Cotidiano
Líderes sul-americanos assinam documento para criação do Prosul
Fórum de de desenvolvimento regional pretende substituir Unasul e, além do Brasil, inclui Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Equador e Guiana.

Bolsonaro assina Declaração de Santiago, documento para criação do Prosul, nesta sexta-feira (22) — Foto: Rodrigo Garrido/Reuters
Representantes de oito países sul-americanos, incluindo o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, assinaram na tarde desta sexta-feira (22) a Declaração de Santiago, um documento com uma proposta para a criação do Prosul, fórum de desenvolvimento e integração regional, que deve substituir a União das Nações Sul-Americanos (Unasul).
O presidente chileno Sebastián Piñera afirmou que a assinatura do documento “estabelece um compromisso dos presidentes de colaboração, diálogo e integração na América do Sul”.
De acordo com ele, o fórum será implementado gradualmente e deve “ter uma estrutura flexível, leve, barata, com regras operacionais claras e um ágil mecanismo de tomada de decisão”.
Piñera disse que o Prosul vai tratar das “questões de integração nas áreas de infraestrutura, energia energia, saúde, defesa, segurança e criminalidade, prevenção e gestão de desastres naturais”.
Ele terminou sua declaração no ato de assinatura dizendo que o Prosul vai ser um “fórum sem ideologia, que vai respeitar a diversidade dos países que elegeram seus governos” e que o objetivo é “avançar juntos, melhorar a qualidade de vida e criar mais oportunidades para que todos os habitantes possam seguir com seus projetos de liberdade”.
Além de Bolsonaro, assinaram o documento Mauricio Macri (Argentina), Sebastian Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Martín Vizcarra (Peru), Iván Duque Márquez (Colômbia), Lenín Moreno (Equador) e George Talbot (embaixador da Guiana).

Líderes posam para foto oficial antes do início da reunião no Palácio La Moneda, em Santiago, no Chile — Foto: Rodrigo Garrido/Reuters
A ideia do Prosul é ser um fórum de desenvolvimento regional para substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
Com sede em Quito, a Unasul foi formada em 2008 por 12 países da América do Sul com o objetivo de promover a coordenação política, econômica e social da região. A iniciativa surgiu na era de ouro dos governos de esquerda na América Latina com lideranças como Luis Inácio Lula da Silva (Brasil), Michelle Bachelet (Chile), Rafael Correa (Equador), Néstor e Cristina Kirchner (Argentina) e Chávez (Venezuela).
Atualmente, apenas Bolívia, Guiana, Suriname, Uruguai e Venezuela seguem no grupo. Desde abril de 2018, sete dos seus países-membros (Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Equador) suspenderam sua participação ou anunciaram saída definitiva da organização devido à discordância sobre o seu funcionamento.
A crise se intensificou no grupo por causa de um impasse com o governo do venezuelano Nicolás Maduro em relação à escolha do novo secretário-geral da organização que substituiria o colombiano Ernesto Samper, que terminou seu mandato em janeiro de 2017.
Em uma transmissão ao vivo em uma rede social, nesta quinta (21), Bolsonaro afirmou que o objetivo é “botar um ponto final” na Unasul, que, na opinião dele, serve como “nome de fantasia” do Foro de São Paulo. O foro foi um grupo criado na década de 1990 por partidos de esquerda da América Latina.
Comentários
Cotidiano
Polícia Penal apreende celulares em operação no presídio de Cruzeiro do Sul
Ação de segurança contou com apoio da Divisão de Operações com Cães e busca reforçar controle interno na unidade
A Polícia Penal do Acre apreendeu dois celulares e carregadores durante uma revista realizada na tarde desta terça-feira (22) na Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul. A operação teve como objetivo intensificar a segurança interna e coibir a entrada de objetos proibidos no sistema penitenciário.
A ação contou com a participação da direção da unidade, da coordenação de segurança, das equipes de plantão e do apoio especializado da Divisão de Operações com Cães (DOC), que colaborou na varredura dos espaços.
Segundo a Polícia Penal, os materiais apreendidos passarão por investigação para identificar os responsáveis por sua entrada na unidade. A medida visa inibir práticas semelhantes e garantir a disciplina e segurança no ambiente prisional.
Operações desse tipo fazem parte da rotina do sistema penitenciário acreano, que busca constantemente aprimorar seus mecanismos de controle e proteger tanto os internos quanto os servidores das unidades.
Comentários
Cotidiano
Seleção Acreana viaja e terá um grande desafio em Brasília

Foto FEAV: Seleção Acreana vai disputar a 1ª divisão do vôlei nacional
A Seleção Acreana de Vôlei Masculino Sub-18 viajou nesta terça, 22, para Brasília, no Distrito Federal, e nesta quarta, 23, estreia no Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão.
“Trabalhamos por cinco meses para a disputa do Brasileiro. Vamos disputar uma competição fortíssima”, disse o técnico Alfredo Teles.
Dois jogos no 1º dia
A Seleção Acreana vai fazer duas partidas no primeiro dia de disputas no Campeonato Brasileiro. O primeiro confronto será contra a Seleção do Rio Grande do Norte, às 6 horas (hora Acre), e na segunda partida os garotos acreanos jogam contra Pernambuco, a partir das 14 horas (hora Acre).
Comentários
Cotidiano
Porto Acre bate o Futuro Real na Super Taça Acreana

Foto PHD: Equipe de Porto Acre conquistou uma vitória importante na luta pela classificação
A equipe de Porto Acre derrotou o Futuro do Real por 4 a 2 nessa segunda, 21, no ginásio Álvaro Dantas, em um confronto válido pela fase de classificação da Super Taça Acreana, no feminino.
Nos outros jogos da rodada os resultados foram: Juven RB 5 x 0 Plácido de Castro, Borussia 6 x 2 Arsenal, Real Sociedade 4 x 2 Bujari e Glória 3 x 2 Base da Assermurb.
Jogo isolado
A fase de classificação do torneio feminino terá sequência na quinta, 24, a partir das 20 horas, com duelo isolado entre Calafate e Plácido de Castro.
Você precisa fazer login para comentar.