Cotidiano
Líderes sul-americanos assinam documento para criação do Prosul
Fórum de de desenvolvimento regional pretende substituir Unasul e, além do Brasil, inclui Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Equador e Guiana.

Bolsonaro assina Declaração de Santiago, documento para criação do Prosul, nesta sexta-feira (22) — Foto: Rodrigo Garrido/Reuters
Representantes de oito países sul-americanos, incluindo o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, assinaram na tarde desta sexta-feira (22) a Declaração de Santiago, um documento com uma proposta para a criação do Prosul, fórum de desenvolvimento e integração regional, que deve substituir a União das Nações Sul-Americanos (Unasul).
O presidente chileno Sebastián Piñera afirmou que a assinatura do documento “estabelece um compromisso dos presidentes de colaboração, diálogo e integração na América do Sul”.
De acordo com ele, o fórum será implementado gradualmente e deve “ter uma estrutura flexível, leve, barata, com regras operacionais claras e um ágil mecanismo de tomada de decisão”.
Piñera disse que o Prosul vai tratar das “questões de integração nas áreas de infraestrutura, energia energia, saúde, defesa, segurança e criminalidade, prevenção e gestão de desastres naturais”.
Ele terminou sua declaração no ato de assinatura dizendo que o Prosul vai ser um “fórum sem ideologia, que vai respeitar a diversidade dos países que elegeram seus governos” e que o objetivo é “avançar juntos, melhorar a qualidade de vida e criar mais oportunidades para que todos os habitantes possam seguir com seus projetos de liberdade”.
Além de Bolsonaro, assinaram o documento Mauricio Macri (Argentina), Sebastian Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Martín Vizcarra (Peru), Iván Duque Márquez (Colômbia), Lenín Moreno (Equador) e George Talbot (embaixador da Guiana).

Líderes posam para foto oficial antes do início da reunião no Palácio La Moneda, em Santiago, no Chile — Foto: Rodrigo Garrido/Reuters
A ideia do Prosul é ser um fórum de desenvolvimento regional para substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
Com sede em Quito, a Unasul foi formada em 2008 por 12 países da América do Sul com o objetivo de promover a coordenação política, econômica e social da região. A iniciativa surgiu na era de ouro dos governos de esquerda na América Latina com lideranças como Luis Inácio Lula da Silva (Brasil), Michelle Bachelet (Chile), Rafael Correa (Equador), Néstor e Cristina Kirchner (Argentina) e Chávez (Venezuela).
Atualmente, apenas Bolívia, Guiana, Suriname, Uruguai e Venezuela seguem no grupo. Desde abril de 2018, sete dos seus países-membros (Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Equador) suspenderam sua participação ou anunciaram saída definitiva da organização devido à discordância sobre o seu funcionamento.
A crise se intensificou no grupo por causa de um impasse com o governo do venezuelano Nicolás Maduro em relação à escolha do novo secretário-geral da organização que substituiria o colombiano Ernesto Samper, que terminou seu mandato em janeiro de 2017.
Em uma transmissão ao vivo em uma rede social, nesta quinta (21), Bolsonaro afirmou que o objetivo é “botar um ponto final” na Unasul, que, na opinião dele, serve como “nome de fantasia” do Foro de São Paulo. O foro foi um grupo criado na década de 1990 por partidos de esquerda da América Latina.
Comentários
Cotidiano
PM prende casal com mais de 11kg de droga na capital do Acre
Uma guarnição do Choque da Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou a prisão de um casal com mais de 11kg de drogas em um apartamento, no bairro Wanderley Dantas, neste domingo, 17.
Durante patrulhamento na região, uma guarnição do Choque recebeu uma denúncia anônima, que declarava que no bairro havia um homem comercializando entorpecentes em frente a uma residência, na travessa João Queiroz.
Os militares foram ao local e, quando se aproximaram, o suspeito tentou empreender fuga, mas logo foi detido. Os policiais conseguiram visualizar que no interior do imóvel havia bastante droga. Os militares acharam mais de 11kg de maconha em posse do casal que morava no local. Os dois foram presos e encaminhados à Defla com a droga.
Comentários
Cotidiano
SECOM derrota Prefeitura e é líder do Campeonato da Imprensa
A equipe da Secretaria de Comunicação derrotou a Prefeitura por 3 a 1 neste domingo, 17, na AABB, e assumiu a liderança isolada da fase de classificação do Campeonato da Imprensa de Futebol Soçaite com duas vitórias.
Nas outras partidas da rodada, a Amazon venceu o AC24 Horas por 6 a 2 e a Rede Amazônia empatou com a TV Gazeta por 1 a 1.
Próxima rodada
A 3ª rodada do Campeonato da Imprensa será disputada no domingo, 24, a partir das 8 horas, na AABB, e as partidas são: SECOM x Rede Amazônica, Prefeitura x AC24 Horas e TV Gazeta x Amazon.

Foto Dell Pinheiro: Jogos bem disputados marcaram a 2ª rodada na AABB
- Foto Dell Pinheiro: Jogos bem disputados marcaram a 2ª rodada na AABB
Comentários
Cotidiano
Flamengo vence Internacional e segue na liderança do Brasileirão
Flamengo e Internacional se enfrentaram neste domingo (17/8), em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro

Por Metrópoles
Mesmo com time misto, o Flamengo superou o Internacional por 3 x 1, neste domingo (17/8), no Beira-Rio, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Rubro-Negro assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos. Já o Internacional aparece na 12ª posição, com 24 pontos.
O jogo
O jogo teve desfecho logo no início: o centroavante Pedro anotou dois gols — o primeiro após cruzamento de Arrascaeta; e o segundo em contra-ataque feito por Arrascaeta e assistência de Lino.
No segundo tempo, o Flamengo ampliou com Plata aos 16 minutos, que marcou no primeiro toque na bola. O Internacional conseguiu apenas o gol de honra com Borré, já nos acréscimos da partida.
Reencontro
O duelo aconteceu três dias antes da partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores, também no Beira-Rio. No confronto de ida, no Maracanã, o Flamengo venceu por 1 a 0, o que lhe garante a vantagem do empate na próxima quarta-feira (20/8) para avançar às quartas de final.
Você precisa fazer login para comentar.