fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Justiça eleitoral barra candidatura de Diojino em Epitaciolândia

Publicado

em

Vereador Diojino não irá recorrer mesmo tendo prazos. Disse que irá apoiar outro candidato – Foto: Alexandre Lima

A Justiça Eleitoral do Acre, representada pelo Juiz Dr Clovis de Souza Lodi, juiz eleitoral da 6ª Zona, divulgou o resultado do pedido de registro eleitoral feito pelo vereador, que pretendia concorrer ao pleito eleitoral de outubro próximo.

Diojino Guimarães da Silva, fez o pedido para concorrer a sua reeleição ao cargo de vereador pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT. Em tempo, o edil vinha recorrendo de condenações por corrupção passiva, tendo a pena reduzida.

O vereador Diojino Guimarães foi condenado, em fevereiro deste ano, a 7 anos de reclusão pelo crime de corrupção passiva. A decisão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, que acatou parcialmente um recurso impetrado pela defesa do parlamentar, reduzindo para 4 anos, 6 meses e 96 dias multa. O regime da pena é o semiaberto.

Apesar de sua defesa ter utilizado todos os recursos previstos, mostra em um dos parágrafos que, “Com essas análises temos que o contexto fático apresentado nos autos demonstra adequação a hipótese da inelegibilidade prevista no art. 1o, I, “e”, 1, da Lei Complementar n. 64/90, com redação dada pela Lei Complementar no 135/2010, segundo o qual são inelegíveis os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: 1. Contra a economia popular, a fé́ pública, a administração pública e o patrimônio público.”

Segundo o advogado Dr. Thallis Felipe Brito, subscritor da impugnação realizada pelo Partido Liberal, “assim que constatamos que o Sr. Diojino havia feito o pedido de registro da candidatura, apresentamos a devida impugnação. A pessoa condenada em segunda instância por crime de corrupção, praticada inclusive enquanto era Presidente da Câmara Municipal, não pode ter a possibilidade de concorrer parar o cargo novamente, isto por expressa proibição legal”. Disse.

Em contato com o vereador por WhatsApp, Diojino disse que teria prazo e recursos para recorrer, mas, não vai mais. “Vou apoiar outro candidato e cuidar da minha vida”, finalizou.

Baixe DECISÃO clicando aqui <—

Matéria relacionada:

Corrupção passiva: Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia tem pena reduzida 

MPAC obtém condenação de vereador por corrupção passiva em Epitaciolândia

Comentários

Continue lendo

Extra

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC /  LICENÇA DE OPERAÇÃO

Publicado

em

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC

 LICENÇA DE OPERAÇÃO

Luceni Rufino Cateringe da Silva

Torna público que recebeu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a LICENÇA DE OPERAÇÃO_ n° 124/2025, com validade de 4 (quatro) Anos, para atividade de SUINOCULTURA TERMINAÇÃO, GRANDE PORTE, COM CAPACIDADE PARA ALOJAR ATÉ 3.000 (TRÊS MIL) SUÍNOS, localizado à Rodovia BR 317, km 27, Ramal da Torre, km 04, Epitaciolândia – AC

Comentários

Continue lendo

Extra

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / Licença Ambiental Única (LAU)

Publicado

em

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC

Licença Ambiental Única (LAU)

JOSIAS O DA SILVA LTDA

AREACRE 

Torna público que requereu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença Ambiental Única (LAU) para a atividade de Extração Mineral em Jazida de Solo Argiloso localizado na Estrada do Aeroporto, km 11, Igarapé Preto, no município de Cruzeiro do Sul – Acre.

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovem é baleado em Brasiléia e transferido para Rio Branco com projétil alojado próximo à coluna

Publicado

em

Momento do embarque na ambulância no hospital regional do Alto Acre com destino à Capital…

Caso pode ter ligação com disputa entre facções criminosas na região de fronteira; polícia investiga

BRASILÉIA (AC) – Um jovem de 25 anos, identificado como Danilo Santos de Mesquita, foi vítima de uma tentativa de homicídio no final da tarde desta quarta-feira (9), no bairro Samaúma I, área periférica de Brasiléia, município localizado na fronteira com a Bolívia. O caso levanta suspeitas de envolvimento com a crescente disputa entre facções criminosas que atuam na região.

Segundo informações da Polícia Civil, Danilo foi atingido por um disparo de arma de fogo na região do tórax. O projétil ficou alojado próximo à coluna vertebral, exigindo a instalação de um dreno e a realização de uma cirurgia especializada.

Momento da chegada na capital, Rio Branco, onde passaria por cirurgia na tentativa de retirar o projétil.

Devido à gravidade do ferimento, o jovem foi transferido para Rio Branco em uma Unidade de Transporte Avançada (UTA). O traslado ocorreu por volta das 20h, e ele chegou à capital por volta das 22h50, em estado de saúde estável.

As investigações estão sendo conduzidas sob a coordenação do delegado Erick Maciel. A polícia não descarta a hipótese de que o ataque tenha relação com a onda de violência gerada por confrontos entre grupos criminosos. Esta é a terceira tentativa de homicídio registrada na semana, além de um homicídio já confirmado na região.

A identidade dos autores ainda é desconhecida. As autoridades seguem com diligências em busca de suspeitos e mais informações que possam esclarecer a motivação e os responsáveis pelo atentado.

O caso segue em investigação.

Comentários

Continue lendo