Conecte-se conosco

Acre

Justiça do Acre revoga prisão preventiva de acusado de matar adolescente em Rio Branco

Publicado

em

A Justiça do Acre revogou a prisão preventiva de Fabrício Vieira Avelino, de 23 anos, investigado pela morte do estudante Pedro Henrique Costa Dias, de 13 anos, ocorrida durante uma confusão generalizada em setembro de 2024, no Conjunto Acarandá, em Rio Branco. Fabrício foi detido no último dia 13, ao desembarcar de um voo no Aeroporto de Rio Branco, mas a decisão favorável foi proferida pelo juiz Alesson Bráz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar.

O magistrado acatou o parecer do Ministério Público do Acre, que considerou as provas colhidas até o momento insuficientes para oferecer denúncia contra Fabrício. De acordo com o promotor responsável, a dinâmica do caso ainda não foi esclarecida, e novas diligências, como acareações entre testemunhas e uma reconstituição do crime, foram solicitadas.

Decisão judicial

Apesar de apontar que existem indícios que ligam Fabrício ao crime, o juiz destacou que o conjunto probatório é frágil e contraditório, o que motivou a revogação da prisão preventiva. No entanto, medidas cautelares foram impostas ao investigado, incluindo:

•Comparecimento a todos os atos processuais;

•Proibição de contato com testemunhas e familiares da vítima;

•Proibição de mudar de residência ou ausentar-se da comarca por mais de sete dias sem autorização judicial.

Defesa e próximo passos

O advogado de Fabrício, Joaz Dutra, afirmou que a prisão foi decretada com base em provas insuficientes. “Após análise dos autos, constatamos que as evidências não indicam com clareza a autoria do crime por parte de meu cliente”, destacou.

Pedro Henrique foi atingido por um golpe de madeira na cabeça durante a confusão e chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu quatro dias depois, gerando grande comoção na capital acreana.

Com a decisão judicial, a investigação terá continuidade, com novas diligências previstas para janeiro de 2025.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais

Derivan Vitor da Silva, de 30 anos, é acusado de estuprar a própria prima, uma adolescente de 14 anos, na quinta-feira (25), no Ramal 07, às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo a Polícia Militar, não foi possível realizar buscas imediatas pelo suspeito devido às más condições da via vicinal e à disponibilidade de apenas um quadriciclo no atendimento da ocorrência.

A equipe da PM foi acionada, mas as fortes chuvas tornaram o ramal intransitável para a viatura. Diante da situação, os policiais retornaram à Base Ambiental e seguiram até o local utilizando um quadriciclo.

De acordo com o relato da vítima, ela havia ido de motocicleta com o primo até a Vila Santa Luzia para fazer compras. No retorno pelo Ramal 07, Derivan teria parado o veículo em uma área isolada e a conduzido até uma região de mata. A adolescente contou que tentou fugir, mas foi agarrada pelo pescoço pelo agressor, que sacou uma faca da cintura.

Ainda segundo a vítima, ela tentou tomar a arma branca, sofrendo um corte no braço. O suspeito apresentava sinais de embriaguez e, sob ameaça e uso de força física, teria consumado o estupro, colocando a faca em seu pescoço e ameaçando cortar sua garganta caso o crime fosse revelado.

A irmã da adolescente relatou à PM que, pouco antes de a vítima chegar em casa, Derivan apareceu na residência extremamente nervoso e sem camisa, pegou uma mochila e fugiu rapidamente do local. Logo depois, a adolescente chegou chorando, com as roupas sujas de lama e sangue, afirmando ter sido estuprada pelo primo.

Como a guarnição era composta por apenas dois policiais e o quadriciclo já estava com a capacidade ocupada pela vítima e sua responsável, não foi possível iniciar buscas pelo suspeito naquele momento. Na Delegacia Geral de Polícia Civil, a adolescente não foi ouvida no mesmo dia por se tratar do feriado de Natal e pela ausência de profissional disponível.

“Por conta da demora do deslocamento, por conta de difícil acesso, ao chegar lá não conseguiram mais localizar o autor. Foram feitos os registros na delegacia e a partir daí vai ter uma apuração dos fatos e com certeza vai ser feita uma tentativa de buscar esse autor”, citou o subtenente Janderson, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Acre

Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Publicado

em

Foto: David Medeiros

A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.

De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros

Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.

Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros

Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros

Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.

Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.

O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

 

 

 

Comentários

Continue lendo