Acre
Judiciário acreano realiza treinamento para implantação do PIDJus na Regional Tarauacá-Envira
Indígenas da Aldeia Igarapé do Caucho receberam treinamento de noções básicas de informática e acesso aos balcões virtuais dos órgãos atuantes no PIDJus
A regional Tarauacá-Envira, abrangidos pelos municípios de Feijó, Jordão e Tarauacá, receberá mais uma unidade do Ponto de Inclusão Digital (PIDJus) nos próximos dias, projeto que vem sendo implantado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) desde 2023 no Estado.
As juízas de Direito, Rosilene Santana, titular da Vara Cível de Tarauacá e Stéphanie Winck Ribeiro, juíza de Direito substituta, além de representantes Defensoria Pública do Acre (DPE) e do Ministério Público do Acre (MPAC), receberam nos dias 8 e 9 de maio a visita de equipes do TJAC para apresentação do projeto PIDJus e compreender o funcionamento da prestação jurisdicional.


Após realizada a apresentação no Fórum de Tarauacá as equipes da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges), Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), Diretoria Regional do Vale do Juruá (DRVJU) se deslocaram via fluvial para a Aldeia Igarapé do Caucho para realizar o treinamento dos estagiários indígenas que atuarão no atendimento do PIDJus.
“O PID não é só um projeto de inclusão digital, mas de inclusão social. Uma ação de inclusão diminui as desigualdades sociais, empodera os adolescentes e fortalece a esperança de um novo futuro,” destaca a descendente da etnia Manchineri e servidora do TJAC, Júlia Tainá.
O professor e gestor da Escola de Ensino Fundamental e Médio, Estirão do Caucho, evidencia que é um momento de satisfação para a população. “Estamos sendo contemplados com esse projeto de inclusão digital na comunidade, onde irá facilitar a vida das famílias mais carentes que não conseguem ir até a cidade passar um a dois dias para organizar e retirar uma certidão de casamento, um registro civil ou algo jurídico. Parabenizo o Poder Judiciário e suas equipes por virem aqui realizar esse trabalho de inclusão aqui na comunidade.”
Noções básicas de informática, acesso ao Balcão Virtual e outros serviços das instituições envolvidas no projeto foram ensinados para as alunas, alunos e a coordenação da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estirão do Caucho.





Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.