fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Liminar da justiça garante laqueadura a mulher que teve 10 filhos, a cirurgia foi feita no Hospital de Brasileia.

Publicado

em

Sheila Clementino, com a mãe Valdelina Rocha no hospital, antes da criurgia — Foto: Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

Mãe de 10 filhos e com problemas mentais, Valdelina Rocha, de 39 anos, conseguiu fazer a laqueadura, no dia 13 de novembro, após uma decisão liminar da vara única do Tribunal de Justiça de Epitaciolândia, no interior do Acre. A cirurgia foi feita no Hospital de Brasileia.

Quem correu atrás para conseguir que a mãe fizesse o procedimento, foi a filha dela, Sheila Clementino, de 20 anos, que inclusive não foi criada pela mãe, devido às dificuldades que enfrentou ao longo da vida, mas, ao se reaproximar da mãe, fez questão de ajudar.

Sheila contou que devido os problemas que enfrenta, a mãe nunca tinha dado entrada no pedido no SUS, mas, quando viu a mãe grávida mais uma vez e sem ter muito o que fazer, fez uma postagem em uma rede social, onde pedia ajuda para construir uma casa para a mãe e também pela laqueadura. A história acabou chegando até a juíza da comarca que pegou o caso e expediu a liminar para que a cirurgia fosse feita.

“Há uns anos me aproximei para conhecer ela e a história dela. Vi que foi tendo filhos e quando cheguei aqui disse: Isso tem que acabar. Procurei qual órgão podia ver a situação dela. Vi que era o Ministério Público, mas, não pude ir lá por causa da pandemia. Não conseguia entrar no site, foi quando decidi postar na internet e pedi ajuda para construir a casa dela e pela laqueadura”, contou.

Sheila disse que a mãe chegou ao Acre ainda adolescente e casou com pai de Sheila. Ele enfrentou problemas com drogas o que, segunda ela, originou o problema mental da mãe devido às agressões físicas que sofria. Ela contou que aos 20 anos a mãe já tinha cinco filhos e foi assim ao longo dos anos, depois ela se separou do marido e teve mais filhos.

“Graças a Deus que o estado apoiou, o MP, Capes e até mesmo do hospital. Pensei que ia demorar muito essa laqueadura dela porque não teve o bebê cesárea. Ela chegou dia 11 de novembro para ganhar e, no outro dia, liguei para a advogada preocupada com o que iria acontecer. Mas, com essa situação ia ser só com 45 dias, liguei para a advogada que fez o possível e, graças a Deus, conseguimos fazer a laqueadura. Fiquei muito feliz”, contou.

A advogada Elizangela Schwalbe foi nomeada como dativa da mulher, e disse que a decisão só saiu horas depois do nascimento do bebê, mas, devido uma lei garante que o procedimento seja feito até 24 horas depois, o procedimento foi feito.

“Como ela não tem nenhuma ação de interdição e aqui muitos conhecem a história dela, das crianças que foram abrigadas, a juíza da comarca se sensibilizou e entrei com a ação de obrigação de fazer contra o estado para que pudesse resolver. E, a cirurgia só aconteceu naquele dia porque movemos mundos e fundos. A criança nasceu antes da hora e o hospital não tinha sido citado ainda”, contou.

Sheila disse que o objetivo é de conseguir terminar a construção da casa da mãe e dar apoio para que ela consiga criar o bebê recém-nascido. Ela contou que Valdelina está sendo acompanhada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade e acredita que a mãe vai conseguir. A jovem conseguiu a laqueadura da mãe e casa nova, agora, ela tenta mobiliar, e pagar o carpinteiro pela obra.

Comentários

Continue lendo

Flash

Bingão do trabalhador reúne centenas de pessoas em festa realizada pela prefeitura de Epitaciolândia

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações dos 32 anos de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia a prefeitura realizou a bingão do trabalhador.

Para marcar a data comemorativa alusiva ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Epitaciolândia organizou uma programação especial para prestigiar todos os epitaciolandesnses.

O evento aconteceu na Praça 28 de Abril e todos puderam aproveitar o fim de tarde com o tradicional Bingo do Trabalhador, foi uma verdadeira festa com a presença de centenas de pessoas que compareceram para testar a sorte, foram sorteados diversos prêmios dentre eles, geladeira, roçadeira, tanquinho, Tv de 50 polegadas, bicicleta, Pix, dentre outros prémios. Além disso, teve música ao vivo e no final foi servido cachorro quente com refrigerante para todos.

O Prefeito Sérgio Lopes afirmou que a realização do evento é uma forma de prestigiar os trabalhadores e trabalhadoras pela passagem do Dia do Trabalhador.

“O Dia do Trabalhador, é o dia que marca, na verdade, a confraternização de todos os trabalhadores e esse evento é uma forma de agradecer a essas pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade de Epitaciolândia”, assegura o Prefeito.

Mais cedo pela parte da amanhã a prefeitura realizou a IV Corrida do Trabalhador (Antônio Pereira de Aquino-Kaki).

O evento teve a participação de atletas nas categorias masculino e feminino, com percursos de 10 km para homens e 7km para mulheres.

No final da corrida foi servido café da manhã para todos os participantes e feito a premiação para os vencedores com troféus, medalhas e premiação em dinheiro.

O evento contou com o apoio do pessoal do 6ª Ciretran Brasileia com apoio no trajeto de largada até a chegada.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Semana Evangélica marca início da programação de aniversário de Assis Brasil

Publicado

em

1º de maio, além do Dia do Trabalhador, em Assis Brasil a data marca o início das festividades alusivas ao 48º aniversário de emancipação política e autonomia administrativa da cidade de Assis Brasil. A quarta-feira será marcada pelo início da Semana Evangélica, que este ano foi antecipada para o mês de aniversário da cidade.

As atividades começam nas primeiras horas, com a realização de um torneio de futsal entre as igrejas evangélicas. Já estão inscritas na competição 17 equipes que participarão do torneio que acontecerá no ginásio de esportes da cidade.

Às 19h do mesmo dia a prefeitura e a Associação de Pastores promoverão a 3ª Cruzada Evangelistica Assis Brasil é de Jesus. O evento vai acontecer na praça Soldado Marinho, no centro da cidade, e vai contar com a participação de cantores locais e ministração da palavra de Deus.

Já na sexta-feira, dia 3, os organizadores da Semana Evangélica realizarão o 2º Festival da Canção Gospel, evento que pretende promover os talentos musicais e revelar novos artistas evangélicos. O concurso vai ser realizado no palco da praça Soldado Marinho, a partir das 19h.

Para encerrar a Semana Evangélica, a prefeitura e a Associação de Pastores realizarão a 3ª Marcha Pra Jesus e logo após o show nacional com o cantor Juliano Son.

“Estamos em festa pelo aniversário de nossa cidade. Vamos iniciar o mês com a Semana Evangélica, orando por nosso município e pelo nosso povo. Convidamos a todos para prestigiarem as atividades que já iniciam nesta quarta-feira, dia 1º de maio”, comentou o prefeito Jerry Correia.

Comentários

Continue lendo

Flash

“Por mim está definido e não há o que discutir”, diz Gladson sobre chapa com Bocalom e Alysson

Publicado

em

Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson e embarcar como vice na chapa do atual prefeito e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson.

Gladson disse ainda que a executiva municipal do PP terá que convocar uma coletiva para anunciar a chapa. Foto: Assessoria arquivo

Everton Damasceno, ContilNet

“Eu soube que ela é candidata pela imprensa”, disse o governador Gladson Cameli sobre a decisão da deputada federal Socorro Neri de colocar seu nome à disposição do Progressistas para disputar a Prefeitura de Rio Branco, depois que foi anunciada a aliança entre Alysson Bestene e Bocalom para 2024.

Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson e embarcar como vice na chapa do atual prefeito e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson.

Deputada Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson, e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson. Foto: arquivo

“Eu soube que a Socorro será candidata pela imprensa. Conversei com ela ano passado e a consultei sobre a possibilidade de ser candidata, me disse várias vezes que não. Como, agora, na altura do campeonato, me vem com esse discurso?”, questionou o governador, que comanda a executiva estadual do partido.

Questionado sobre a oficialização da chapa com Bocalom e Alysson, respondeu: “Por mim, está fechado e definido. Não há o que discutir”.

“Fui a Brasília, discuti e dialoguei com quem era necessário e sempre deixei claro que qualquer decisão seria tomada de forma coletiva. Não é justo que essa novela se apresente dessa forma, nesse momento. Já disse que por mim está definido. É isso”, continuou.

___________________________

Gladson disse ainda que a executiva municipal do PP terá que convocar uma coletiva para anunciar a chapa.

___________________________

“Pois esse é o momento de a executiva municipal convocar uma coletiva para anunciar a chapa. Não quero parecer ditador ou autoritário – e não é esse meu interesse. A competência de fazer esse anúncio é da executiva municipal. A democracia e o diálogo devem permanecer, sempre”, concluiu.

Comentários

Continue lendo