bastante disputado”, declarou o coordenador Mário Jorge Ferreira.


Você precisa fazer login para comentar.