Extra
Justiça divulga sentença de ex-prefeitos e demais envolvidos em casos de corrupção ativa

Ex-prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, foi sentenciado a 10 anos, mas poderá recorrer em liberdade até transitado de julgado – Foto: Alexandre Lima/Arquivo
A justiça do Acre, através do Juiz de Direito da Comarca de Brasiléia, Doutor Clovis de Souza Lodi, divulgou neste sábado, dia 3 de outubro, a sentença final do processo nº 0500257-62.2017.8.01.0003, onde tem arrolados, os ex-prefeitos do município de Brasiléia, Everaldo Gomes e Aldemir Lopes da Silva e de Plácido de Castro, Roney de Oliveira Firmino, além de outros 14.

Ex-prefeito Aldemir Lopes foi condenado a 6 anos e 2 meses, e também irá recorrer em liberdade – Foto/Arquivo
Nesse Processo, por parte do Ministério Público do Acre ao dar seu parecer anteriormente a decisão, pede a absolvição apenas do advogado Junior Revollo, sendo que os demais envolvidos, a promotoria do caso pediu a pena máxima para o demais.
Com o passar dos meses, após análise minuciosa sobre o Processo, o Juiz Clovis Lodi resolveu que alguns dos citados, deveriam ser inocentados, como os vereadores Mário Jorge Fiesca e Marcos Tiburcio dos Santos e do ex-vereador Marivaldo da Silva Oliveira, além de José Luis Revollo, Nely Braga Correia, Ivanaldo da Costa Rufino e Benedito Lima Rocha.
Seguindo a decisão de 198 páginas, o juiz continua sobre os demais envolvidos; José Araújo da Silva, Francisco de Souza Alves, Jamison Nascimento de Lima, Everaldo Gomes Pereira da Silva, Aldemir Lopes Da Silva, Roney de Oliveira Firmino, Josué Willian de Andrade, Jacks Aroldo Batista, Joelson dos Santos Pontes, são condenados por corrupção ativa, previsto no Artigo nº 333 do Código Penal.

Ex-prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino, foi condenado a 4 anos e 2 meses – Foto: Divulgação
As penas variam de 2 a 7 anos de reclusão, mas, poderão responder em liberdade até o trânsito e julgado da decisão. No Processo, todos que tiveram bens apreendidos durante as Operações realizadas na época, poderão os ter de volta.
Caso fossem cumprir suas devidas penas, alguns dos citados nesse Processo seguiriam as seguintes condenações:
No regime aberto; Francisco de Souza Alves.
No semiaberto; Aldemir Lopes da Silva, Roney de Oliveira Firmino, Jacks Aroldo Batista Pessoa, Josué Willian de Andrade, Joelson dos Santos Pontes e José Araújo da Silva.
No regime fechado; o ex-prefeito Everaldo Gomes da Silva, que foi condenado a cumprir 10 anos e 2 meses de detenção.
Fechando o Processo, todos deverão indenizar o município de Brasiléia, o valor de R$ 1.203.384,64 (um milhão, duzentos e três mil, trezentos e oitenta e quatro reais e sessenta e quatro centavos). Foi concedido aos réus, o direito de apelarem em liberdade, porquanto não há elemento para decretação de sua prisão preventiva.
Ministério Público do Acre poderá recorrer da decisão.
Comentários
Extra
Força Tática apreende quatro adolescentes por suspeita de tráfico no bairro Tancredo Neves
Entorpecentes, dinheiro e comprovantes de pagamentos via PIX foram encontrados durante abordagem em terreno baldio
Uma equipe da Força Tática do 3º Batalhão da Polícia Militar apreendeu quatro adolescentes suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, durante patrulhamento a pé no Beco São Jorge, na Rua São Francisco, bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.
De acordo com a PM, os militares realizavam rondas na região quando perceberam o grupo em atitude suspeita em um terreno baldio. Ao notarem a aproximação da guarnição, os jovens tentaram fugir, mas foram rapidamente alcançados e abordados.
Durante a revista, os policiais localizaram um pote plástico contendo entorpecentes. Um dos adolescentes, de 17 anos, assumiu a posse do material e confessou que comercializava drogas desde o início da tarde, recebendo pagamentos em dinheiro e também por transferências via PIX. No aparelho celular do menor, foram encontrados comprovantes das transações eletrônicas, o que reforçou a suspeita da prática do tráfico.
No local, a equipe apreendeu papelotes de pasta base de cocaína, porções de maconha do tipo skunk e R$ 117 em espécie. Outro adolescente, de 16 anos, também foi flagrado com pequenas quantidades de entorpecentes.
Os demais menores informaram aos policiais que estavam no local por motivos diversos, entre eles a intenção de adquirir drogas.
Diante dos fatos, os quatro adolescentes foram apreendidos e encaminhados, juntamente com o material recolhido, à Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEFLA), onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Comentários
Extra
Motoristas e sindicatos denunciam má qualidade do combustível boliviano em Cobija
Reclamações se multiplicam em menos de um mês; entidades de transporte apontam danos a veículos e cobram providências do governo
A menos de um mês da liberação para que estrangeiros abasteçam nos postos de gasolina de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, motoristas e representantes do setor de transporte passaram a relatar problemas relacionados à qualidade do combustível, principalmente gasolina e diesel.
Com a autorização do novo governo boliviano, os postos da cidade passaram a receber um grande fluxo de veículos brasileiros, atraídos pelo preço mais baixo praticado no país vizinho. No entanto, poucos dias após a medida, surgiram denúncias em várias regiões da Bolívia.
A Confederação Sindical dos Motoristas da Bolívia afirmou que as reclamações se espalharam por todo o território nacional. O líder da entidade, Victor Tarqui, declarou que “as denúncias choveram a nível nacional” e garantiu que há provas a serem apresentadas em reunião com o Ministério dos Hidrocarbonetos.
Segundo Edson Valdez, executivo da Federação Departamental de Motoristas Primeiro de Maio, de La Paz, mais de 100 denúncias formais já foram encaminhadas relatando deficiência na qualidade do combustível, situação que estaria causando falhas mecânicas e danos aos veículos. O setor pretende exigir explicações e solicitar inspeções surpresa nos postos.
Autoridades e representantes do transporte classificaram como “absurda” a justificativa apresentada pelo Ministério dos Hidrocarbonetos, que atribuiu o problema à gestão anterior e ao estado dos tanques após meses de uso. Diante do cenário, dirigentes defendem que a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assuma a reparação dos veículos afetados.
Em Cobija, a Federação de Transporte Auto 11 de Outubro, também relatou uma série de falhas mecânicas que podem estar relacionadas à qualidade do combustível comercializado na região. O dirigente Ysmael Salvatierra alertou que, caso não haja uma solução imediata, a categoria pode declarar estado de emergência e iniciar protestos para chamar a atenção do governo nacional.
Segundo Salvatierra, a continuidade do problema pode provocar impactos significativos no transporte e na economia local, afetando tanto motoristas bolivianos quanto estrangeiros que utilizam o combustível vendido na região de fronteira.
VEJA VÍDEO REPORTAGEM COM A TVU
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE REABERTURA DE PRAZO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE REABERTURA DE PRAZO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025
Comunicamos a reabertura de prazo do PREGÃO ELETRÔNICO N° 90026/2025 (UASG 980105), publicada no D.O.U nº 8, pág. 239, de 13/01/2026.
Objeto: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.
Entrega das Propostas: a partir de 06/02/2026 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.
Abertura das Propostas: 24/02/2026, às 09h30 (horário de Brasília) no site www.comprasnet.gov.br.
As características, especificações e demais requisitos estão descritos no Edital e seus anexos, à disposição nos sites https://www.gov.br/compras/pt-br, https://www.brasileia.ac.gov.br/ e https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected]
Brasiléia/AC, 05 de fevereiro de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira








Você precisa fazer login para comentar.