fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Luís é condenado a 27 anos de reclusão pelo assassinato de Cristiane

Publicado

em

Momento em que o juiz lia a sentença final ao réu. 27 anos de reclusão - Foto: Alexandre Lima

Momento em que o juiz lia a sentença final ao réu. 27 anos de reclusão – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Após a Promotoria ter usado apenas 15 minutos de sua réplica para pedir que o júri não desqualificasse as agravantes do caso: motivo torpe, cruel e não direito a defesa por parte da vítima. E por final, a ocultação de cadáver que caracteriza crime, encerrou sua participação no julgamento.

As 17h15, o advogado de defesa usou de sua tréplica antes do resultado final, usando também, apenas 15 minutos de seu tempo que seria de uma hora. O juiz que presidiu o julgamento, Doutor Clovis de Souza Lodi, passou a ler os quesitos sobre o caso.

Após isso, o júri deliberou para que fosse dada a sentença final. As 19h14, o juiz chamou o réu para anunciar o final do julgamento durou quase 12 horas além dos dois anos e oito meses de espera. Pelo crime cruel, torpe e impossibilidade à defesa e pelo crime de ocultação de cadáver, foi iniciado a pena com 22 anos de reclusão.

Promotora Maria Fátima Ribeiro Teixeira, acredita que se fez justiça no caso de Cristiane - Foto: Alexandre Lima

Promotora Maria Fátima Ribeiro Teixeira, acredita que se fez justiça no caso de Cristiane – Foto: Alexandre Lima

Foi atenuada a qualitativa de torpe, com agravante de crueldade subindo para 24 anos de reclusão. Juntando ocultação de cadáver, planejamento e execução, seguido de premeditação, magia negra e personalidade agressiva, circunstancia do crime em local esmo sem direito a defesa da vítima, acrescentou mais três anos.

Ficando no final, 27 anos de reclusão sem direito a condicional e indenização de R$ 50 mil reais ao filho da vítima, por entender dos danos deixados pelo agora, condenado.

Luis Carlos Ferreira, deverá passar longos anos no presídio estadual pelo crime que chocou os moradores da cidade de Brasiléia e Epitaciolândia no ano de 2011, quando matou a tiros e depois queimou o corpo de Cristiane Maria Prudente, na época com 20 anos e mãe de uma criança, por não aceitar o término do relacionamento depois de muito ser agredida.

Para a promotora Maria Fátima Ribeiro Teixeira, acredita que se fez justiça no caso de Cristiane, sentimento esse compartilhado pelos familiares que acompanharam o julgamento.

Já o advogado de defesa, Francisco Valadares Neto, disse que irá recorrer da sentença e da indenização imposta, por acreditar que foi exorbitante em todos os aspectos legais. Após tomar ciência da condenação, Luís foi levado de volta ao presídio estadual na Capital, onde cumprirá sua pena.

Saída do condenado do Fórum de Brasiléia após 12 horas de julgamento - Foto: Alexandre Lima

Saída do condenado do Fórum de Brasiléia após 12 horas de julgamento – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo

Acre

Nos Estados Unidos, Acre lança plataforma inédita de monitoramento de enchentes

Publicado

em

Plataforma foi lançada durante a 17ª Semana do Clima de Nova York. Foto: Diego Gurgel/Secom

Imagine saber, com antecedência, se sua casa corre risco de alagamento, se sua lavoura será afetada por uma cheia ou se o seu bairro precisa ser evacuado.

Essa é a proposta da plataforma Acre Climate, uma das mais inovadoras ferramentas de monitoramento ambiental da Amazônia, lançado pelo governo do Acre nesta segunda-feira, 22, durante a 17ª Semana do Clima em Nova York.

O sistema, inédito entre os estados brasileiros, oferece simulações espaciais sobre os impactos das enchentes. A vice-governadora Mailza Assis, que lidera a comitiva acreana em Nova York, ressaltou a importância de o Acre estar presente nos debates com resultados concretos e soluções baseadas na ciência e na inovação.

Vice-governadora Mailza participou do evento e frisou a importância da presença do Acre nos debates sobre meio ambiente. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O Acre viveu nos últimos anos grandes enchentes, e isso reforça a urgência de nos adaptarmos à crise climática. Por isso, lançamos a plataforma Acre Climate: uma ferramenta tecnológica que ajuda a proteger vidas, prever impactos e planejar melhor as ações de resposta. É inovação a serviço da prevenção e da justiça social.”

Comitiva acreana participou do lançamento da plataforma nesta segunda-feira, 22, em Nova York. Foto: Diego Gurgel/Secom

A vice-governadora destacou ainda que estar na Semana do Clima em Nova York é a oportunidade de mostrar ao mundo que o Acre tem trabalhado com seriedade para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

“Com 85% da nossa floresta preservada, o Acre mostra que é possível conservar e produzir com responsabilidade. Temos resultados concretos na redução do desmatamento e seguimos investindo em quem mantém a floresta em pé. Nosso recado ao mundo, rumo à COP30, é claro: preservar a Amazônia é um compromisso coletivo — e estamos prontos para liderar com cooperação, seriedade e esperança”.

Tecnologia para salvar vidas

O secretário de estado de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que a nova plataforma representa um marco na capacidade de resposta do estado aos desastres naturais.

Secretário de Meio Ambiente do Estado, Leonardo Carvalho, conta que a plataforma é essencial para monitoramento de eventos extremos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Secretário de Meio Ambiente do Estado, Leonardo Carvalho, conta que a plataforma é essencial para monitoramento de eventos extremos. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O projeto do Acre foi o único [entre todos os estados brasileiros] selecionado pelo Future Fund, uma iniciativa global coordenada pelo The Climate Group. A plataforma vai permitir um monitoramento mais preciso dos eventos extremos, como as enchentes que infelizmente têm se tornado cada vez mais frequentes no nosso estado. Com essa ferramenta, poderemos tomar decisões mais rápidas e efetivas, protegendo vidas e fortalecendo nossa capacidade de resposta”, garantiu o gestor.

Comentários

Continue lendo

Acre

Fraca onda polar traz chuvas e temperaturas amenas no Acre

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

A primavera começou com mudanças no tempo no Acre. Uma fraca onda polar atinge o estado a partir desta terça-feira, 23, reduzindo o calor e provocando chuvas em várias regiões. Segundo a previsão do meteorologista, Davi Friale, divulgada nesta segunda-feira, 22, os próximos dias serão marcados por instabilidade, com temperaturas mais amenas, principalmente em Rio Branco, Brasileia e no leste e sul do estado.

De acordo com o Friale, há alta probabilidade de chuvas fortes, acompanhadas de temporais, especialmente no centro do Acre e no vale do Juruá. Na quinta-feira, 25, as precipitações devem se intensificar novamente, podendo causar transtornos como alagamentos de ruas e danos em edificações.

Na capital acreana, a máxima não deve ultrapassar os 27°C nesta terça-feira, enquanto as mínimas previstas para a madrugada de quarta variam entre 18°C e 21°C. Ventos de sudeste, com rajadas moderadas, devem deixar o dia mais ventilado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Incêndio no bairro Floresta Sul mobiliza Corpo de Bombeiros em Rio Branco

Publicado

em

Foto: vídeo/reprodução

Um incêndio em um terreno desocupado ameaçou casas do entorno na tarde desta segunda-feira (22), no bairro Floresta Sul, em Rio Branco, e está sendo extinguido por equipes do Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Acre, a primeira equipe de combate chegou ao local às 14h30, e depois pediu reforço. Duas equipes – salvamento e equipe da operação fogo controlado do 3⁰ BEPCIF – trabalham para fazer a extinção do fogo, até o fechamento desta matéria. Não há informações de feridos, nem sobre o que teria originado o fogo.

Veja o vídeo:

 

Comentários

Continue lendo