Conecte-se conosco

Flash

Limite com 2 países, Assis Brasil completa 45 anos nesta sexta-feira

Publicado

em

Última sentinela do Brasil na fronteira com a Bolívia e o Peru, no chamado Alto Acre, o município de Assis Brasil completa, nesta sexta-feira (14), 45 anos de emancipação política e administrativa. Foi no governo de Geraldo Mesquita, que a acanhada vila sede do Seringal Paraguassu foi desmembrada do município de Brasileia para se tornar, na época, um dos 12 municípios acreanos.

Além de Assis Brasil, pelos decretos seguintes, foram emancipada as vilas de Quinari, que passou a ser Senador Guiomard, a de Plácido de Castro, que manteve o mesmo nome no novo município, a de Bujari, que assim também permaneceu, e de Japinin, no Alto Juruá, que se tornou o município de Mâncio Lima.

O nome do município é uma homenagem ao diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil, 1938, no Rio Grande do Sul. Foi um advogado, político, orador, escritor, poeta, prosador, diplomata e estadista brasileiro, fundador do Partido Libertador, deputado e membro da junta governativa gaúcha de 1891. É apontado também como como o pecuarista que introduziu no Brasil o gado Jersey, o gado Devon e a ovelha Karakul, tendo participação importante na introdução do cavalo árabe e no melhoramento do Thoroughbred, o puro sangue inglês, no país.

Mas, o grande feito que o fez merecer a homenagem no Acre foi, justificou o governo na época do batismo do município, sua participação, ao lado do Barão do Rio Branco, título do diplomata José Maria Paranhos Júnior, na assinatura do Tratado de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O tratado pôs fim ao conflito armado entre bolivianos e brasileiros do Acre pela pose do território.

Assis Brasil tem hoje uma população estimada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 7 534 habitantes numa área é de 4.974,175 km², na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, formando um núcleo de populações vizinhas, com a cidade peruana de Iñapari, e com a cidade boliviana de Bolpebra. O município é servido pela rodovia BR-317, que é a única rodovia que liga o Brasil ao Peru.

Os primeiros habitantes do que um dia se tornaria o município de Assis Brasil foram os Machineris, um povo indígena do grupo etnográficoo Aruaque, que atualmente habita a Área Indígena Mamoadate, com uma parte localizada dentro dos limites do município e a outra localizada no município vizinho de Sena Madureira. Os primeiros moradores não-índigenas do município foram os três irmãos Freire, que vieram do Estado do Maranhão em 1908: Belarmino Freire, Policarpo Freire e Durval Freire se estabeleceram às margens do rio Acre, próximo ao Marco Rondon.

Aliás, o município um dia ficara famoso por ter sido rota de passagem do lendário marechal Cândido Rondon no início do século passado, na definição dos limites do Brasil com os países vizinhos. O marco que leva o nome do marechal, no centro de Assis Brasil, teria sido fincado no local com o homenageado fazendo parte do grupo de operários que atuavam nas obras.

Assis Brasil, no entanto, ficou famosa, até internacionalmente, no início deste ano, por ter servido como abrigo de imigrantes, a maioria haitianos, na diáspora do Brasil rumo ao Peru e de lá em busco de retorno ao país devastado em 2010 por um grande terremoto que atingiu toda a região do Caribe.

O pioneiro Vicente Bessa foi o primeiro prefeito nomeado da Vila Assis Brasil, porque no Acre, na época, um território federal, a população tinha direito de eleger pelo voto direto somente os cargos do legislativo. Os cargos executivos (prefeitos e governador) eram nomeados pelo Presidente da República. Sua primeira eleição para prefeito deu-se em 1985, na condição de o menor colégio eleitoral do país na época, quando o então prefeito, Antônio Monteiro, do PDS, ganhou a eleição de Vicente Bessa, por exatos dez votos de diferença num colégio eleitoral de pouco mais de 200 eleitores.

O município atualmente é administrado pelo prefeito Jerri Correia, eleito pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Mesmo que seu partido seja visceral adversário do governador, Jerri Correia tem mantido boas relações com o Palácio Rio Branco, ocupado pelo governador Gladson Cameli (PP). Não por acaso o governador participará, na tarde de hoje, das comemorações alusivas aos 45 anos do município.

Durante as comemorações, o governador vai assinar ordem de serviço para de manutenção preventiva e corretiva na “Escola Edilsa Maria Batista” e entregas de equipamentos agrícolas adquiridos com emenda do deputado federal Alan Rick (DEM-AC). O prefeito Jerri Correia tem feitos elogios à postura de Gladson Cameli ao declarar que o governador distribui recursos sem olhar o partido do prefeito, se aliado ou adversário. “È um democrata”, elogia Correia, ao se referir ao governador de um partido adversário.

POR TIÃO MAIA

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Municípios do Acre mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes

Publicado

em

Foto: Luan Martins/Sesacre

Pais, mães e responsáveis, devem procurar postos de vacinação e vacinem crianças e adolescentes

Os 22 municípios da Macrorregião Única de Saúde do Acre – entre eles Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.

As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em Cruzeiro do Sul, a técnica de laboratório Catiane Alencar, de 45 anos, mantém a caderneta da filha, de 10 anos, sempre atualizada. Para a moradora do bairro Arthur Maia, vacinar é um gesto de amor.

“Minha filha tem 10 anos, tomou todas as vacinas, todas as vacinas que têm na rede pública. Acredito nas vacinas porque, hoje em dia, existem muitas doenças que foram erradicadas a partir do surgimento das vacinas.”

Para ampliar a imunização, o estado Acre realiza uma classificação de risco para cada município. Com base nela, são definidas estratégias específicas. A informação é da coordenadora de imunização do Acre, Renata Aparecida Quiles.

A Operação Gota, vacinação realizada pela Força Aérea com helicóptero em áreas de difícil acesso, é uma dessas ações.

A coordenadora reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.

“Precisa vacinar e vacinar na idade preconizada pelo Ministério da Saúde, com isso a criança obtém a melhor resposta imunológica e com isso também resulta na diminuição da circulação das doenças.”

O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!

As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e Covid-19.

Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. . É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre as coberturas vacinais impede o retorno de das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!

“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”

Atenção, pais e responsáveis do Acre! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.

Saiba mais em gov.br/vacinacao.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motociclista fica ferido após colisão com táxi em Epitaciolândia

Publicado

em

Acidente ocorreu na Avenida Santos Dumont e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, deixou um motociclista ferido na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre. A ocorrência mobilizou equipes de resgate do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

No local, os socorristas encontraram a vítima, identificada como Erivelton da Silva, de 34 anos, caída ao solo. Ele apresentava ferimento cortante no supercílio esquerdo e escoriações pelo corpo, mas, segundo a equipe de resgate, não havia sinais aparentes de fraturas.

De acordo com as informações repassadas, Erivelton conduzia uma motocicleta preta de origem boliviana, placa NN-3822, quando colidiu com um táxi de cor branca, placa QLW1J64. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde para avaliação médica.

As circunstâncias da colisão não foram detalhadas e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tá virando moda? Homem é preso após tentar agredir enfermeiro e tomar arma de vigilante no PS de Rio Branco

Publicado

em

Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22) após uma tentativa de agressão e roubo no Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas, na capital acreana.

De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco deu entrada na unidade hospitalar em busca de atendimento médico. Durante o procedimento de triagem, ele retirou um termômetro que havia sido colocado em sua axila e tentou ferir um enfermeiro.

Diante da agressão, vigilantes do hospital foram acionados para conter o paciente. Ainda segundo a polícia, o homem reagiu de forma violenta, entrou em luta corporal e tentou tomar a arma de fogo de um dos seguranças. A ação foi contida, e Francisco acabou imobilizado no local.

Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão foram acionados, deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

O caso será apurado pelas autoridades competentes.

 

Comentários

Continue lendo