Conecte-se conosco

Brasil

“Juiz que não resiste a pressão, que mude de profissão”, diz Moraes

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes discursou em evento do Fórum Empresarial Lide, no Rio: “Judiciário só é respeitado pela independência”

Oposição alcança 41 assinaturas e viabiliza pedido de impeachment de Moraes
Wilton Junior/Estadão Conteúdo – 01.08.2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma defesa da independência do Poder Judiciário no Brasil, nesta sexta-feira (22/8), e ressaltou que não há medo de agir de acordo com o que diz a Constituição Federal.

A uma plateia de empresários, políticos e outros ministros da Corte, no evento do Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro, Moraes foi enfático: “Juiz que não resiste a pressão, que mude de profissão”, disse ele.

O ministro enfatizou, ainda, a autonomia do Judiciário brasileiro: “Apesar de todos os ataques, mantivemos um Poder Judiciário independente no Brasil. O Judiciário só é respeitado pela independência. Um Judiciário vassalo não é independente. No Brasil, o Judiciário é independente e corajoso”, afirmou.

Diante de pressões para não julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com atuação do governo dos Estados Unidos, que aplicou restrições a Moraes e ao Brasil, o ministro do STF ainda frisou: “Podem continuar os ataques. De dentro e de fora”.

Visão de outro ministro

Mais cedo, André Mendonça, também ministro do STF, ressaltou aos empresários, no mesmo evento, que o Judiciário brasileiro precisa de “autocontenção”. Mendonça propôs, ainda, reformas administrativas nos Três Poderes: “Se algo não está dando certo, é preciso haver reflexão séria de reforma das instituições, que perpasse Legislativo, Executivo, Judiciário”, ressaltou.

O colega de Moraes no STF defendeu, também, que é preciso fazer um “compromisso público” de que “o bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, não medo”, de forma “que as suas decisões gerem paz social e não caos, incerteza e insegurança”, completou.

Durante o Fórum, que começou nessa quinta-feira (21/8) e termina neste sábado (23/8), lideranças políticas destacaram o desempenho do Brasil na solução do “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos e a necessidade de uma política externa com foco na diplomacia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Vídeos: Alagoas decreta luto após 15 mortos em acidente com ônibus de romeiros

Publicado

em

Reprodução/ Gazeta web
Acidente com ônibus deixa 15 mortos e leva governo de Alagoas decretar luto

O Governo de Alagoas decretou luto oficial de três dias após o acidente com um ônibus ocorrido na AL-220, no município de São José da Tapera, médio sertão de Alagoas (AL), que deixou 15 pessoas mortas. A medida foi anunciada pelo governador Paulo Dantas, que informou estar acompanhando o trabalho das equipes mobilizadas para atender a ocorrência.

Leia a reportagem completa em Gazeta Web, parceiro do Metrópoles.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

INSS fora do ar: prazos serão estendidos, com atendimentos remarcados

Publicado

em

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
CGU Previdência Social - INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) publicou uma portaria estabelecendo que os prazos processuais de pedidos de benefícios feitos entre 27 de janeiro e 1° de fevereiro ficam suspensos, após a paralisação de serviços e atendimentos do órgão, que durou cinco dias e terminou nessa segunda-feira (2/2).

Isso significa que este período não conta nos prazos para benefícios de segurados. A contagem de tempo foi retomada nessa segunda-feira (2/2), pelo número de dias que restavam em 26 de janeiro, véspera do período suspenso.

Segurados que requisitarem pedidos entre 2 e 6 de fevereiro poderão ter a Data de Entrada de Requerimento (DER) antecipada para o período suspenso (de 27/1 até 1°/2), garantindo que o pagamento abranja o período de paralisação.

Além disso, o INSS estabeleceu um prazo de 20 dias para remarcação de atendimentos agendados, contados a partir do dia seguinte à data agendada, que não foram realizados devido à paralisação dos serviços pelo instituto.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Oposição aciona PGR contra Lula após recursos à Acadêmicos de Niterói

Publicado

em

Reprodução/Instagram
escola-de-samba-academicos-de-niteroi

Os deputados federais Capitão Alberto Neto (PL-AM), Kim Kataguiri (União-SP) e Sanderson (PL-RS) acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após a destinação de recursos à escola de samba Acadêmicos de Niterói, que terá o petista como enredo no Carnaval 2026. Os oposicionistas veem “propaganda antecipada”.

Aà Justiça, os deputados alegam que “a escola Acadêmicos de Niterói, beneficiária indireta dos recursos públicos federais, levará ao desfile do Carnaval de 2026 o enredo intitulado ‘Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil’, cujo conteúdo consiste em homenagem direta, nominal e personalíssima ao oresidente da República”.

Os parlamentares ainda pedem a instauração dos procedimentos investigatórios pertinentes para apuração de eventual desvio de finalidade e ato de improbidade administrativa envolvendo a Embratur.

No pedido enviado por Kataguiri à PGR, ele ainda pede a proibição da participação do presidente da República no desfile da escola de samba.

Recentemente, foi divulgado que Lula vai à Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval para assistir ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, estreante no Grupo Especial.

Além disso, a letra do samba-enredo da escola cita Eurídice Ferreira de Mello, a Dona Lindú, mãe de oito filhos, narra a viagem de “13 noites e 13 dias” de Lula com a família, em um caminhão “pau-de-arara”, entre Garanhuns, no interior de Pernambuco, e a periferia de Guarujá, no litoral paulista.

Investimento

Neste ano, o governo federal destinou R$ 12 milhões em verba pública para escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A Acadêmicos de Niterói deve receber R$ 1 milhão pela participação no desfile.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo