Cotidiano
Mais de 30% dos candidatos e partidos que disputaram 1º turno não prestaram contas, diz TSE
Das 28.070 prestações de contas aguardadas, foram entregues 19.255, o correspondente a 68,6% do total, informou tribunal. Quem não apresentou, será notificado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (6) o balanço final de prestações de contas de campanha entregues por partidos e candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições de 2018.
Das 28.070 prestações de contas aguardadas, foram entregues 19.255, o correspondente a 68,6% do total. As demais 31,4% não foram apresentadas.
O prazo para entrega à Justiça Eleitoral da prestação de contas final do primeiro turno das campanhas eleitorais se encerrou na terça (6), mas o TSE teve de processar os dados enviados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e por isso só informou o número final nesta sexta.
Segundo os dados do TSE, entregaram as prestações de contas:
- 67,64% dos 12.129 candidatos a deputado estadual
- 69,09% dos 5.925 candidatos a deputado federal
- 85,36% dos 309 candidatos a senador
- 85,22% dos 173 candidatos a governador
Dos candidatos a presidente, somente Fernando Haddad (PT) ainda não entregou a prestação de contas final. Mas, para quem disputou o segundo turno, o prazo se encerra no próximo dia 17. Jair Bolsonaro (PSL) entregou nesta sexta.
A Lei das Eleições determina que a Justiça Eleitoral notifique, no prazo de cinco dias, os partidos políticos e os candidatos que não tenham apresentado as contas dentro do prazo.
Após a notificação, as contas deverão ser apresentadas no prazo de 72 horas. Caso a omissão de prestação de contas persista, as contas poderão ser julgadas como não prestadas.
Partidos nessa situação podem ter suspenso o recebimento da cota do fundo partidário à qual a legenda tem direito. Os candidatos com pendência não obterão a certidão de quitação eleitoral enquanto perdurar a omissão.
Toda a documentação entregue à Justiça Eleitoral por partidos e candidatos é disponibilizada na íntegra no portal do TSE para consulta pública.
Segundo o TSE, a medida permite que candidatos, partidos, profissionais da imprensa, órgãos de fiscalização do Estado e qualquer cidadão tenham acesso aos documentos comprobatórios das prestações de contas dos candidatos e das legendas nas eleições deste ano.
Análise das contas
O TSE analisa somente as contas dos candidatos a presidente da República. As contas dos candidatos a governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital são examinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado onde o candidato concorreu.
São as seguintes as etapas de análise das contas:
- Após receber as contas finais, a Justiça Eleitoral disponibiliza os respectivos dados em página da internet e determina a imediata publicação de edital para que qualquer partido político, candidato ou coligação, bem como o Ministério Público, possam apresentar impugnação no prazo de três dias.
- Depois da análise das contas pela área técnica do tribunal, o ministro ou juiz relator abre prazo para manifestação do candidato.
- Em seguida, ao analisar os argumentos prestados, a unidade técnica emite o parecer conclusivo do exame da conta que irá subsidiar o relator para o julgamento em plenário.
- Se houver desaprovação das contas dos candidatos, o tribunal encaminha cópia do processo ao Ministério Público Eleitoral para verificação de possível abuso de poder econômico. A desaprovação das contas do partido tem como consequência a suspensão de cotas do fundo partidário.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.
Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.
Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro
Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.
Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil apreende arma de fogo e prende homem em Senador Guiomard
L.M.L. de S., de 30 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16, parágrafo primeiro, inciso quarto, da Lei n. 10.826/03.
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Geral de Senador Guiomard, cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar que resultou na apreensão de uma arma de fogo calibre .380 com numeração raspada, além de munições e uma trouxinha de maconha.
Durante a ação, um homem identificado como L.M.L. de S., de 30 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16, parágrafo primeiro, inciso quarto, da Lei n. 10.826/03.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A Polícia Civil segue intensificando as ações para combater a criminalidade e garantir a segurança da população.
Você precisa fazer login para comentar.