fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

INSS elimina perícia para facilitar a concessão de auxílio-doença e reduzir fila

Publicado

em

Novidade no processo de concessão de benefícios por incapacidade deve reduzir a fila de espera por atendimento.

O auxílio-doença é um importante benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para trabalhadores afastados das atividades laborais, mas sua concessão depende de uma perícia médica. O agendamento é feito pela internet, mas a espera pode atrasar bastante a liberação.

Leia mais: Pesquisa mostra qual o mercado mais barato das principais cidades do Brasil

Para reduzir a fila que atualmente conta com cerca de 1,1 milhão de segurados, o instituto passou a permitir a solicitação à distância. Em alguns casos, o trabalhador não precisa mais agendar o exame médico ou passar pela perícia.

Segundo portaria do Ministério da Previdência Social publicada no Diário Oficial da União, o benefício por incapacidade ligado ao trabalho (natureza acidentária) poderá ser solicitado, analisado e aprovado diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. O órgão utiliza o novo sistema Atestmed para realizar o processamento.

Documentos necessários

Como a liberação do auxílio-doença à distância é feita exclusivamente por meio de documentos, o segurado precisa enviar um atestado médico comprovando a necessidade de afastamento e a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Esse atestado deve incluir os seguintes dados para ser aceito:

00:00/01:00editalconcursosbrasil
  • Nome completo do segurado;
  • Data de emissão;
  • Diagnóstico por extenso ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças);
  • Assinatura do médico;
  • Identificação do profissional, com nome e registro no conselho de classe, no Ministério da Saúde ou carimbo;
  • Data de início do repouso ou de afastamento das atividades;
  • Prazo necessário para a recuperação (pode ser uma estimativa).

Vale mencionar que a concessão do auxílio sem a necessidade de perícia presencial também está disponível para quem já tinha perícia agendada. Além disso, o pedido feito pela internet não garante a liberação e tem validade apenas para períodos de até 180 dias.

Caso o INSS entenda ser necessário, pode convocar o beneficiário a realizar a perícia presencial em uma agência da Previdência Social.

Como solicitar o auxílio-doença pela internet

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Informe o CPF e a senha do Portal Gov.br;
  3. Selecione a opção “Pedir benefício por incapacidade”;
  4. Toque em “Novo requerimento”;
  5. Clique em “Benefício por incapacidade (Auxílio-doença)” e confirme em “Ciente”;
  6. Leia as informações e vá para “Avançar”;
  7. Informe os dados pessoais solicitados e clique em “Sim”;
  8. Responda as perguntas sobre seu trabalho e toque no sinal de mais (+);
  9. Anexe os documentos como identidade, CPF e atestado médico;
  10. Informe o CEP de sua residência;
  11. Verifique as informações na tela, toque em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e aperte em “Avançar”;
  12. Anote o número do protocolo para acompanhar o pedido.

Comentários

Brasil

O TEMPO E A TEMPERATURA: domingo (10) com tempestades em toda região Norte

Publicado

em

A temperatura pode variar entre 16°C e 38°C

Para este domingo (10), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva podendo haver trovoadas isoladas em toda região Norte.

O tempo fica nublado em Rondônia, Acre e sudoeste amazonense.

A temperatura mínima para a região Norte fica em torno dos 16°C em Uiramutã, em Roraima e a máxima de 38°C na cidade de Prainha, no Pará. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Comentários

Continue lendo

Brasil

PIB do agronegócio brasileiro recua 0,94% em 2023

Publicado

em

A queda só não foi maior por conta das safras recordes de soja, milho e cana de açúcar

Ao comparar os números do agronegócio de 2023 em relação a 2022, o PIB apresentou um recuo de 0,94%. Os dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), referentes ao balanço do setor para este ano e as perspectivas para 2024. Apesar da queda, o PIB conseguiu alcançar o terceiro maior valor da série histórica iniciada em 1996 — atrás apenas de 2021 e 2022 — com R$ 2,6 trilhões. Na opinião do diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, existe uma explicação para esse resultado: o comportamento desfavorável dos preços do agronegócio.

“Poderia ser uma safra das mais caras da história. E estão aí os resultados que comprovam isso quando a gente analisa o custo de produção da soja, do milho primeiro e segundo a safra, mostrando principalmente fertilizantes, que tiveram aumento de 50% a 80% nessas cadeias — e em outras com volumes muito maiores”, avalia.

Ainda segundo o diretor, foi um ano de ‘safra cheia e bolso vazio’. “Na época de comercialização, mesmo os produtores que não travaram tanto boa parte da produção, tivemos quedas na grande parte das cadeias que variou de 20 a 30% não só na agricultura, mas principalmente na pecuária”, aponta.

O economista Aurélio Trancoso acrescenta mais um ingrediente: as elevadas taxas de juros. “A taxa de juros é extremamente maléfica. Ela prejudica, ela mata o empresário, ela mata o trabalhador e ela acaba matando o mercado. O especialista ressalta que os produtos da cesta básica estão com preços elevados nas prateleiras.

“Se está caro, as pessoas começam a diminuir o consumo, compram apenas aquilo que é necessário para a sua casa. E isso aí também faz com que você tenha produtos no mercado, mas você não tenha consumidor”

O levantamento ainda mostra que a tendência é que esse cenário continue com menor rentabilidade em 2024, de acordo com o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi.

“Para 2024, a gente espera resultado do PIB no agronegócio próximo à neutralidade ou queda de até 2% em relação à 2023. O PIB agropecuário deve ficar em 1,5%. Influenciarão na performance menor, questões geopolíticas como as guerras e questões climáticas, com alterações na temperatura média e nos índices de chuvas provocadas pelo fenômeno El Niño”, observa.

A CNA ainda calcula que o ciclo de cortes na taxa básica de juros, iniciado em agosto, levará a taxa Selic a 11,75% ao final do ano, contribuindo para queda no custo de equalização do crédito rural e queda das taxas de juros com recursos livres. A maior produção de alimentos em 2023 ajudará o IPCA a ficar dentro da meta, fechando o período em 4,75%.

Comentários

Continue lendo

Brasil

“Coringa de Miami” exige compensação milionária por suposta referência em GTA 6 da Rockstar

Publicado

em

Lawrence Sullivan continua nada feliz com a possível “aparição” no trailer do jogo

O aguardado trailer de GTA 6, lançado recentemente, trouxe à tona uma controvérsia envolvendo Lawrence Sullivan, conhecido como o “Coringa de Miami”. O vídeo apresenta cenas que parecem ser inspiradas na figura de Sullivan, o que levou o próprio a exigir uma compensação milionária da desenvolvedora do jogo, a Rockstar Games.

Sullivan expressou sua insatisfação inicialmente ao público, destacando a possível referência em um vídeo postado online. Em seguida, ele revelou sua intenção de conversar com os responsáveis pela produção do jogo, buscando esclarecimentos sobre o uso de sua imagem.

 

@lawrence.sullivan0 #gta6 #gta6new #gtaonline #gta6joker #florida #maimijoker #gta6 #floridajoker #miami #305 #727 #gta6trailer #thejoker #facetattoos #jokersmile #dc #fyp #joker ♬ original sound – Lawrence Sullivan

 

No entanto, até o momento, o pedido de diálogo não foi atendido pela Rockstar Games, o que gerou uma nova manifestação de Sullivan em um segundo vídeo. Dessa vez, o “Coringa de Miami” vai além e solicita uma compensação financeira substancial, fixando o valor entre 1 ou 2 milhões de dólares.

“Esse sou eu! GTA, precisamos conversar. Se não, vocês precisam me dar 1 ou 2 milhões de dólares. Então, e aí? Quero falar com o GTA, a Rockstar Entertainment, a Rockstar Games, a Rockstar Enterprises. O Coringa da Flórida não vai aceitar isso. Vocês usaram minha imagem. Vocês usaram minha vida”, declarou Sullivan no vídeo.

Até o momento, a Rockstar Games não se pronunciou publicamente sobre a demanda feita por Lawrence Sullivan. A comunidade de fãs, no entanto, especula sobre a possível inspiração da personagem em eventos reais, adicionando um toque de autenticidade ao jogo.

Enquanto a polêmica permanece sem resolução, os entusiastas da franquia GTA continuam ansiosos por mais detalhes sobre o aguardado lançamento, que está programado para as plataformas PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Comentários

Continue lendo








Em alta