Conecte-se conosco

Cotidiano

Líder indígena acusado de estupro por turista chilena foge após Justiça decretar prisão preventiva

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC) informou que conduz com prioridade a investigação sobre a denúncia de estupro feita pela turista chilena Loreto Belen, que relatou ter sido vítima de violência sexual durante uma vivência cultural na Aldeia Me Nia Ibu, do povo Huni Kuî, localizada no município de Feijó.

Segundo o delegado titular da unidade, Dione Lucas, após o registro do boletim de ocorrência e a apresentação de provas pela vítima, como vídeo do suposto ritual, comprovantes de pagamento e sinais de lesões, foi solicitado mandado de prisão preventiva contra o investigado, o líder indígena Isaka Ruy. A Justiça deferiu o pedido, mas o suspeito fugiu antes da efetivação da prisão.

O líder indígena é acusado de estuprar turista chilena/ Foto: Reprodução

As provas apresentadas foram suficientes para solicitarmos a prisão preventiva, o que foi acatado pela Justiça. Contudo, enquanto aguardávamos a formalização do mandado, o suspeito fugiu do local. As equipes seguem em diligência para localizá-lo. A previsão é concluir a investigação até a próxima quarta-feira”, afirmou o delegado.

A PCAC informou ainda que já monitorava os movimentos do suspeito, mas que a divulgação pública do caso, feita pela vítima, acabou interferindo na operação. A polícia considera compreensível a manifestação da vítima, mas avalia que isso facilitou a fuga do investigado.

Loreto Belen relatou que contratou uma experiência cultural na aldeia e, durante a atividade, foi conduzida à mata sob o pretexto de um ritual. No local, segundo ela, ocorreu o abuso. Parte da ação foi registrada por vídeo, antes que o celular fosse tomado. A vítima também relata ter sido agredida e expulsa da comunidade. Com apoio da Assistência Municipal para Mulheres, ela procurou a delegacia e entregou as provas.

A Polícia Civil reforçou o compromisso com a apuração dos fatos, o respeito aos trâmites legais e a responsabilização de eventuais autores do crime. A investigação segue em curso.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Prefeitura de Sena Madureira anuncia construção de 270 banheiros populares em bairros do município

Publicado

em

Projeto prevê unidades com vaso sanitário, chuveiro, caixa d’água e sistema de esgoto com biodigestor; recursos já estão disponíveis e obras devem começar nos próximos meses

Cada unidade contará com estrutura completa, incluindo vaso sanitário, lavatório, chuveiro, caixa d’água e sistema de esgotamento sanitário com biodigestor, garantindo condições adequadas de higiene e saneamento às famílias beneficiadas. Foto: captada 

A Prefeitura de Sena Madureira anunciou a construção de 270 banheiros populares que serão implantados em diferentes bairros do município. Segundo o prefeito Gerlen Diniz, os recursos para execução das obras já estão disponíveis na conta da prefeitura, o que deve permitir o início dos trabalhos nos próximos meses.

De acordo com o projeto técnico, cada unidade contará com estrutura completa, incluindo vaso sanitário, lavatório, chuveiro, caixa d’água e sistema de esgotamento sanitário com biodigestor, garantindo condições adequadas de higiene e saneamento às famílias beneficiadas.

O objetivo da ação é reduzir problemas de saúde pública e melhorar a qualidade de vida de moradores que ainda vivem sem acesso a instalações sanitárias adequadas. O projeto integra um conjunto de políticas voltadas à área social e à infraestrutura básica no município.

Segundo a prefeitura, a seleção das famílias deverá priorizar áreas mais vulneráveis, onde ainda há residências sem banheiro ou com estruturas precárias. A gestão municipal informou ainda que, além de garantir dignidade às famílias, a iniciativa também contribui para a preservação ambiental, já que os banheiros contarão com sistema de tratamento de esgoto.

O objetivo da ação é reduzir problemas de saúde pública e melhorar a qualidade de vida de moradores que ainda vivem sem acesso a instalações sanitárias adequadas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Guaporé vence nas penalidades e elimina o Galvez na Arena

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Guaporé realizaram uma grande partida

Depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, o Guaporé venceu o Galvez, nas penalidades, por 3 a 2 nesta quarta, 18, na Arena da Floresta e garantiu uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Watthinen marcou o gol do Jacaré e David anotou para o Imperador.

Muitas oportunidades

Galvez e Guaporé realizaram um jogo de muitas oportunidades. Will cruzou e Mano escorou com perigo, na primeira chance da partida.

O Galvez passou a dominar o jogo a partir dos 10 minutos, com jogadas pelos lados e também as aéreas.

Aos 43, Marcelinho realizou grande jogada e cruzou. Patrocínio ajeitou com o peito e David acertou um belo cruzado para fazer 1 a 0.

Na volta para o segundo tempo, os treinadores Maurício Carneiro, Galvez, e Márcio Parreiras, Guaporé, fizeram mudanças.

Aos 14, Caíque driblou dois marcadores e perdeu uma grande oportunidade para ampliar o placar.

Aos 34, Diego Hoffmann cobrou o lateral na área. A defesa do Galvez não cortou e Watthimen empatou.

Aos 40, a zaga do Imperador voltou a falhar, Mano bateu e a trave salvou o Galvez na última chance da partida.

Luiz Henrique garante

Nas disputas de penalidades, o goleiro Luiz Henrique defendeu as cobranças de Marcos Júnior e Patrick para garantir a classificação do Jacaré. O atacante Rato também perdeu um pênalti para o Imperador.

Contra o Juventude

O Guaporé vai enfrentar o Juventude, do Rio Grande do Sul, na 2ª fase da Copa do Brasil. O confronto será disputado no dia 5 de março, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vasco recebe o Velo Clube e tentar avançar na Copa do Brasil

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Catatau(6) acredita no Vasco fazendo uma partida de superação

O Vasco recebe o Velo Clube, de São Paulo, nesta quinta, 19, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta, em duelo válido pela primeira fase da Copa Brasil. Os dois times jogam pela vitória e se a partida terminar empatada, o classificado será definido nas cobranças de pênaltis.

Vasco

Com uma série de problemas graves fora do gramado, o Vasco terá um time ofensivo. Os atacantes Titô e Leozinho estão confirmados e são opções importantes em jogadas pelas extremas.

“Precisamos ganhar a partida. Uma vitória vai significar muito sob vários aspectos”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Velo Clube 

O Velo Clube, rebaixado para Série A2 do Paulistão, chega para o confronto contra o Vasco sonhando em seguir na Copa do Brasil. Pela primeira vez o time de Rio Claro vai jogar uma competição em nível nacional e nessa terça fez um treino leve no Tonicão.

Trio do Distrito Federal

Um trio do Distrito Federal vai comandar Vasco e Velo Clube. Maguielson Lima será o árbitro e vai ter como auxiliares Daniel Henrique da Silva e Lehi Sousa.

Comentários

Continue lendo