fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Liminar da justiça garante laqueadura a mulher que teve 10 filhos, a cirurgia foi feita no Hospital de Brasileia.

Publicado

em

Sheila Clementino, com a mãe Valdelina Rocha no hospital, antes da criurgia — Foto: Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

Mãe de 10 filhos e com problemas mentais, Valdelina Rocha, de 39 anos, conseguiu fazer a laqueadura, no dia 13 de novembro, após uma decisão liminar da vara única do Tribunal de Justiça de Epitaciolândia, no interior do Acre. A cirurgia foi feita no Hospital de Brasileia.

Quem correu atrás para conseguir que a mãe fizesse o procedimento, foi a filha dela, Sheila Clementino, de 20 anos, que inclusive não foi criada pela mãe, devido às dificuldades que enfrentou ao longo da vida, mas, ao se reaproximar da mãe, fez questão de ajudar.

Sheila contou que devido os problemas que enfrenta, a mãe nunca tinha dado entrada no pedido no SUS, mas, quando viu a mãe grávida mais uma vez e sem ter muito o que fazer, fez uma postagem em uma rede social, onde pedia ajuda para construir uma casa para a mãe e também pela laqueadura. A história acabou chegando até a juíza da comarca que pegou o caso e expediu a liminar para que a cirurgia fosse feita.

“Há uns anos me aproximei para conhecer ela e a história dela. Vi que foi tendo filhos e quando cheguei aqui disse: Isso tem que acabar. Procurei qual órgão podia ver a situação dela. Vi que era o Ministério Público, mas, não pude ir lá por causa da pandemia. Não conseguia entrar no site, foi quando decidi postar na internet e pedi ajuda para construir a casa dela e pela laqueadura”, contou.

Sheila disse que a mãe chegou ao Acre ainda adolescente e casou com pai de Sheila. Ele enfrentou problemas com drogas o que, segunda ela, originou o problema mental da mãe devido às agressões físicas que sofria. Ela contou que aos 20 anos a mãe já tinha cinco filhos e foi assim ao longo dos anos, depois ela se separou do marido e teve mais filhos.

“Graças a Deus que o estado apoiou, o MP, Capes e até mesmo do hospital. Pensei que ia demorar muito essa laqueadura dela porque não teve o bebê cesárea. Ela chegou dia 11 de novembro para ganhar e, no outro dia, liguei para a advogada preocupada com o que iria acontecer. Mas, com essa situação ia ser só com 45 dias, liguei para a advogada que fez o possível e, graças a Deus, conseguimos fazer a laqueadura. Fiquei muito feliz”, contou.

A advogada Elizangela Schwalbe foi nomeada como dativa da mulher, e disse que a decisão só saiu horas depois do nascimento do bebê, mas, devido uma lei garante que o procedimento seja feito até 24 horas depois, o procedimento foi feito.

“Como ela não tem nenhuma ação de interdição e aqui muitos conhecem a história dela, das crianças que foram abrigadas, a juíza da comarca se sensibilizou e entrei com a ação de obrigação de fazer contra o estado para que pudesse resolver. E, a cirurgia só aconteceu naquele dia porque movemos mundos e fundos. A criança nasceu antes da hora e o hospital não tinha sido citado ainda”, contou.

Sheila disse que o objetivo é de conseguir terminar a construção da casa da mãe e dar apoio para que ela consiga criar o bebê recém-nascido. Ela contou que Valdelina está sendo acompanhada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade e acredita que a mãe vai conseguir. A jovem conseguiu a laqueadura da mãe e casa nova, agora, ela tenta mobiliar, e pagar o carpinteiro pela obra.

Comentários

Continue lendo

Flash

Alívio para o bolso dos acreanos! Aneel mantém bandeira verde para tarifas de energia em fevereiro

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em fevereiro, continuará com a bandeira verde para a cobrança da tarifa de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa será a terceira vez consecutiva em que os consumidores não enfrentarão aumento no valor da tarifa mensal, mantendo a menor cobrança possível.

A bandeira verde, considerada a mais econômica, reflete a situação favorável dos custos de geração de energia, que são aferidos mensalmente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com a análise do ONS, a estratégia de geração de energia é ajustada de acordo com a demanda, e no início do ano, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão com volumes elevados, o que reduz a necessidade de utilização das termoelétricas, que geram energia de maneira mais cara e poluente devido ao uso de combustíveis fósseis.

O sistema de bandeiras, implementado em 2015, funciona como um “sinal de trânsito” para o consumidor. Através de diferentes cores (verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2), o sistema sinaliza a variação no custo da geração de energia, incentivando o público a adotar medidas de economia de eletricidade nos meses em que a tarifa aumenta devido ao uso de fontes mais caras de energia.

Comentários

Continue lendo

Flash

Rádio Aldeia FM de Brasileia ganha nova sede após enchente

Publicado

em

Governador estará presente na inauguração, segundo sua assessoria – Foto: Arquivo

Antigo Ceja foi revitalizado para abrigar emissora; inauguração acontece nesta segunda-feira (3)

O governo do Estado do Acre entrega nesta segunda-feira (3), evento previsto a partir das 14 horas, a nova sede da Rádio Aldeia FM de Brasileia, que funcionará no prédio do antigo Centro da Juventude (Ceja). O espaço passou por um processo de revitalização e adequação, após a antiga sede da emissora ser inundada pela enchente que atingiu o município no ano passado, tornando inviável sua permanência no local.

A obra teve um investimento total de R$ 190.964,23 e foi iniciada em maio de 2024. A cerimônia de entrega está marcada para as 14h, com a presença de autoridades estaduais e municipais.

Além da inauguração da nova sede da rádio, também estão previstas a entrega de CNHs do Programa CNH Social, pelo Detran/AC, e a assinatura da Ordem de Serviço para manutenção de escolas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Comentários

Continue lendo

Flash

Motorista morre em capotamento na Baixada da Sobral na capital do Acre

Publicado

em

Antônio José de Araújo perdeu o controle do veículo e caiu em uma valeta; ele não usava cinto de segurança

O motorista Antônio José de Araújo, de 43 anos, morreu na madrugada deste domingo (2) após capotar o carro em uma rotatória do bairro Bonsucesso, na Rua 26 de Junho, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Antônio estava bebendo com amigos nas proximidades do residencial Bonsucesso antes de decidir retornar para casa com um veículo da empresa Passarelli Engenharia e Construção, para a qual trabalhava. Ele dirigia a cerca de 40 km/h quando perdeu o controle do Fiat Argo branco (placa SJG-3H20) ao bater na estrutura da rotatória. O carro caiu em uma valeta e capotou.

O vigilante Pedro Magalhães, que passava pelo local, desceu até a valeta e retirou o motorista do veículo. Antônio não usava cinto de segurança e foi encontrado de cabeça para baixo, com o peso do corpo pressionando o pescoço, o que pode ter causado hipóxia e, consequentemente, uma parada cardiorrespiratória (PCR).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimá-lo por mais de uma hora, mas Antônio não resistiu e morreu dentro da ambulância de suporte avançado.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. O Policiamento de Trânsito isolou a área para o trabalho da perícia, e o veículo foi removido por um guincho.

 

Comentários

Continue lendo