Acre
Lacem não tem kits para exames de hepatites e HIV. No SAE, hemogramas estão reduzidos.
Saúde pública chega ao fundo do poço e revela motivos da demissão do ex-secretário
Por Nonato de Souza
O fato vivenciado pelo estudante Tales Andrade, 25, no início desta semana, descortina o véu de desconfianças que ainda havia com o pedido de demissão do ex procurador de Justiça e então secretário de Saúde Armando Melo. Ele entregou a direção da pasta no inicio deste mês alegando problemas particulares. Fatos recentes dão a diga das razões “particulares” do secretário.
Necessitando de exames médicos para admissão de emprego, Tales foi informado por Servidores do Laboratório Central de Exames (LACEM) que a Sesacre está sem Kits para exames de HIV e Hepatite C.
“O agravante é que não existe previsão de quando novos kits estarão disponíveis”, reclama. A reclamação de Tales se somam a dezenas chegadas do setor “Serviço de Atendimento Especial – SAE”, onde o Estado oferece atendimento para o tratamento de doenças viriais e portanto onde à ausência dos Kits é sentida com maior preocupação. Alí também falta kites para sorologia de hemogramas.
Diariamente são solicitados em média 45 a 60 exames. O agendamento desses exames é feito no próprio balcão de atendimento após o paciente deixar o consultório médico.
No dia marcado o paciente chega nas primeiras horas do dia para assegurar melhor um atendimento mais rápido e aí recebe a informação que por falta de kits, são serão atendidas 20 fichas mas que seu nome não consta na relação de atendimento do dia. As brigas, gritos e muita confusão se repetem a cada novo dia. Uma grande falta de respeito para com os pacientes.
Armando Melo não recebeu as condições de trabalho garantidas pelo governo e, para não ser rotulado de péssimo administrador, entregou o chapéu e foi embora.
O administrador de empresa Gemil Junior, que vinha comandando do Detran não teve essa mesma preocupação e por desconhecer totalmente o presente de grego que estava recebendo, se disse honrado pela indicação.
Apressou-se em copiar a demagogia do chefe e prometer “zerar” as filas de atendimento em três meses. Em menos de 30 dias já teve o dobro de problemas que tinha como diretor do Detran em dois anos.
Crianças já morreram por negligência e falta de assistência na maternidade e agora enfrenta a denúncia que a jovem Maria José Felipe de Souza, de 18 anos, está com graves queimaduras em um dos braços.
Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), teria dado entrada no local com os braços em perfeito estado, mas ao retornar de lá, apresentou as queimaduras. A família está revoltada e quer providências.
Comentários
Acre
Homem agride mãe e padrasto e termina preso em Cruzeiro do Sul

Foto: PCAC
Depois de agredir a mãe e o padrasto na noite desta terça-feira, 30, Francisco Júlio Tavares, 34 anos,foi preso em flagrante pela Polícia Militar, na Vila Santa Luzia,na BR-364, em Cruzeiro do Sul. Os idosos precisaram de atendimento médico.
A equipe policial agiu após ser acionada por funcionários da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia, onde o casal foi atendido.
Ao chegar ao local, a guarnição encontrou o autor contido por um vizinho em uma parada de ônibus próxima à Unidade de Saúde onde os idosos estavam. O homem afirmou que mora perto da casa da família e que socorreu as vítimas no momento da agressão.
Na Unidade de Saúde, a mãe de Júlio relatou que,no início da noite, ao varrer sua residência, uma chave pertencente ao filho caiu ao chão. Ao recolhê-la e colocá-la de volta em seu lugar, foi questionada pelo filho a respeito da chave, ocasião em que, irritado, passou a chamá-la de “sem vergonha”. Ao exigir respeito, a vítima foi agredida fisicamente pelo autor, sofrendo lesões na região da mandíbula e do braço. A mesma relatou não recordar se o agressor utilizou algum objeto, pois ficou desorientada no momento da agressão. O padrasto do autor, tentou intervir em defesa da vítima, sendo também agredido, vindo a apresentar lesões na região da cabeça e do braço.
A PM encaminhou o agressor à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul. As vítimas permaneceram na Unidade de Saúde em atendimento médico e informaram que não desejam que Júlio retorne à residência.
Comentários
Acre
Polícia Civil do Acre participa da Operação Virtude 2025 com reforço em delegacias do estado

“O idoso merece respeito, cuidado e dignidade. Nosso compromisso é intensificar as ações educativas e agir com rigor na responsabilização de quem pratica abusos”, afirma a Delegada Juliana De Angelis Drachenberg, coordenadora da Operação Virtude 2025 no Acre. Foto: Emerson Lima/ PCAC
A partir desta quarta-feira, 1º, a Polícia Civil do Acre (PCAC) passa a integrar a Operação Virtude 2025, uma iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Durante todo o mês, as ações estarão voltadas para a prevenção, combate e responsabilização dos autores de crimes praticados contra pessoas idosas.
No Acre, a Polícia Civil direcionará reforços para a Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Deadi), em Rio Branco, além das delegacias de Acrelândia e Cruzeiro do Sul. O objetivo é ampliar as frentes de atuação, tanto educativas quanto repressivas, visando fortalecer a rede de proteção e oferecer respostas mais rápidas às denúncias.
De acordo com levantamentos da instituição, os crimes mais comuns praticados contra pessoas com mais de 60 anos no estado envolvem violência patrimonial, como apropriação indébita de aposentadorias, pensões ou bens, violência psicológica, abandono material e físico, além de casos de maus-tratos.

Durante o mês de outubro, a Polícia Civil estará nas ruas, nas delegacias e nas comunidades para prevenir e reprimir crimes contra pessoas idosas. Arquivo/ PCAC
A delegada Juliana De Angelis Drachenberg, responsável pela coordenação da Operação Virtude no Acre, destacou a importância da mobilização conjunta das forças de segurança.
“A Operação Virtude representa um esforço nacional em defesa da população idosa, que muitas vezes sofre em silêncio. Nosso compromisso é intensificar as ações educativas e de conscientização, mas também agir com rigor na responsabilização daqueles que praticam abusos, sejam eles de natureza física, psicológica ou patrimonial. O idoso merece respeito, cuidado e dignidade, e a Polícia Civil do Acre estará presente para garantir esses direitos”, afirmou.
A operação segue até o fim de outubro e contará com palestras, orientações à comunidade, divulgação de canais de denúncia e intensificação das investigações já em andamento, dentre outras ações de prevenção e repressão.
Fonte: PCAC
Comentários
Acre
Corpo de professor desaparecido é encontrado em cova rasa em Epitaciolândia
Suspeito confessou crime e indicou local onde Reginaldo Silva Corrêa, conhecido como “Regis”, foi enterrado; caso comoveu a fronteira acreana
O desaparecimento do professor de dança e representante comercial Reginaldo Silva Corrêa, o “Regis”, teve um desfecho trágico nesta quarta-feira (1º). Após quase uma semana de buscas, a Polícia Civil de Epitaciolândia encontrou o corpo do educador enterrado em uma cova rasa em um loteamento às margens da BR-317, na parte alta da cidade.
As investigações começaram na última quinta-feira (25), quando Regis foi visto pela última vez ao cruzar a fronteira em direção à Bolívia em seu carro, um Ford Fiesta prata.
O veículo foi localizado dias depois em um ramal próximo à cidade de Cobija, capital de Pando, e levado para análise na Direção Departamental de Prevenção e Investigação de Veículos (Diprove).
Na manhã desta quarta-feira, após a condução de um suspeito à delegacia, ele confessou o assassinato e indicou o local onde havia enterrado o corpo. Equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica confirmaram a localização, atrás de uma residência no loteamento Saraiva.
O corpo foi resgatado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia.
Muito conhecido na região, Regis foi precursor das aulas de zumba em Brasileia e Epitaciolândia, além de promover eventos culturais que marcaram a fronteira. Ele deixa uma filha.
O caso abalou profundamente a comunidade local. A Polícia Civil informou que mais detalhes poderão ser divulgados em breve.
Você precisa fazer login para comentar.