Cotidiano
Líder indígena acusado de estupro por turista chilena foge após Justiça decretar prisão preventiva
A Polícia Civil do Acre (PCAC) informou que conduz com prioridade a investigação sobre a denúncia de estupro feita pela turista chilena Loreto Belen, que relatou ter sido vítima de violência sexual durante uma vivência cultural na Aldeia Me Nia Ibu, do povo Huni Kuî, localizada no município de Feijó.
Segundo o delegado titular da unidade, Dione Lucas, após o registro do boletim de ocorrência e a apresentação de provas pela vítima, como vídeo do suposto ritual, comprovantes de pagamento e sinais de lesões, foi solicitado mandado de prisão preventiva contra o investigado, o líder indígena Isaka Ruy. A Justiça deferiu o pedido, mas o suspeito fugiu antes da efetivação da prisão.

O líder indígena é acusado de estuprar turista chilena/ Foto: Reprodução
As provas apresentadas foram suficientes para solicitarmos a prisão preventiva, o que foi acatado pela Justiça. Contudo, enquanto aguardávamos a formalização do mandado, o suspeito fugiu do local. As equipes seguem em diligência para localizá-lo. A previsão é concluir a investigação até a próxima quarta-feira”, afirmou o delegado.
A PCAC informou ainda que já monitorava os movimentos do suspeito, mas que a divulgação pública do caso, feita pela vítima, acabou interferindo na operação. A polícia considera compreensível a manifestação da vítima, mas avalia que isso facilitou a fuga do investigado.
Loreto Belen relatou que contratou uma experiência cultural na aldeia e, durante a atividade, foi conduzida à mata sob o pretexto de um ritual. No local, segundo ela, ocorreu o abuso. Parte da ação foi registrada por vídeo, antes que o celular fosse tomado. A vítima também relata ter sido agredida e expulsa da comunidade. Com apoio da Assistência Municipal para Mulheres, ela procurou a delegacia e entregou as provas.
A Polícia Civil reforçou o compromisso com a apuração dos fatos, o respeito aos trâmites legais e a responsabilização de eventuais autores do crime. A investigação segue em curso.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.