Cotidiano
Juntos há 69 anos, idosos lutam contra a Covid e são internados no mesmo quarto de hospital no Acre
Josefa Felipe, de 88 anos, e Antônio da Cunha, de 94, estão no mesmo leito do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, para tratar a Covid-19. Idosa se internou na quinta (6) e na segunda (10) o marido também teve que ir para a unidade de saúde. Reencontro dos dois foi celebrado com um beijo emocionante.

Casal está internado no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, após testar positivo para a Covid-19 – Foto: Arquivo da família
Por Aline Nascimento
Juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. O casal de idosos Josefa Felipe da Cunha, de 88 anos, e Antônio Oliveira da Cunha, de 94, está internado no mesmo leito do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, para tratar a Covid-19. Os dois estão casados há 69 anos e não conseguem ficar separados.
Por isso, o casal foi colocado lado a lado, em cama separadas, dentro da enfermaria para um ajudar na recuperação do outro.
“A equipe ficou apaixonada por eles. A gente fazia chamada de vídeo três vezes por dia para que eles se vissem e eles se acalmavam. Mesmo desorientada, minha avó perguntava todo dia: ‘cadê meu velho’. Meu avô perguntava por ela e dizia que estava com saudade e a gente estava ficando com medo dele piorar. São inseparáveis”, contou a neta do casal e técnica de enfermagem, Raíne Oliveira, de 23 anos.

Casal está junto há 69 anos e não consegue ficar separado – Foto: Arquivo da família
Separação
Josefa foi a primeira a testar positivo para a Covid-19 na quinta-feira (6). À noite, a família decidiu levá-la para o hospital de campanha da cidade devido à baixa saturação dela. A idosa já ficou internada.
Na sexta (7), Antônio da Cunha também se infectou com o novo coronavírus, mas não precisou de internação. Contudo, a família percebeu que o idoso estava depressivo e não parava de chorar com saudade de Josefa.
Para ameninar a saudade, os parentes faziam três chamadas de vídeo por dia para que os dois se vissem. Porém, na segunda-feira (10), Antônio piorou o quadro de saúde e também foi internado no hospital.
“São apegados em um nível que ninguém nunca viu. A gente que convive com eles e quando ficam doentes já sabemos como é. Meu avô ficou depressivo e não parava de chorar, nada alegrava ele. Acho que isso piorou o quadro dele, deu falta de ar e decidimos levá-lo para o hospital. A equipe médica atendeu meu pedido e juntou os dois para eu cuidar”, contou a técnica.
Beijo de reencontro

Josefa recebeu o marido no hospital com um beijo que emocionou a equipe – Foto: Arquivo da família
O reencontro do casal no hospital foi celebrado com um beijo dos dois. A maca entrava no quarto da enfermaria com Antônio deitado quando Josefa saiu da cama, com ajuda da neta para ficar em pé, ela, então, se aproximou e beijou o amado.
“Eu já havia preparado ela dizendo que ele viria, ficou muito ansiosa, sentada na cama todo tempo olhando para a porta, quando ele entrou a equipe do hospital estava tocando uma música para eles e ela foi logo para o lado dele beijá-lo e abraçá-lo. Foi lindo e emocionante, toda equipe ficou surpresa”, relembrou Raíne.
A enfermaria onde o casal ganhou até apelido por conta do momento, virou o quartinho do amor. Por ter iniciado o tratamento primeiro, Josefa tem um quadro de saúde melhor do que o do marido. A família pediu à equipe médica para que os dois recebam alta juntos.
“A gente conversou aqui para não sair um e outro ficar, se não eles vão ficar no mesmo estado de antes. Quem receber alta vai permanecer aqui para que os dois saiam juntos”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.